Geografia HumanaAmazônia Legal

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
brunamarc
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Qua 15 Jul, 2020 09:58
Última visita: 18-02-21
Jul 2020 21 17:50

Amazônia Legal

Mensagem não lida por brunamarc »

Amazônia legal é composta por oito estados (Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins) e parte do estado do Maranhão, os quais totalizam cerca de vinte milhões de habitantes com um perfil progressivamente urbano (60% da população da Amazônia legal), caracterizado por um crescimento vegetativo de sua população e no qual as migrações são intra-regionais, flutuando de zonas rurais para as urbanas e rural-rural, sendo este último uma resposta à conversão de novas áreas para pastagem e grãos, como, por exemplo, Rondônia-Roraima e Rondônia-Amazonas.

FERREIRA, M et SALATI. Forças de transformação do ecossistema amazônico. ESTUDOS AVANÇADOS 19 (54), 2005, p. 27. Adaptado.

De acordo com o texto, a referida área representa:

a)território dinâmico sob o aspecto social e econômico.

b)ambiente para exploração irrestrita dos recursos naturais.

c)região com elevada suscetibilidade aos eventos extremos.

d)conjunto de estados que optaram pelo desenvolvimento sustentável.

e)espaço de fragmentação e isolamento territorial quanto às demandas mercado nacional.

Gente, o gabarito é
Resposta

A
... Alguém pode me explicar o motivo de não poder ser D? Obrigada!! :)




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2020 30 11:25

Re: Amazônia Legal

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá
a) Certa
b) Existem leis que restringem a exploração. Vou citar um exemplo exagerado: tenho uma indústria que tem como um resíduo da produção bastante mercúrio. Não posso chegar na Amazônia Legal e simplesmente despejar esse mercúrio num rio. Existem leis também.
c) Não é uma região de elevada suscetibilidade. Observe que raramente temos algum desastre natural por lá. Região de alta suscetibilidade é ao redor do círculo de fogo do pacífico: todo ano, praticamente, tem algum vulcão, furacão, terremoto...
d) Não podemos dizer que esses estados optaram por desenvolvimento sustentável. Não existe um local do país (tão grande como estados) que tem a possibilidade de optar por desenvolvimento sustentável: como em todo outro lugar, existirão pessoas que não estão nem aí para o meio ambiente e geralmente elas estão também na política, o que impede a adoção total de políticas com foco no desenvolvimento sustentável.
e) Existem localizações que estão totalmente ligadas nas demandas do mercado nacional. A maior parte dos recursos naturais são extraídos do Norte/Nordeste. Muitas jazidas de muitos minérios estão por lá. Uma prova que cobra bastante isso é o EsPCEx.




Responder

Voltar para “Geografia Humana”