Página 1 de 1

Meio ambiente e guerras

Enviado: Ter 05 Jun, 2018 16:58
por Liliana
A Declaração Universal do Direito ao Meio Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável consagra respectivamente nos seus Princípios 24 e 25 que "A guerra é, por definição, contrária ao desenvolvimento sustentável. Os Estados devem, por conseguinte, respeitar o Direito Internacional aplicável à proteção do meio ambiente em tempos de conflito armado, e cooperar para seu desenvolvimento, quando necessário" e que "A paz, o desenvolvimento e a proteção ambiental são interdependentes e indivisíveis".

A experiência humana levou à adoção de medidas visando minimizar o impacto das guerras no ambiente, como a

a) escolhe de táticas de guerra rápidas e intensas, com bombas químicas, reduzindo o efeito provocado por conflitos de longa duração.

b) proibição da utilização de estratégias bacteriológicas que possam afetar pessoas e contaminar o ecossistema.

c) utilização de práticas sustentáveis, objetivando a diminuir os efeitos do conflito bélico no espaço geográfico.

d) exclusão de práticas de guerra de longo prazo, pois é a duração do conflito que afeta negativamente o meio ambiente.

e) garantia da liberdade, de cada envolvido no conflito, de escolher suas táticas, desde que não ocorra interferência no meio ambiente.
Resposta

O gabarito oficial traz a letra c) como correta, mas desde quando as guerras têm o cuidado de serem sustentáveis?? Achei essa alternativa bem "fora da casinha".
Também achei a letra b) muito mais coerente, já que, não é internacionalmente proibida a utilização de armas químicas e biológicas??

Re: Meio ambiente e guerras

Enviado: Ter 05 Jun, 2018 22:40
por Brunoranery
Olá Liliana,
É só interpretar. A questão diz que a experiência humana levou à adoção das medidas. O "como a" não se refere ao impacto das guerras, mas à adoção de medidas, já que é o referente mais próximo com o gênero feminino. Se tivesse "como o" aí sim seriam os impactos negativos da guerra.