Geografia HumanaUPF 2015 - Migrações

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Abr 2018 10 12:29

UPF 2015 - Migrações

Mensagem não lida por Liss15 »

O deslocamento de pessoas entre países ou dentro de um mesmo país é um fenômeno antigo, que envolve diferentes classes sociais e é determinado por motivos diversos.

Analise as afirmações que seguem sobre deslocamentos populacionais e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Áreas de expansão recente de fronteiras agropecuárias, como centro-oeste e norte do Brasil, são, também, áreas de atração populacional.

( ) Mais da metade da população brasileira (IBGE/2010) reside em agrupamentos de municípios cuja integração populacional decorre de movimentos pendulares relacionados a trabalho ou estudo.

( ) O Brasil foi um típico país de emigração no século XIX, quando recebeu levas de povos europeus que ocuparam extensas áreas do sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dedicando-se à agricultura em pequenas propriedades.

( ) França e Alemanha são os países que mais receberam fluxos migratórios na primeira década dos anos 2000.

( ) É crescente o número de campos de refugiados em diversos países, os quais abrigam pessoas buscando proteção contra perseguições políticas, étnicas ou religiosas, o que tipifica deslocamentos forçados da população

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – F – V.
b) V – F – V – F – V.
c) V – V – F – V – V.
d) F – F – V – V – F.
e) F – V – V – F – F.
Resposta

A

Oh, gente... Eu não estou entendendo essa única assertiva aqui:
"Mais da metade da população brasileira (IBGE/2010) reside em agrupamentos de municípios cuja integração populacional decorre de movimentos pendulares relacionados a trabalho ou estudo."
Alguém poderia me explicar o porquê dela estar correta?
Obrigada desde já!



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 23 02:31

Re: UPF 2015 - Migrações

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, embora seja necessário que tenha dado um fato comprobatório em números para confirmar que o número excede mais da metade da população, é sabido que o número de habitantes das "Cidades Dormitórios" é relativamente grande. Essas cidades são regiões de cidades maiores (não necessariamente uma grande metrópole), onde as pessoas deslocam-se em um movimento pendular, indo no período diurno trabalhar e estudar na cidade sede e retornando exclusivamente para dormir nas cidades menores.

Achei válido também responder as outras questões:

Primeira: ainda hoje no país há uma concentração em regiões agrárias, principalmente nas fronteiras agrícolas em territórios até então pouco explorados.

Terceira: "país de emigração", emigrar é o oposto de imigrar, tendo sentido de ir para outra região, isso significa que saiu indivíduos do Brasil, o que contradiz o resto da oração.

Quarta: Não se deve esquecer o grande fluxo de imigrantes com destino aos Estados Unidos, tendo grande destaque na primeira década dos anos 2000 e possuindo a maior população de imigrantes do mundo.

Quinta: a diferença entre um imigrante comum e um refugiado é justamente o fato que o refugiado desloca-se contra a vontade de mudar. Em geral, o imigrante migra somente por motivos socioeconômicos, buscando uma melhor qualidade de vida.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UPF/Sistema linear
    por Harison » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    676 Exibições
    Última msg por PeterPark
  • Nova mensagem UPF 2021 - Vulcanismo e Magma
    por Tutusucré » » em Geografia Física
    2 Respostas
    1757 Exibições
    Última msg por Tutusucré
  • Nova mensagem (UPF) - Razão, proporção e grandezas proporcionais
    por Carolinethz » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1652 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem UPF
    por amanda123 » » em Química Geral
    2 Respostas
    1383 Exibições
    Última msg por Jigsaw
  • Nova mensagem (UPF) Probabilidade
    por amanda123 » » em Pré-Vestibular
    2 Respostas
    4648 Exibições
    Última msg por MALTHUS

Voltar para “Geografia Humana”