Geografia HumanaConceitos da Geografia - Mackenzie 2001 Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:21471)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2018 06 10:46

Conceitos da Geografia - Mackenzie 2001

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:21471) »

Mackenzie 2001 - O que significa estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo? A Geografia se propõe a algo mais que descrever paisagens, pois a simples descrição não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente. As paisagens que vemos são apenas manifestações aparentes de relações estabelecidas (...) (Pereira, Santos e Carvalho - "Geografia - Ciência do Espaço") Sobre o conceito geográfico de paisagem é INCORRETO afirmar que:
a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.
b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.
c) o estudo da Geografia deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.
d) a Geografia tem na paisagem a mera aparência: a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.
e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.
Resposta

Alternativa E.

Alguém poderia me dizer porque a alternativa C está correta? A paisagem não é individual de cada um pois cada indivíduo presta atenção em coisas diferentes através dos sentidos e retém informações diferentes, praticamente impossíveis de serem analisadas?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2018 06 11:03

Re: Conceitos da Geografia - Mackenzie 2001

Mensagem não lida por MateusQqMD »

O estudo da geografia busca compreender o espaço geográfico, que é formado a partir da associação entre sociedade e paisagem, a partir das relações sociais e dos vestígios deixados por grupos humanos na paisagem no decorrer da história, o que é afirmado no item C.

O erro da alternativa E está em afirmar que diferentes paisagens nunca fazem parte de um mesmo espaço.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”