Geografia HumanaGlobalização- Coca-Cola Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
olhaavista
Elite
Mensagens: 165
Registrado em: Seg 03 Ago, 2020 22:02
Última visita: 02-11-23
Nov 2020 30 15:40

Globalização- Coca-Cola

Mensagem não lida por olhaavista »

Analise esse trecho do texto “A piscina do tio Victor”, que integra o livro Os da minha rua, de Ondjaki:

“(...) No meu quarto escuro quis ver, no teto, uma água que brilhava escura e tinha bolinhas de gás que faziam cócegas no corpo todo. Nessa noite eu pensei que o tio Victor só podia ser uma pessoa tão alegre e cheia de magias porque ele vivia em Benguela, e lá eles tinham uma piscina de Coca-Cola com bué de chuinga e chocolate também”

O texto trata de uma piscina imaginária de Coca-Cola que existiria na casa do tio do protagonista. A história se passa em Angola, no começo dos anos 1980. Sobre a presença da Coca-Cola nos diversos países do mundo, é correto afirmar que:

a)A globalização foi responsável pela busca mundial por produtos que simbolizassem o desenvolvimento característico dos países ricos, caso da Coca-Cola e de outros itens de consumo norte-americanos.

b)A Coca-Cola é um caso específico de produto que obteve aceitação mundial, garantindo a possibilidade de ser comercializado em todos os continentes e de se tornar uma das marcas mais conhecidas globalmente.

c)As empresas transnacionais consolidaram sua presença em diversos países do mundo, após a segunda metade do século XX. Um caso emblemático é o da Coca-Cola, que comercializa seus produtos em todos os continentes e em quase todos os países.

d)As intervenções militares norte-americanas em escala mundial, ocorridas principalmente após a Segunda Guerra Mundial e a vigência da guerra fria, foram um dos fatores determinantes da expansão comercial de produtos “made in USA”, como a Coca-Cola.

e)A Coca-Cola expandiu-se especialmente entre os países subdesenvolvidos, como Angola, por carregar em sua marca a simbologia do “american way of life”, referência ao padrão de vida e ao bem-estar social almejados nestes países.
Sem gab
Fico em duvida se é a Letra A ou C

Última edição: olhaavista (Seg 30 Nov, 2020 15:41). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
vcsfroner
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Seg 07 Jun, 2021 15:03
Última visita: 21-06-21
Jun 2021 07 16:26

Re: Globalização- Coca-Cola

Mensagem não lida por vcsfroner »

Olá olhaavista acredito que a resposta correta seja a "C"

Vamos la:

a) A globalização foi responsável pela busca mundial por produtos que simbolizassem o desenvolvimento característico dos países ricos, caso da Coca-Cola e de outros itens de consumo norte-americanos.

OBS: A globalização é um processo de integração social, econômica, cultural e política, e tem como característica pela melhoria dos meios de comunicação entre as nações e seus meios de transportes, em consequência a expansão de fabricas e comércio.

O que invalida a alternativa é a afirmação de que esses produtos simbolizassem o desenvolvimento de países ricos, uma vez que esses países tiveram sua abertura comercial para tais produtos muitas vezes pela instalação de fabricas em busca de mão de obra baratas. Outra coisa que invalidaria é a citação do chocolate, e a afirmação que são itens de consumos norte-americanos. O maior comerciante de chocolate do mundo é europeu (Suiça).

c) As empresas transnacionais consolidaram sua presença em diversos países do mundo, após a segunda metade do século XX. Um caso emblemático é o da Coca-Cola, que comercializa seus produtos em todos os continentes e em quase todos os países.

Neste sentido a alternativa "C" não tem incoerências, uma vez que a expansão comercial foi global, tanto das americas, europa e outros continentes. Assim como citado do texto a Coca-Cola (America) e o Chocolate (Europeu)

Última edição: vcsfroner (Seg 07 Jun, 2021 16:27). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Duvida cola superbonder
    por cloudff7 » » em Química Geral
    0 Respostas
    292 Exibições
    Última msg por cloudff7
  • Nova mensagem Globalização
    por olhaavista » » em Geografia Humana
    1 Respostas
    1880 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Globalização
    por RypKai » » em Geografia Humana
    0 Respostas
    176 Exibições
    Última msg por RypKai

Voltar para “Geografia Humana”