Geografia Humanaquestões ambientais

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Ellensl
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: Qui 17 Mar, 2022 06:40
Última visita: 23-06-23
Jul 2022 25 16:23

questões ambientais

Mensagem não lida por Ellensl »

A área total de floresta perdida [no mundo] em 2013 foi de 180 mil km2, o equivalente a dois Portugais. [...] O território devastado na Rússia corresponde a uma área maior que a da Suíça. No Canadá, foram 24,5 mil km2. No Alasca (EUA), 17,4 mil km2. O Brasil aparece em terceiro lugar no ranking, com a média anual de 21,6 mil km2. A cifra não bate com o dado oficial do desmatamento na Amazônia Legal (5.012 km2de corte raso em 2013-14), porque inclui todos os biomas, não só a floresta amazônica, e usa critérios diversos do que se considera devastação. (LEITE, Marcelo. Disponível em: . Acessado em 29 set. 2015) Considerando as informações do texto e os conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta.
a) Na atualidade, o aumento expressivo do desmatamento na Amazônia Legal brasileira decorre da falta de políticas públicas voltadas à contenção dessa prática ilegal, associada ao avanço da mineração e da agropecuária.
b) O aumento na mudança do uso do solo, de floresta para outros usos, tem impactado com mais intensidade o aumento da temperatura global, superando o impacto causado pela queima de combustíveis fósseis.
c) Dos biomas brasileiros, o cerrado tem como característica um ambiente seco com pouca diversidade de espécies, sendo um espaço adequado para ampliação agropecuária, haja vista o baixo impacto na biodiversidade brasileira.
d) Nas relações internacionais contemporâneas, a questão ambiental é um assunto que diz respeito a cada Estado Nacional, fato que se traduz na ausência desse tema na construção da geopolítica global.
e) O desmatamento se inscreve nos problemas ambientais em escala global, sendo um exemplo de exploração intensiva de recursos naturais, que tem impactado a dinâmica da natureza.
Resposta

a resposta é letra E, alguém poderia me dizer o porquê de a alternativa A estar errada?




Deleted User 29591
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2023 19 15:15

Re: questões ambientais

Mensagem não lida por Deleted User 29591 »

Olá
o Fato da alternativa (a) estar errado é devido ao trecho
Ellensl escreveu:
Seg 25 Jul, 2022 16:23
decorre da falta de políticas públicas voltadas
Quando diz que há falta, está errado. Há sim políticas públicas voltadas à contenção dessa prática ilegal, o que falta realmente é a efetivação e promoção de órgãos que fiscalizem o cumprimento das políticas públicas voltadas à contenção dessa prática ilegal.

Gilberto Dimenstein no livro Cidadão de Papel ressalta isso, destacando que nós temos uma das constituições mais completa do mundo, mas muito do que está presente na Constituição acaba não saindo do papel.

Última edição: Deleted User 29591 (Qui 19 Jan, 2023 15:22). Total de 2 vezes.
Razão: capslock



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”