Geografia HumanaBrexit

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
haydenchars
Avançado
Mensagens: 121
Registrado em: Sex 26 Abr, 2019 20:47
Última visita: 04-08-22
Jun 2020 18 20:18

Brexit

Mensagem não lida por haydenchars »

Em decisão de grande repercussão mundial, o Reino Unido opta pela saída da União Europeia. Sobre esse fato, é correto afirmar:

a)
A saída do Reino Unido da União Europeia foi uma resposta direta e imediata ao ingresso de países do Leste Europeu no último ano.

b)
A Escócia foi submetida, recentemente, a dois plebiscitos: em 2014, optou por permanecer no Reino Unido e, em 2016, por retirar-se da União Europeia.

c)
O Reino Unido é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

d)
A partir da Comunidade Econômica Europeia, a União Europeia foi significativamente ampliada, completando 28 países no final do século XX.

e)
A consequência imediata da saída do Reino Unido da União Europeia é o abandono do espaço de livre circulação e da utilização do Euro como moeda.

a resposta é c, mas eu gostaria de saber porque as outras alternativas estão erradas, por favor




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2020 07 15:59

Re: Brexit

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá
a) A saída do Reino Unido foi um ato de conservadorismo: medo do imigrante, atos terroristas, medo da desvalorização do bloco do euro com a economia dos PIIGS...
b) Sobre a independência da Escócia:
Em 15 de outubro de 2012, os primeiros-ministros do Reino Unido e da Escócia, David Cameron e Alex Salmond, assinaram um acordo que permitiu a realização em 18 de setembro de 2014, de um referendo a respeito da independência da Escócia. Para votar era necessário ter pelo menos 16 anos de idade e registrar-se.
A posição dos escoceses sobre o referendo sobre a independência da Escócia em 2014 apresentou bruscas mudanças desde a proposta de independência ser oficialmente apresentada em dezembro de 2013: um balanço entre cinco pesquisas feitas entre aquele mês e janeiro de 2014 mostrou 39% a favor contra 61%, com os indecisos excluídos. Wikipédia da Escócia.
Sobre a saída da União Europeia:
Embora a permanência no Reino Unido tenha saído vitoriosa no referendo escocês de 2014, o referendo para o Brexit, a saída da União Europeia, realizado em 2016, mudou esse cenário.
Na Escócia, 62% dos cidadãos foram contra deixar o bloco europeu, enquanto 52% dos eleitores britânicos votaram a favor do Brexit.
O Partido Nacional Escocês considerou isso como "uma mudança material de circunstâncias" que justificaria uma segunda consulta sobre a independência, uma vez que a Escócia seria forçada a deixar o bloco "contra sua vontade".
Desde 2016, o partido obteve bons resultados nas campanhas eleitorais sob o lema de "colocar o futuro da Escócia nas mãos escocesas".
Notícia recente da BBC. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50905626
c) Correta
d) Lá no final do século XX não tinhamos 28 países. Hoje temos algo perto disso. Não tenho certeza quantos tinham, não pesquisei a ponto de achar. Mas, em 2004 entraram mais 10 países. Na época não tinhamos.
e) Abandono do euro como moeda? Pelo contrário. Uma das consequências foi que a libra esterlina (moeda do Reino Unido) perdeu valor frente ao euro. A Inglaterra é importante mas não é capaz de subjugar a EUROPA toda.




Responder

Voltar para “Geografia Humana”