Geografia Física(PUC-PR 2008) GPS Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
leomaxwell
3 - Destaque
Mensagens: 564
Registrado em: Ter 11 Jul, 2017 07:30
Última visita: 09-03-19
Fev 2018 05 22:13

(PUC-PR 2008) GPS

Mensagem não lida por leomaxwell »

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou, em 2007, os censos demográficos. Além de traçar um quadro da realidade do país, os Censos 2007 serviram para levantamento de dados fundamentais à formulação de políticas públicas e tomadas de decisões acerca de investimentos privados e governamentais à formulação de políticas públicas e tomadas de decisões acerca de investimentos privados e governamentais. A grande inovação tecnológica desse ano foi o uso, pelas equipes de campo, de cerca de 82 mil computadores de mão (PDAs). Esses equipamentos são dotados de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, em português).
Sobre o uso e o funcionamento do GPS, é possível afirmar que:

(a) Além do posicionamento por meio das curvas de nível, eles também podem revelar a altura, velocidade e tempo de deslocamento de objeto de um ponto a outro.
(b) ELes possibilitaram a exata localização dos recenseadores nas áreas de coleta, bem como a captação precisa das coordenadas geográficas de estabelecimento e domicílios.
(c) As coordenadas são compostas por paralelos e meridianos traçados sobre a superfície do planeta e as altitudes são representadas por meio de linhas denominadas curvas de nível.
(d) O sistema GPS, embora tenha sido criado com fins militares, é bastante utilizado por instituições públicas, sendo vedado o uso com fins comerciais e civis
(e) Atualmente, apenas setores ligados à geografia podem fazer uso do sistema GPS.

Pessoal, marquei letra (c), porque pra mim é o que fazia mais sentido considerando a pergunta do enunciado. Só que o gabarito diz letra (b), alguém saberia me explicar? Grato!

Obs: pode pular todo esse parágrafo do começo, não é muito útil



All you touch and all you see is all your life will ever be...

Avatar do usuário
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Fev 2018 05 22:29

Re: (PUC-PR 2008) GPS

Mensagem não lida por Liss15 »

Bom, analisando a questão.. Ele pergunta sobre o uso e funcionamento do GPS, a afirmativa que mais parece contemplar isso se aproxima da letra B. Eu não sei se está correto o jeito que analisei, mas foi a maneira que achei para resolver. Acho que esse tipo de questão parece não anular as demais alternativas, mas sim contemplar uma só afirmativa ao que é exatamente pedido no enunciado.
Caso eu esteja errada, perdoe meu equívoco :mrgreen:



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Fev 2018 05 22:31

Re: (PUC-PR 2008) GPS

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Liss15, você está corretíssima! Quando ele diz na b) coordenadas geográficas já disse a c) em um palavra (funcionamento) e na b) tem o complemento (uso).
:mrgreen:

Última edição: MatheusBorges (Seg 05 Fev, 2018 22:32). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (UFPE 2008) Cinemática - Gráficos do MRUV
    por alma3de5 » » em Física I
    1 Respostas
    1999 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (VUNESP - 2008) Equilíbrio Iônico
    por Vivianne » » em Físico-Química
    1 Respostas
    579 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem (FUVEST - 2008) Combinação
    por owen123 » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    636 Exibições
    Última msg por danjr5
  • Nova mensagem Fuvest 2008 -2 fase - Botânica
    por Mujicon » » em Reino Vegetal
    0 Respostas
    1253 Exibições
    Última msg por Mujicon
  • Nova mensagem uerj 2008 TRANSMISSÃO DE MOVIMENTO
    por 0991let » » em Física I
    1 Respostas
    822 Exibições
    Última msg por alison590

Voltar para “Geografia Física”