Geografia FísicaUFf questão clima e domínios morfoclimaticos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Thaisppp
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Sex 07 Jul, 2017 13:06
Última visita: 12-11-18
Jun 2018 07 22:36

UFf questão clima e domínios morfoclimaticos

Mensagem não lida por Thaisppp »

FMJ) É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Esse mosaico se desenvolve numa área de baixas pluviosidades. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.

(José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)

O domínio morfoclimático tratado pelo texto é o

a das pradarias.
B das caatingas.
c das araucárias.
d dos cerrados.
e dos mares de morros.
Minh dúvida é pq não poderia ser cerrado ? E ainda que seja Caatinga, pq a seca é agravada pelos forte ventos alísios, (na lá Nina não o ocorrer o fortalecimento dos Alísios e vai chover no Nordeste? Como isso funciona




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 07 23:36

Re: UFf questão clima e domínios morfoclimaticos

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, o conjunto chave da questão é ter dito "fortes ventos alísios". Não há a atuação deles no Cerrado, portanto, não se poderia colocar a alternativa D.

Não somente os ventos alísios atuam na seca do Nordeste, diversos fatores, segundo alguns estudiosos, influenciam-na, como o impedimento da chuva por causa do Planalto da Borborema, o El Niño e até mesmo as geleiras do Polo Norte. Não há como explicar sucintamente o efeito dos ventos alísios, portanto, deixarei aqui um link externo para que tu entendas alguns dos principais efeitos: https://super.abril.com.br/ideias/as-ca ... ordestina/



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”