Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Geografia Humana(UEL 2010) Indústria

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: 11 Jul 2020, 16:35
Última visita: 14-01-24
Mar 2021 06 18:29

(UEL 2010) Indústria

Mensagem não lida por eivitordias »

Texto IV
É impossível não partilhar a sensação de excitação, autoconfiança e orgulho que empolgava os que viveram a época quando a estrada de ferro ligou pela primeira vez o Passo de Calais ao Mediterrâneo e quando os trilhos percorreram o caminho do Oeste norte-americano, o subcontinente indiano na década de 1860 e o interior da América Latina na década de 1870. Como podemos negar a admiração por estas tropas de choque da industrialização que construíram tudo isso e que deixaram seus ossos ao longo de cada milha de trilhos?
(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 74.)

De acordo com o texto IV e os conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o trem tornou-se símbolo da era industrial no século XIX, pois

a) caracterizou, além do início do desenvolvimento da indústria de base, a redução do tempo, provocando uma sensação de encurtamento das distâncias devido à velocidade das locomotivas.
b) foi a invenção que causou maior impacto na sociedade ao propiciar a implantação de uma nova organização do trabalho fundada na produção em massa de bens de capital.
c) produziu uma nova sensação de liberdade ao propiciar o fomento da indústria de bens de consumo não duráveis, sendo assim promotor do desenvolvimento do capitalismo global.
d) produziu um sentimento geral de prosperidade devido à quantidade de capitais que mobilizava, propiciando o surgimento de grandes indústrias nos locais onde as ferrovias eram implantadas.
e) promoveu uma revolução nas artes aplicadas, especialmente na pintura, com o surgimento do Impressionismo, que se voltou para a representação da velocidade.
Resposta

A
DÚVIDA: Alguém saberia explicar os erros das alternativas "C" e "D"?

"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

iammaribrg
2 - Nerd
Mensagens: 230
Registrado em: 11 Mai 2020, 18:14
Última visita: 21-05-23
Mar 2021 06 19:00

Re: (UEL 2010) Indústria

Mensagem não lida por iammaribrg »


O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Levítico 6:13
Avatar do usuário

Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: 11 Jul 2020, 16:35
Última visita: 14-01-24
Mar 2021 06 19:12

Re: (UEL 2010) Indústria

Mensagem não lida por eivitordias »

Olá, iammaribrg.
Já conheço as resoluções da UEL, porém achei ela bastante confusa (nessa questão em específico), por isso recorri ao fórum :mrgreen:
Mas mesmo assim, obrigado pela contribuição (;

"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Geografia Humana”