Geografia HumanaQuebec e separação do Canada

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
anacarla25
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Qui 16 Jul, 2020 15:14
Última visita: 24-11-20
Jul 2020 21 11:57

Quebec e separação do Canada

Mensagem não lida por anacarla25 »

O Quebec é uma província canadense, que há décadas ensaia sua separação do Canadá. Esse movimento separatista envolve as seguintes questões, exceto a questão:
a) Cultural.
b) Econômica.
c) Étnica.
d) Linguística.
e) Religiosa.




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2020 30 11:37

Re: Quebec e separação do Canada

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Canadá:
Cultura:
A cultura canadense tem sido historicamente influenciada por culturas e tradições de britânicos, franceses e indígenas. Existem diferentes culturas, línguas, arte e música aborígines por todo o Canadá. Muitas palavras, invenções e jogos norte-americanos indígenas tornaram-se parte da linguagem cotidiana do Canadá.
Economia:
O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita, e é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G8. É uma das dez maiores nações comerciais do mundo. O Canadá é uma economia mista, sendo classificado acima dos Estados Unidos no índice da Heritage Foundation de liberdade econômica e mais acima da maioria das nações da Europa ocidental. Os maiores importadores estrangeiros de produtos canadenses são os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão.
Etnia:
De acordo com o censo de 2016, a maior origem étnica autodeclarada do país é a canadense (representando 32% da população), seguida de ingleses (18,3%), escoceses (13,9%), franceses (13,6%), irlandeses (13,4%), alemães (9,6%), chineses (5,1%), italianos (4,6%), aborígenes (4,4%), indianos (4,0%) e ucranianos (3,9%).
Língua:
As duas línguas oficiais do Canadá são o inglês e o francês. O bilinguismo oficial é definido na Carta Canadense dos Direitos e das Liberdades, o Official Languages Act e o Official Language Regulations; é aplicado pelo Comissário de Línguas Oficiais. O inglês e francês têm o mesmo estatuto em tribunais federais, no Parlamento, e em todas as instituições federais. Os cidadãos têm o direito, sempre que houver demanda suficiente, de receber serviços do governo federal em inglês ou francês, e as minorias que utilizam um dos idiomas oficiais têm garantidas suas próprias escolas em todas as províncias e territórios do país.
Religião:
O apoio ao pluralismo religioso é uma parte importante da cultura política do Canadá. Segundo o censo de 2011, 67,3% dos canadenses identificam-se como cristãos; destes, os católicos formam o maior grupo (38,7% dos canadenses). A maior denominação protestante é a Igreja Unida do Canadá (9,5% dos canadenses), seguida pelos anglicanos (6,8%), os batistas (2,4%), luteranos (2%) e outros cristãos (4,4%). 23,9% dos canadenses declaram-se sem religião e os restantes 8,2% são filiados com religiões não cristãs, sendo a maior delas o islamismo (3,2%), seguido pelo hinduísmo (1,5%).
Quebec:
Cultura:
Os quebequenses, um povo que também vive em minoria no resto do Canadá e no norte dos Estados Unidos, consideram o Quebec sua terra natal. Os quebequenses são a maior população francófona das Américas. Os laços históricos e culturais com a França fazem com que muitos considerem o Quebec diferente do restante do Canadá.
Economia:
A economia do Quebec representa 20,36% do PIB total do Canadá. Como a maioria dos países industrializados, a economia do Quebec é baseada principalmente no setor de serviços. A economia quebequense tem sido tradicionalmente abastecida por recursos naturais abundantes, uma infraestrutura bem desenvolvida e produtividade média. O PIB provincial em 2010 foi de C$ 319.348 bilhões, o que faz do Quebec a segunda maior economia do Canadá.
]
Etnia:
A maior parte da atual população do Quebec é descendente de apenas 8.500 pessoas. A população do Quebec é majoritariamente de ancestralidade francesa. Apenas 15.000 franceses imigraram para o Canadá no século XVII, e dois terços deles permaneceram na colônia por um curto período e retornaram para a França ou morreram no Canadá sem se casar. Assim, os mais de 6 milhões de canadenses de ascendência francesa da província são todos descendentes de aproximadamente 8.500 colonos franceses que chegaram à Nova França, entre 1608 e 1759. Quase nenhum colono francês chegou ao Canadá após a conquista britânica de 1759.
Língua:
A língua oficial do Quebec é o francês. Quebec é a única província canadense cuja população é majoritariamente francófona, cerca de 6.102.210 pessoas (78,1% da população) registraram como sendo sua única língua nativa no censo de 2011, e 6.249.085 (80,0%) registraram que era a língua que eles mais falavam frequentemente em casa. O conhecimento do francês é difundido mesmo entre aqueles que não falam nativamente. Em 2011, cerca de 94,4% da população total relatou ser capaz de falar francês, sozinho ou em combinação com outras línguas, enquanto 47,3% relataram ser capaz de falar o inglês
Religião:
Quebec é única entre as províncias canadenses cuja população é majoritariamente católica romana, embora recentemente com baixa frequência à igreja. Este é um legado dos tempos coloniais, quando apenas os católicos romanos foram autorizados a se estabelecer na Nova França. O censo de 2001 mostrou que a população era 90,3% cristã (em contraste com 77% para todo o país), com 83,4% de católicos (incluindo 83,2% de católicos romanos); 4,7% de cristãos protestantes (incluindo 1,2% de anglicanos, 0,7% da igreja unida; e 0,5% de batistas); 1,4% de cristãos ortodoxos (incluindo 0,7% ortodoxos gregos); e 0,8% outros cristãos; bem como 1,5% muçulmanos; 1,3% judeus; 0,6% budistas; 0,3% hindus; e 0,1% sikh. Um adicional de 5,8% da população disse que não tinha afiliação religiosa (incluindo 5,6% que afirmaram não ter religião alguma).
Eu marcaria que o aspecto que não influencia na separação é o econômico. Observe que há uma região do Canadá mais rica do que o Quebec. Acredito que eles não teriam moral para falar "estamos carregando o Canadá, vamos dar o fora que nos damos melhor".
Uma outra região muito rica do Canadá é Ontário, onde a capital é Toronto.
Por curiosidade: o lema de Ontário é em latim, enquanto o de Quebec é em francês... :idea:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (Canadá) Polinômios
    por Deleted User 23699 » » em Olimpíadas
    3 Respostas
    929 Exibições
    Última msg por NigrumCibum
  • Nova mensagem (Canadá) Recorrência
    por Deleted User 23699 » » em Olimpíadas
    0 Respostas
    563 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (Canadá) Trigonometria
    por Deleted User 23699 » » em Olimpíadas
    1 Respostas
    632 Exibições
    Última msg por NigrumCibum
  • Nova mensagem (Canadá) Trigonometria
    por Deleted User 23699 » » em Olimpíadas
    1 Respostas
    669 Exibições
    Última msg por Ittalo25
  • Nova mensagem (Canadá) Equação
    por AngelitaB » » em IME / ITA
    1 Respostas
    699 Exibições
    Última msg por Fibonacci13

Voltar para “Geografia Humana”