Geografia Humana(Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
paulojorge
Veterano
Mensagens: 340
Registrado em: Dom 21 Ago, 2016 18:45
Última visita: 02-05-20
Localização: Maceió - AL
Jan 2018 31 23:13

(Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por paulojorge »

Considere que as relações socioeconômicas no mundo contemporâneo dependem muito das características do espaço geográfico das diversas realidades sociais (países, por exemplo). Indique qual das alternativas dá consistência a essa afirmação.
a) Infraestruturas espaciais, como sistemas de circulação de bens e pessoas e sistemas de informação, aumentam a quantidade de relações socioeconômicas e podem ser entendidas como elementos que contribuem para a própria construção social.
b) Configurações geográficas com certas características naturais, tais como territórios menos recortados e mais planos, facilitam a circulação de pessoas e mercadorias e oneram muito menos a administração pública.
c) As relações socioeconômicas são mais eficientes e mais baratas em espaços menores, daí a vantagem econômica de países com territórios pequenos, pois nesses investe-se menos em infraestruturas e em circulação de longa distância.
d) Países cujos territórios são plenos de recursos naturais têm, em sua maioria, um quadro de relações socioeconômicas bastante intenso, o que gera coesão social e distribuição mais igualitária da riqueza econômica.

Por que não letra b? O que está errado?
Resposta

A

Última edição: paulojorge (Qui 01 Fev, 2018 11:11). Total de 2 vezes.


Entenda o momento presente e não perca a oportunidade de mudar a sua realidade, o tempo não para, o tempo voa meu irmão!
"O caminho pode ser longo, mas sempre terá um fim!"

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 01 10:25

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olha Paulo, minha interpretação é a seguinte. Territórios recortados são aqueles modificados, estabelecidos de acordo com algum interesse. Agora por que um território não recortado possibilitaria maior circulação de pessoas e mercadorias?
Penso assim. Se alguém cria um território e o modifica, essa mudança na maioria das vezes é para ampliá-lo ou facilitar sua integração. Exemplo: no período grecorromano as civilizações queriam expandir e ter acesso ao mar mediterrâneo, o que marca o recorte territorial e ao mesmo tempo uma busca em aumentar o fluxo de mercadorias e de indivíduos.
Quanto ao restante do item, é certo dizer que um terreno plano facilita muito o transporte de pessoas e mercadorias, pois abre espaço para mais modais.

Última edição: Brunoranery (Qui 01 Fev, 2018 10:27). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
paulojorge
Veterano
Mensagens: 340
Registrado em: Dom 21 Ago, 2016 18:45
Última visita: 02-05-20
Localização: Maceió - AL
Fev 2018 01 11:18

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por paulojorge »

Simm, entendi e concordo com você. No entanto, o gabarito é letra A e não B :?
A não ser que o gabarito esteja errado...
Última edição: paulojorge (Qui 01 Fev, 2018 11:19). Total de 1 vez.


Entenda o momento presente e não perca a oportunidade de mudar a sua realidade, o tempo não para, o tempo voa meu irmão!
"O caminho pode ser longo, mas sempre terá um fim!"

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Fev 2018 01 13:52

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Relações socioeconômicas: São relações sociais que se realizam por intermédio da troca de bens materiais e de serviços. Refletem a maneira como os homens produzem e distribuem seus produtos num determinado meio de produção.
A alternativa b) é vazia. A Suíça é um país de planalto e Alpes mas tem um dos melhores IDH do mundo.
A letra a) é mais abrangente. Visto que ela aborda a globalização. Eu estou respondendo sua dúvida graças a tecnologia. Consegue entender como a comunicação de pessoas facilita?
sistemas de circulação de bens e pessoas : metro, avião etc.
sistemas de informação: internet, telefone etc.
Última edição: MatheusBorges (Qui 01 Fev, 2018 15:43). Total de 3 vezes.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
Autor do Tópico
paulojorge
Veterano
Mensagens: 340
Registrado em: Dom 21 Ago, 2016 18:45
Última visita: 02-05-20
Localização: Maceió - AL
Fev 2018 01 20:12

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por paulojorge »

Obrigado MafIl10 e Brunoranery
Última edição: paulojorge (Qui 01 Fev, 2018 20:13). Total de 1 vez.


Entenda o momento presente e não perca a oportunidade de mudar a sua realidade, o tempo não para, o tempo voa meu irmão!
"O caminho pode ser longo, mas sempre terá um fim!"

