Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Geografia Humana(ENEM PPL 2016) Interpretação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 30 10:06

(ENEM PPL 2016) Interpretação

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Uma fábrica na qual os operários fossem, efetiva e integralmente, simples peças de máquinas executando cegamente as ordens da direção pararia em quinze minutos. O capitalismo só pode funcionar com a contribuição constante da atividade propriamente humana de seus subjugados que, ao mesmo tempo, tenta reduzir e desumanizar o mais possível.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.



O texto destaca, além da dinâmica material do capitalismo, a importância da dimensão simbólica da sociedade, que consiste em

a)
elaborar significações e valores no mundo para dotá-lo de um sentido que transcende a concretude da vida.
b)
estabelecer relações lúdicas entre a vida e a realidade sem a pretensão de transformar o mundo dos homens.
c)
atuar sobre a vivência real e modificá-la para estabelecer relações interpessoais baseadas no interesse mútuo.
d)
criar discursos destinados a exercer o convencimento sobre audiências, independentemente das posições defendidas.
e)
defender a caridade como realização pessoal, por meio de práticas assistenciais, na defesa dos menos favorecidos.
Resposta

Letra A. Alguém pode citar tbm pq a 'C' tá errada?

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Abr 2018 30 11:17

Re: (ENEM PPL 2016) Interpretação

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, embora, à primeira vista, aparente que haja um relacionamento mútuo entre patrão e empregado, burguês e proletariado, capitalista e trabalhadores, na verdade, não há, muito menos o interesse mútuo. Segundo a Marx e a teoria acerca do Exército Industrial de Reserva (ou somente Exército de Reserva), o trabalhador se sujeita a privações e abusos devido ao enorme contingente de desempregados que estão dispostos a ocupar tal posição de submissão. Além desse fato teórico, a interpretação do texto é conotativa, não está expressando o sentido literal de ser "peças de máquinas", portanto, interpretar o simbolismo da sociedade e correlacioná-la com o texto no sentido de ser uma "vivência real" não faria sentido de acordo com os argumentos supracitados. Portanto, com base no sentido conotativo expresso no texto, conclui-se que a importância da dimensão simbólica da sociedade é expressa em um sentido transcendental da concretude da vida xD.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Geografia Humana”