Página 1 de 1

(ENEM) - Geopolítica

Enviado: Sex 07 Ago, 2020 13:01
por onilecra
Estados Unidos e Rússia (representando a ex-União Soviética) possuem um obscuro passado ligado a eventos de conspiração, boicote e conflitos latentes um contra o outro. O período em que se deram esses embates é chamado de Guerra Fria e durou de 1945 até 1991. Um dos momentos mais tensos dessa disputa ocorreu quando, sob a liderança do líder soviético Nikita Kruschev, em 1962, no intuito de demonstrar a força bélica do bloco socialista, mísseis foram instalados na Ilha de Cuba e direcionados para os Estados Unidos. Por pouco, o mundo não mergulhou em uma terceira guerra.

O conflito entre Estados Unidos e União Soviética citado no texto marcou profundamente a conjuntura geopolítica internacional, pois

A) privilegiou a discussão sociopolítica devido à inexistência de confrontos militares.
B) carregou consigo um viés de ódio pautado principalmente nos casos de xenofobia.
C) consistiu no embate declarado entre as potências e assegurou a destruição mútua.
D) representou diversas ideologias baseadas na economia intervencionista do Estado.
E) esteve no limiar de uma disputa territorial por vias diretas de ataque e defesa militar.
Resposta

E) esteve no limiar de uma disputa territorial por vias diretas de ataque e defesa militar.

Re: (ENEM) - Geopolítica

Enviado: Sex 07 Ago, 2020 13:13
por oilut
onilecra, :D:D

(Confira esse canal de MAT no YT: https://www.youtube.com/channel/UCx4BcY ... eqlqW24n4w).

A alternativa E está correta, pois diz respeito à Crise dos Mísseis, como ficou conhecido o episódio da Guerra Fria descrito na questão. Ela é considerada, talvez, o momento em que Estados Unidos e União Soviética estiveram mais próximos de envolver a si mesmos e ao resto do mundo em um conflito nuclear. Diante disso, Kruschev retirou os mísseis de Cuba, e Kennedy se comprometeu a fazer o mesmo com os mísseis colocados na Turquia. A alternativa A está incorreta, pois os confrontos militares entre as duas potências da Guerra Fria eram indiretos e não declarados. A alternativa B está incorreta porque o ódio entre os dois lados da Guerra Fria tinha fundamento ideológico e político. A alternativa C está incorreta porque a possibilidade de uma guerra nuclear refreava, de certa forma, as duas potências, que assinaram acordos quanto ao uso de armas nucleares. A alternativa D está incorreta, pois o capitalismo e o socialismo foram as ideologias que se enfrentaram na Guerra Fria e têm diferentes graus de intervenção do Estado.


Fonte: Editora Bernoulli e Poliedro.