Geografia Humana(Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Fev 2018 01 23:00

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Veja a resolução do Objetivo que encontrei. Talvez expresse melhor minhas idéias
A construção do espaço geográfico é um processo social que depende de diversos fatores. As infraestruturas espaciais, construídas para a circulação de bens e pessoas, e os sistemas de informação, para aumentar a quantidade de relações socioeconômicas, são dois dos principais elementos que contribuem para a construção social do espaço geográfico.
Viu? A b) não deixa ser mentira mas não é a essência da resposta. Consegue visualizar? Talvez na época Feudal a b) fosse predominante mas no mundo contemporâneo, globalizado a a) é sem dúvidas a correta. Todas essas características apresentadas na a) interferem em nossas relações.
''Vamos comparar África com Alemanha? Vamos comparar Nigéria com Austrália?'' Veja que intuitivamente você concorda com a). Repare que a qualidade das relações socioeconômicas desses países são exacerbadamente antagonistas isto se deve muito ao que diz a a) e não pelo território ser plano e cortado. A a) é mais rica. É questão de humanas Bruno, não existe errada, somente a mais certa.

Última edição: MatheusBorges (Qui 01 Fev, 2018 23:02). Total de 2 vezes.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 02 07:14

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

MafIl10 escreveu:
Qui 01 Fev, 2018 23:00
Veja a resolução do Objetivo que encontrei. Talvez expresse melhor minhas idéias
A construção do espaço geográfico é um processo social que depende de diversos fatores. As infraestruturas espaciais, construídas para a circulação de bens e pessoas, e os sistemas de informação, para aumentar a quantidade de relações socioeconômicas, são dois dos principais elementos que contribuem para a construção social do espaço geográfico.
Viu? A b) não deixa ser mentira mas não é a essência da resposta. Consegue visualizar? Talvez na época Feudal a b) fosse predominante mas no mundo contemporâneo, globalizado a a) é sem dúvidas a correta. Todas essas características apresentadas na a) interferem em nossas relações.
''Vamos comparar África com Alemanha? Vamos comparar Nigéria com Austrália?'' Veja que intuitivamente você concorda com a). Repare que a qualidade das relações socioeconômicas desses países são exacerbadamente antagonistas isto se deve muito ao que diz a a) e não pelo território ser plano e cortado. A a) é mais rica. É questão de humanas Bruno, não existe errada, somente a mais certa.
Mas eu não estou apontando a b como a certa. Concordo com a a. Desde o início, estou dizendo que o erro da b não é relacionado à parte que você citou. Há itens que apresentam a parte correta e a errada. Apresentei o erro da b sendo a afirmação de que o território menos recortado não será necessariamente mais integrado, como o item diz.
O que quero dizer:
A parte errada do item, na minha interpretação, é essa, e não a que diz que locais planos facilitam o transporte de pessoas e mercadorias. Está certo que o mundo globalizado facilita muito, mas o território também. Apesar de termos toda uma tecnologia, ainda não aprendemos a teletransportar as mercadorias.
Eu simplesmente apresentei qual o erro da b justificando o porquê de essa parte estar certa, pois é bem interessante na resolução que ele saiba o real motivo da eliminação do item.

Minha primeira alternativa contradiz totalmente a b, pois eu até digo um exemplo de como um território recortado auxilia na organização de fluxo de mercadorias e pessoas. Só não entendi o motivo de acharem que estou apontando-a como correta. Talvez seja a pergunta retórica do inicio.

Última edição: Brunoranery (Sex 02 Fev, 2018 08:50). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 02 09:03

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Quanto à frase ''Vamos comparar África com Alemanha? Vamos comparar Nigéria com Austrália?'' estou sendo super irônico, pois você está comparando um país muito desenvolvido, com um emergente que tem uma péssima rede de transportes. Não cabe a comparação entre o Brasil e a Suiça. Fora que nem é qualquer parte do Brasil, é a Amazônia, local com menor densidade demográfica do país com a rodovia que nem foi terminada ainda (Transamazônica).

O relevo ajuda muito na integração do território, por causa dos meios de transporte, mas se você tem dinheiro, é outra história. Se for pra comparar, escolha dois países periféricos e vamos analisar a integração territorial. Vamos pegar um com montanha e outro com o território mais regular, e veremos qual terá mais facilidade de transportar mercadorias e pessoas.

Só de você ter maior gasto para construir uma rodovia e uma ferrovia em um local montanhoso, ou de planalto, já é avaliado como mais difícil do que em um plano.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Fev 2018 02 09:15

Re: (Fac. Albert Einstein) Relações Socioeconômicas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Um pouco de gramática: quando eu digo "possibilitaria" na pergunta retórica, estou citando uma situação hipotética com o uso do verbo no subjuntivo, para concordar com a b eu teria que dizer "Por que um território não recortado possibilita?". Nesse caso, não estou justificando o acerto do item, mas o erro, como podemos ver no conteúdo da mensagem.

Um pouco de física: é mais fácil e barato você fazer um trem andar em um plano horizontal ou em um inclinado no qual você terá que decompor as componentes e somar a px com a força de atrito?

Um pouco de biologia: se o território ser plano ou irregular não influencia na integração entre os indivíduos, por que isso se configura como uma forma de isolamento geográfico e, consequentemente, especiação?

Um pouco de matemática: é mais fácil e barato você construir x metros de pista ou x + y, sendo y o que você terá que construir a mais para desviar das estruturas de maior altimetria?

Última edição: Brunoranery (Sex 02 Fev, 2018 09:20). Total de 2 vezes.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”