Geografia FísicaDúvida geral

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
thiagosrvs
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Sex 16 Mar, 2018 18:32
Última visita: 27-07-18
Mai 2018 08 14:52

Dúvida geral

Mensagem não lida por thiagosrvs »

Como vocês estudam algumas áreas da geografia que não há lógica por trás e que geralmente é cobrada em vestibular?
Exemplificando, para ficar claro. Estou estudando relevos, planícies, depressão, planaltos, etc. Na apostila tem uma lista com o nome de uns 10 lugares, por exemplo, Planalto das Guianas, mais outros 10 planaltos, outras 10 planícies. Outras serras, etc. Não há uma lógica forte por trás, tem que decorar que tal lugar tem tal característica e tal nome e pronto. Agora multiplica isso nas outras áreas da geografia etc e vira um caos (sem contar em outras disciplinas). Minha área não é humanas, mas aprendo na marra, só que nessas partes me desmotiva. E pior, na hora de fazer exercício, foi cobrado isso, sei que só ocorre em vestibulares mais dificeis, mas gosto de terminar um módulo assimilando tudo que a apostila traz e geralmente só tenho pulado essas partes da matéria, já que mesmo que eu consiga reter aquilo naquele dia, logo depois não vou lembrar de mais nada (coisa de um dia ou dois, mesmo com resumos).




Avatar do usuário
kagenizio
1 - Trainee
Mensagens: 98
Registrado em: Qui 13 Jul, 2017 17:08
Última visita: 20-08-19
Mai 2018 08 16:11

Re: Dúvida geral

Mensagem não lida por kagenizio »

Olá Thiago!
Concordo contigo, é bem difícil assimilar e gravar esse tanto de nome que tem em Geografia sem nenhuma lógica, como a maioria dos livros e apostilas trazem para a gente. Eu também tenho muita dificuldade nessa matéria por conta disso.. Porém, uma dica de um professor do meu cursinho me ajudou MUITOO enquanto a isso, que é a de tentar relacionar tudo sobre as características de cada região. Por exemplo: se você estiver estudando geografia física de São Paulo, tente relacionar o tipo de relevo com o clima, a vegetação, os recursos minerais etc.. Tente relacionar TUDO que você puder, não estude isoladamente cada conteúdo, faça cartões, resumos, esquemas ou tabelas.. pois dessa maneira acredito que fica mais claro entender as características de cada região e como cada fator físico influencia um ao outro. Espero que dica venha te ajudar, bjs, abraços e bons estudos !!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”