Geografia HumanaAlterações na natureza

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Set 2019 28 03:24

Alterações na natureza

Mensagem não lida por zwe »

No ano passado, estados da Região Centro-Sul foram castigados por intensos temporais, que provocaram caos em cidades dessa área. Congestionamentos, alagamentos, queda na distribuição de energia, queda de árvores e desabamentos, que deixaram uma grande quantidade de famílias sem teto, foram registrados. Em 2010, o Nordeste, acostumado a secas prolongadas, foi surpreendido por um volume de chuvas além do esperado, que resultou, também, em alagamentos e consequente destruição.


Os fatores responsáveis por esse quadro estão relacionados

a.
à ação antrópica, unicamente, tanto no Nordeste quanto no Centro-Sul.

b.
à atuação do fenômeno El Niño, que elevou a temperatura do Oceano Índico.

c.
às mudanças climáticas registradas apenas no Hemisfério Sul e ao aumento do índice pluviométrico em todas as regiões do país, devido ao desmatamento.

d.
aos fatores de ordem natural, ao rompimento de barragens e à ocupação desordenada do solo.

e.
ao tipo de solo arenoso existente nas regiões Nordeste e Centro-Sul, que não absorve facilmente a água das chuvas.


Ao meu ver a letra c estaria incorreta ao abordar o rompimento de barragens,porém o gabarito é letra c.Alguém poderia me explicar?

Resposta

C




brunergui
1 - Trainee
Mensagens: 52
Registrado em: Qua 25 Set, 2019 11:11
Última visita: 07-10-19
Out 2019 01 14:04

Re: Alterações na natureza

Mensagem não lida por brunergui »

A resposta não é letra C, zwe.




Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 01 14:41

Re: Alterações na natureza

Mensagem não lida por zwe »

brunergui,eu escrevi errado....Não era para eu ter colocado letra C e sim letra D....Cometi esse erro
Permaneço com a dúvida em relação as barragens citadas no item.
Última edição: zwe (Ter 01 Out, 2019 14:43). Total de 1 vez.



brunergui
1 - Trainee
Mensagens: 52
Registrado em: Qua 25 Set, 2019 11:11
Última visita: 07-10-19
Out 2019 01 14:50

Re: Alterações na natureza

Mensagem não lida por brunergui »

É difícil porque você fez uma questão de uma prova regionalista e de 2010... Nesse ano as chuvas foram "responsáveis" por romper a barragem Cafundó no Rio Grande do Sul, o que causou alagamento de várias cidades lá. É uma questão duvidosa, mas você não precisaria saber disso e nem ter certeza sobre "rompimento de barragens" porque todas as outras alternativas se mostram bem mais erradas.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”