Geografia HumanaIndustrialização Brasileira Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2018 13 16:57

Industrialização Brasileira

Mensagem não lida por Liliana »

O processo de industrialização brasileira encontrou, no Centro Sul do país, principalmente em São Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento: mão de obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade, sistema de transportes e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a concentração da produção industrial brasileira ocorre, desde os seus primórdios, em São Paulo.

b) a elevada concentração industrial em São Paulo gerou uma deseconomia de escala, responsável pela desconcentração espacial das indústrias, a partir de 1970.

c) o processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando assim a produção industrial por regiões.

d) o crescimento industrial nas diversas regiões do país passa, a partir dos anos 70, a ser promovido pelos governos estaduais e federal, através de incentivos.

e) as atividades industriais concentram-se, atualmente, em São Paulo, tendo as outras regiões do país como mercados consumidores, de acordo com a lógica da acumulação capitalista.
Resposta

A resposta é a letra c).
Gostaria de saber o motivo de não ser a e), já que, atualmente, há um processo de desconcentração industrial sobretudo no estado de São Paulo, o que me levou a acreditar que a c) está correta.
Eu sei que, embora há essa desconcentração industrial, São Paulo ainda abriga a maior parte das indústrias, mas achei errado considerar que as outras regiões são apenas mercados consumidores, sendo que também há industrialização em todo território nacional, em maior ou menor escala




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 23 02:14

Re: Industrialização Brasileira

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, embora aparente ser bem extremo considerar que as outras regiões são apenas mercados consumidores, excetuando as regiões de São Paulo e a Zona Franca de Manaus, não há outro grande polo industrial de destaque no Brasil. Houve, realmente, uma desconcentração industrial, mas nada radical como "equilibrar" ou "nivelar". As indústrias das outras regiões senão do Centro-Sul não se equiparam quanto a concentração industria.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2018 24 15:19

Re: Industrialização Brasileira

Mensagem não lida por Liliana »

Sypru, obrigada!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”