Geografia HumanaPlano colômbia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
retrofuture
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Seg 11 Mai, 2020 16:20
Última visita: 09-10-20
Ago 2020 17 14:14

Plano colômbia

Mensagem não lida por retrofuture »

A Colômbia é o principal país produtor de cocaína e, desde o final da década de 1970, figura como o maior fornecedor do mercado estadunidense. Para combater o narcotráfico, os EUA juntamente com o governo colombiano instituíram, no início dos anos 2000, o Plano Colômbia, uma operação econômica e militar. Os países vizinhos consideram que o Plano parece ser um instrumento estratégico dos EUA para beneficiar seus interesses na América Latina, especialmente na Amazônia e nos Andes. Em 2009, ao expandir o Plano Colômbia, o governo estadunidense provocou novamente polêmica com os países vizinhos, sobretudo com o Brasil.
DE470A37-7EB0-4BAB-A917-78B31EF91D56.png
DE470A37-7EB0-4BAB-A917-78B31EF91D56.png (206.91 KiB) Exibido 154 vezes
A atualização do Plano Colômbia reativou as discussões sobre a geopolítica da Amazônia, sendo fundamental nesse debate considerar que:

A) o estabelecimento de uma polêmica envolvendo a Floresta Amazônica é desnecessário, já que o bioma encontra-se apenas em território brasileiro, sem a possibilidade de ocupação tanto por tropas americanas quanto pela Colômbia.

B) o território brasileiro, apesar de até o momento não ter sido ocupado por narcotraficantes colombianos, pode vir a sê-lo no futuro, o que poderia levar à presença de tropas americanas, ameaçando a soberania do país.

C) a polêmica quanto ao Plano Colômbia foi reforçada quando o governo de Bogotá considerou que a cooperação entre EUA e o país poderia ocorrer sob controle norte-americano, tanto nas operações militares no país quanto na região da fronteira.

D) além de a Floresta Amazônica brasileira se prestar como área produtora de coca, nosso território não está livre da possibilidade de os narcotraficantes montarem laboratórios de processamento de cocaína, já que a formação vegetal dificulta a fiscalização.

E) a grande polêmica que cerca o Plano Colômbia se deve ao número de países que fazem fronteira com a Colômbia, sendo a Venezuela e o Peru os mais prejudicados, tanto pela maior extensão de suas fronteiras como pela estrutura limitada de vigilância.




Avatar do usuário
Zhadnyy
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1005
Registrado em: Sex 01 Nov, 2019 11:04
Última visita: 17-10-20
Contato:
Ago 2020 17 14:35

Re: Plano colômbia

Mensagem não lida por Zhadnyy »

a) Falso. A floresta amazônica está presente em outros países da América Latina, apesar de que a maior parte dela esteja sobre o Brasil.
b) Eu acho que essa está certa: tropas do EUA já estão na Colômbia. Falta pouco para invadirem o território brasileiro ali na fronteira.
c) É complicado falar que um país sozinho comanda uma cooperação. A Colômbia tem direito de fala também.
d) Falar que a Amazônica é uma área produtora de cocaína é meio forçado
e) Acho que todos os países ao redor são prejudicados geopoliticamente. Ok, supostamente os EUA estão lutando contra o narcotráfico: mas o que falta para tropas dos EUA invadirem o Brasil com a desculpa de defender o mundo do narcotráfico?

Eu marcaria letra B




Avatar do usuário
lingered
Pleno
Mensagens: 79
Registrado em: Dom 29 Mar, 2020 22:52
Última visita: 19-10-20
Out 2020 08 18:30

Re: Plano colômbia

Mensagem não lida por lingered »

Complementando o que o/a Zhadnyy disse,
Marquei a D quando fiz, mas, lendo novamente percebe-se que a alternativa é incompleta e forçada. Ou seja, mesmo que o que a D afirma seja verdade ela não faz uma menção direta ao Plano Colômbia. Basta ler o enunciado e depois a alternativa. Falta algo.
Penso que talvez seja isso também. Qualquer coisa basta falar.
Abraços


"No fundo é tudo merda, mas nós queremos doravante cagar em cores diferentes para ornar o jardim zoológico da vida."

FelipeMartin
2 - Nerd
Mensagens: 208
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 19-10-20
Out 2020 08 20:09

Re: Plano colômbia

Mensagem não lida por FelipeMartin »

nunca vi uma pergunta de vestibular abordando como é que foi que a colômbia virou a rainha da cocaína. Não sei o porquê de omitirem essa parte da história. Sempre este mesmo tema sobre a influência americana.



anime was a mistake

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”