Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Geografia HumanaUFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Nov 2018 27 17:03

UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por Liliana »

Desenvolvimento Humano e IDH

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas, para que tenham capacidades e oportunidades e sejam aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, o ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.



Com base no texto, é correto afirmar que

A) o IDH não revela as desigualdades de renda, indicador que destaca o Brasil como um dos mais desiguais do mundo.

B) o IDH se pauta em uma medida sintética de renda, educação e saúde e classifica os países nas seguintes categorias: desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

C) na construção do IDH os dados de violência são fundamentais para se compreender as diferenças entre os países, principalmente aqueles envolvidos em conflitos.

D) o IDH revela que o Brasil possui alto desenvolvimento humano, tal como outros países da América do Sul como Equador, Uruguai e Venezuela.

E) o IDH foi criado para contrapor a ideia de desenvolvimento calculada apenas pelo PIB per capita e não considera os fatores econômicos.
Resposta

D
Gente, preciso muito da ajuda de quem entende bem de Geografia. Essa questão caiu na prova de domingo agora, 25/11, no vestibular da UFGD. O gabarito preliminar traz a letra D como correta, e tem até amanhã para entrar com recurso para mudar o gabarito ou anular a questão.
Vi bastante gente reclamando dessa questão também, principalmente por considerar a Venezuela com um IDH alto. Também foi uma das primeiras que eu eliminei.
Vi também que muita gente colocou a letra B. Eu não considerei ela correta porque não tinha certeza absoluta sobre o que ela diz, mas a A sim, afinal, o "problema" do IDH não é justamente o de mascarar a desigualdade social? Por exemplo, o Brasil até possui um IDH bom, mas esse dado mascara o fato do nosso país ser um dos mais desiguais em distribuição de renda do mundo.
A parte do texto que eu achei que explicaria a letra A foi essa daqui, no finalzinho: "apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.".
Por favor, se puderem me ajudar, queria saber se alguém mais concorda comigo, caso a A realmente esteja certa (o que eu acho que está).

Avatar do usuário

csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Nov 2018 28 11:52

Re: UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por csmarcelo »

Bem, rigorosamente falando, ao meu ver, o texto não respalda nenhuma das alternativas.

Editado pela última vez por csmarcelo em 28 Nov 2018, 11:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

erihh3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 562
Registrado em: 16 Set 2018, 12:59
Última visita: 06-05-24
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 354 vezes
Nov 2018 28 14:54

Re: UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por erihh3 »

Na minha opinião, nenhuma das alternativas podem ser inferidas com base no texto.
No entanto, a "B" esta certa. A letra "A" eu estou em dúvida se o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo.
Mas nenhuma das alternativas podem ser afirmadas a partir do texto.
Ciclo Básico - IME

Pãodamontanha
sênior
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Mar 2016, 19:51
Última visita: 30-06-20
Agradeceram: 3 vezes
Contato:
Dez 2018 13 20:24

Re: UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por Pãodamontanha »

Te respondi no PIR2,sim,o país é sim um dos mais desiguais do mundo. Entre 100 países do índice Gini,que calcula desigualdade, estamos entre os 10 últimos.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Geografia Humana”