Geografia FísicaMovimentos da Terra Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dudaah
Junior
Mensagens: 18
Registrado em: Ter 14 Mar, 2017 21:54
Última visita: 31-01-22
Jan 2018 18 16:10

Movimentos da Terra

Mensagem não lida por dudaah »

A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação e translação da Terra. Esses movimentos são os responsáveis pela recepção do calor e, consequentemente, pela distribuição da vida em torno do globo.
Considerando a importância da insolação e observando a figura anterior, NÃO se pode dizer que
a) o item A da figura demonstra o equinócio de Primavera no hemisfério Norte ou o equinócio de Outono no hemisfério Sul.
b) o item B da figura demonstra o solstício de verão no hemisfério Norte ou o solstício de Inverno no hemisfério Sul, que ocorrem por volta de 21 de junho.
c) a inclinação do eixo de rotação da Terra, em relação à sua trajetória em torno do Sol, é um dos fatos que determinam a ocorrência das estações do ano.
d) quanto mais nos afastamos do equador, maior a inclinação com que os raios solares incidem na superfície terrestre e maior, portanto, a área aquecida pela mesma quantidade de energia, o que torna as temperaturas mais baixas.
e) no solstício de Verão, o dia é mais curto e a noite é mais longa; no solstício de Inverno, a noite é mais curta e o dia é mais longo.


Eu sei que a resposta é a letra "e" e concordo. Porém eu tenho uma dúvida na letra "d" pois eu achava que pra ela estar correta, no lugar da palavra que eu colori de vermelho teria que ser "menor".
Anexos
571710.jpg
571710.jpg (15.75 KiB) Exibido 2166 vezes




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jan 2018 18 17:39

Re: Movimentos da Terra

Mensagem não lida por Brunoranery »

Está certa a afirmação, Duda. Os raios incidem quase que perpendiculares no equador, e enquanto mais afastado, maior a latitude e maior a angulação entre os raios solares e a superfície, por isso áreas distantes do equador costumam ser frias (altas latitudes), pois o sol incide com uma alta inclinação, fazendo com que a taxa de absorção de energia térmica seja menor.

Última edição: Brunoranery (Qui 18 Jan, 2018 17:40). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Física”