Off-TopicPassei em cima da nota de corte

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: Ter 20 Jun, 2017 10:53
Última visita: 06-05-23
Dez 2021 23 22:18

Passei em cima da nota de corte

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Pessoal, estou concorrendo para engenharia mecânica na escola politécnica da USP (POLI). A nota de corte do meu vestibular (FUVEST 2022) foi 64, eu acertei 68, ou seja, 4 a cima da nota de corte. Não tenho nenhuma referência ou experiência em segunda fase, então não sei se ainda há muitas chances de ser aprovado. Pelo que vi, ir bem na redação e em português pode alavancar bastante a nota final, mas ainda estou inseguro quanto a minha nota final devido aos acertos da primeira fase. Alguém já conseguiu ser aprovado mesmo ficando em cima da nota de corte? Se eu me dedicar para as específicas, português e redação ainda tenho chances?



Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.

Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 16-02-24
Localização: Osasco-SP
Dez 2021 23 22:45

Re: Passei em cima da nota de corte

Mensagem não lida por joaopcarv »

ivanginato23, oi, colega. Eu acho que eu posso te ajudar nessa. Eu estudo na Poli (engenharia elétrica) e passei na Fuvest 2019.

Sou de ampla concorrência. Na primeira fase fiz 61 e o corte foi 55. Você está com 4 pontos de vantagem em relação ao corte e eu fiquei com 6 na época, ou seja, uma situação bem similar.

Na segunda fase, fiz as seguintes notas:

1º dia: 80/100 (LP e redação);
Redação: 43.5/50 (87/100);
2º dia: 81.67/100 (Física, química e matemática).

Minha nota final foi 764.81/1000 e eu passei na primeira chamada.

Você tem grandes chances sim de ser aprovado, basta fazer uma segunda fase razoável. Não desanime. Com certeza, não só você tem chance, como você está plenamente na disputa, porque você passou na primeira fase, afinal. Todo mundo que passa tem chance, é uma nova prova, tecnicamente. Ir bem em LP e redação é uma ótima estratégia, porque é basicamente 50% da segunda fase... mas na época, eu não fiquei só focando em LP/redação, eu estudei proporcionalmente e dei uma revisão básica. Fiz umas duas provas antigas do primeiro dia e umas duas redações. Talvez seja um pouco presunçoso falar isso, mas ir bem no primeiro dia não requer uma dedicação máxima, é só fazer uma prova segura, se é que você me entende.

Em relação ao segundo dia, independentemente da carreira, eu tenho a sensação de que os vestibulandos geralmente não vão "super bem". É uma prova específica e em um tempo apertado, afinal. Então, mais uma vez, não se exceda, procure fazer uma prova segura.

Desejo tudo de bom para você, se quiser pode me chamar em privado :)

OBS: Eu prestei a prova da Fuvest 2022 porque me deu vontade e eu não descarto a possibilidade de "rebixar" :P ... e fiz 70. Então estamos na mesma faixa de acertos, e temos chances sim de aprovação.



That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”