Página 1 de 1

Movimentos Migratórios

Enviado: Qui 02 Jul, 2020 14:31
por Shan
Sobre a "população" a alternativa verdadeira é :
a)A população relativa é o número total de habitantes de um local
b)Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta
c)As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional.Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial
d)Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local
e)As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional

Eu gostaria que me explicassem o porquê da letra B está errada...
Resposta

E

Re: Movimentos Migratórios

Enviado: Qui 02 Jul, 2020 14:40
por danielbabico
Shan,boa tarde!

Sinceramente vejo a B e a E como sinônimas,visto que dizer que áreas que contêm uma alta população absoluta são áreas com grande concentração populacional,é o mesmo que dizer que são áreas populosas.

Na minha opinião,ambas estariam corretas.

Re: Movimentos Migratórios

Enviado: Qui 02 Jul, 2020 15:05
por Holanda1427
Olá, vamos lá

O gabarito está incorreto. A alternativa correta é de fato a alternativa B, pesquisas a questão na internet e verás :)

a) Falso. População relativa diz respeito à quantidade de habitantes em uma determinada área, ou seja, densidade demográfica, a razão da quantidade de habitantes pela área do território.
b) Verdade. Uma região é populosa quando possui uma grande população absoluta, que é a população total de um território, como exemplos temos o Japão, EUA e Países Baixos. Lembrando que ser um território populoso não necessariamente torna tal território em uma região povoada, o conceito de povoado se refere a distribuição de habitantes na área do território, ou seja, tem relação com a densidade demográfica. Um exemplo é Brasil, Rússia e China, que possuem uma grande população absoluta, logo são locais populosos, mas não são povoados, possuindo em seu território vazios demográficos significativos.
c) Falso. Podemos entender melhor o conceito de anecumênica observando o processo de formação da palavra. Anecumênica advém da palavra ecumênica que diz respeito a algo cheio, universal, (fazendo claro uma análise mais geográfica) e o prefixo -an que assim como o prefixo -a provém do grego, que denota negação, ou seja, o contrário de cheio, de universal. Logo áreas anecumênicas são áreas desprovidas de povoamento, de universalidade, como o Deserto de Gobi, na China, ou o Atacama no Chile.
d) Falso. Densidade demográfica diz respeito a distribuição da população absoluta em determinada área de um território; é sinônimo de população relativa.
e) Falso. Áreas com grande população absoluta diz respeito a áreas populosas e não com grande concentração populacional - algo sinônimo de povoado ou em sentido mais abrangente: áreas ecúmenas. Áreas ecúmenas são aquelas atrativas para o assentamento humano, podem ser povoadas ou não, podem ser somente populosas. O conceito de concentração populacional se relaciona com densidade demográfica, ou seja, um grande contingente populacional quando comparado com a área territorial, algo muito concentrado, como por exemplo a cidade de São Paulo, Pequim, ou até a Praça São Pedro no Vaticano quando agrupa centenas de pessoas.

Espero ter te ajudado, fique em paz :D

Re: Movimentos Migratórios

Enviado: Seg 06 Jul, 2020 19:05
por Shan
Obrigado à todos , pela ajuda!