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 01 20:28

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

paulojorge escreveu:
Qui 01 Fev, 2018 11:18
Simm, entendi e concordo com você. No entanto, o gabarito é letra A e não B :?
A não ser que o gabarito esteja errado...
Mas minha resposta aponta o erro da b. Eu digo que os recortados facilitam a integração, pois são reformulados principalmente para satisfazer questões de transporte.

O que eu disse foi que a parte na qual o item diz que um território plano facilita essa integração é verdadeira, pois pense comigo. O item não diz que não há integração onde não é plano, mas ele diz que é mais fácil fazê-la assim. Pense. Em um território plano você pode ter rios? Sim, logo tem o modal hidroviário. Pode ter aviões? Também. Pode ter trens? Claro! E carros? também.
Em um território mais acidentado, você pode ter tudo isso, mas há uma dificuldade maior para incluir o modal rodoviário e ferroviário.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 01 20:32

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

MafIl10 escreveu:
Qui 01 Fev, 2018 13:52
Relações socioeconômicas: São relações sociais que se realizam por intermédio da troca de bens materiais e de serviços. Refletem a maneira como os homens produzem e distribuem seus produtos num determinado meio de produção.
A alternativa b) é vazia. A Suíça é um país de planalto e Alpes mas tem um dos melhores IDH do mundo.
A letra a) é mais abrangente. Visto que ela aborda a globalização. Eu estou respondendo sua dúvida graças a tecnologia. Consegue entender como a comunicação de pessoas facilita?
sistemas de circulação de bens e pessoas : metro, avião etc.
sistemas de informação: internet, telefone etc.
Essa parte que você apontou na b está correta. O item não disse nada sobre "o país não se desenvolve por não ser plano", ou "o país não se integra". Ele simplesmente diz que é mais fácil circular pessoas e mercadorias em um território por ele ser plano. Isso está certo, pois acho mais fácil construir uma ferrovia e uma rodovia em um local plano do que em um íngreme. Há possibilidade de integração, mas há mais gastos envolvidos e maior dificuldade.
Ah, gostaria de saber onde o IDH vai entrar nessa história, pois o assunto é sobre a facilidade de circulação. Talvez seja relacionado com um lado econômico, mas de uma forma bem indireta.
Última edição: Brunoranery (Qui 01 Fev, 2018 20:35). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Fev 2018 01 21:06

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por MatheusBorges »

b)Configurações geográficas com certas características naturais, tais como territórios menos recortados e mais planos, facilitam a circulação de pessoas e mercadorias e oneram muito menos a administração pública.
Manaus tem um relevo de planície (plano), e a Suíça um relevo de planalto. Quem você acha que tem melhor circulação de pessoas e mercadorias? Será que essa resposta se reflete no IDH?
Por isso disse que a alternativa b) é imprecisa.
Última edição: MatheusBorges (Qui 01 Fev, 2018 21:08). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 01 22:06

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Uma coisa é você ter estrutura econômica, outra coisa é ter uma característica física que já facilite sua situação relacionada ao transporte.
Vamos comparar África com Alemanha? Vamos comparar Nigéria com Austrália? Quer mesmo comparar o fluxo de pessoas e mercadorias entre um país bem planejado e outro que só investe no modal rodoviário e mal investe? Além disso, o Brasil tem muitas rodovias sucateadas, que refletem o período JK.
Se refletir no IDH, é algo indireto, logo, não vem ao caso comparar dois IDHs para justificar o fluxo de pessoas e mercadorias. Talvez o PIB seja mais adequado.

O que quero dizer é que ter o território plano facilita muito a integração. É mais fácil construir uma ferrovia em uma planície ou em um planalto? Em qual o gasto vai ser maior?
Dizer que é mais fácil é diferente de dizer "só é possível". O item não diz que só quem está sobre uma planície consegue integrar seu território com fluxos, mas diz que é mais fácil.
Última edição: Brunoranery (Qui 01 Fev, 2018 22:08). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 01 22:14

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Mas se acha mais fácil criar uma rede com complementaridade modal incluindo hidrovias (precisa construir plataformas para nivelar o barco em diferentes altitudes), rodovias (construção de rodovias que circulam planaltos gerando mais gastos), ferrovias ( construção de ferrovias que circulam os planaltos devido o limite do ângulo que o trem pode ter em relação ao eixo horizontal) e transportes aéreos (achar no meio de tantas irregularidades no território algum local nivelado para pôr uma pista de pouso, tendo em vista que algo não regular seria prejudicial), tudo bem.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”