Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Geografia FísicaLogística da Soja Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Nov 2018 02 10:04

Logística da Soja

Mensagem não lida por Liliana »

Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo, seus derivados e a soja, que por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, tem seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
FLEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).


No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto e o modal logístico mais adequado para levar a soja para os portos, seriam a

A isenção de impostos de transportes e o modal ferroviário;

B contratação de trabalhadores portuários e o modal fluvial;

C intensificação do policiamento das rodovias e o modal marítimo;

D construção de portos e o modal ferroviário;

E diversificação dos parceiros comerciais e o modal rodoviário.


Resposta

Gab D

Por que não poderia usar mais o modal fluvial para diminuir os custos???
O Brasil tem vários rios que seriam bons para a navegação e, em contrapartida, poucas linhas férreas...

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Nov 2018 02 14:21

Re: Logística da Soja

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Existe uma questão muito parecida com essa no enem de 2017, se é que não é a mesma.

A justificava é que o modal ferroviário garante o aumento da quantidade de mercadoria transportada em simultaneidade com a diminuição do tempo/custo em relação aos modais fluvial/rodoviário. Vale salientar, ainda, que o modal fluvial é dependente da existência de rios, e nem em todas as áreas produtoras há rios capazes de escoar a produção para os portos, o que torna incoerente a alternativa B.

"poucas linhas férreas..."

A ideia do item não é discutir isso. Mas sim saber qual é o mais adequado, e este é o modal ferroviário, pelos motivos já citados (custo, quantidade e velocidade)

Além disso, a alternativa apresenta também a contratação de trabalhadores portuários, sendo que essa não é uma das causas da existência de filas de navios, caminhões e trens, mas sim a limitação da infraestrutura existente. Mesmo que houvesse mais trabalhadores, eles seriam inúteis, pois "não há como eles serem utilizados", entende?

Acredito que seja isso

Editado pela última vez por MateusQqMD em 02 Nov 2018, 14:30, em um total de 4 vezes.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Geografia Física”