Off-TopicFarias Brito ITA presencial

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
iammaribrg
2 - Nerd
Mensagens: 230
Registrado em: Seg 11 Mai, 2020 18:14
Última visita: 21-05-23
Contato:
Nov 2021 08 21:19

Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por iammaribrg »

Galera, alguém conhece bem o FB presencial? Estou cogitando uma possibilidade de ir pra lá, no entanto tô meio insegura pq tem uns fatores que pesam um pouco pra mim e quero avaliar direito como que funciona antes de tomar uma decisão. Se possível falar um pouco da cidade de Fortaleza, da rotina por lá, em fim, essas coisas. Tlgd que conteúdo é de muito boa qualidade, mas eu queria saber um pouco mais. Agradeço desde já



O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Levítico 6:13

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2021 15 14:57

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Olá
Respondrei supondo ITA/IME
Estou no meu 2º ano aqui no Farias Brito, em Fortaleza.
Muita gente recebe bolsa com resultados como ir para a 2ª fase do IME ou qualquer coisa acima disso.
Em 2019 consegui ir para a 2ª fase do IME, aí vim em 2020. Vou contar minha experiência.
1. Sou do Paraná, onde não existe uma cultura de vestibular militar muito forte. Então, estava estudando meio que por conta própria. Quando cheguei aqui, senti um impacto bem grande: as aulas são de um nível bem elevado, principalmente Matemática. É absolutamente normal que se utilize livros romenos, peruanos, russos etc. As apostilas são muito fortes e no ano passado eu sequer consegui acompanhá-las: fiz os 6 livros do Rufino. Nesse ano, fiz todas as apostilas e sinto que valeu a pena, pois são muito boas. Desde o IME também dão várias listas para a gente no intuito de revisar.
2. Não é raro encontrar bolsistas que ganham moradia (apartamentos próximos ao colégio alugados por ele), alimentação (almoço e janta) e todo o material didático. Os apartamentos são legais, e foram um dos principais motivos para eu continuar aqui no FB nesse ano de 2021. Os outros cursinhos, pelo o que eu vi no início do ano, não têm uma estrutura tão top pra morar. A alimentação é um buffet livre, com 10 opções. Dessas 10, 3 são carnes ou algo do tipo, e você tem direito a pegar 2 (única restrição da comida). Os materiais principais são as 8 apostilas (4 volumes, cada volume dividido entre uma apostila de PORT/ING/MAT e outra apostila de FIS/QUI), tudo com gabarito. Também ganhamos todas as provas impressas (AFA, ITA, IME) e até uns materiais de "Vestibular por assunto", que dividem o vestibular do ITA (não me lembro se pegava IME) em cada assunto. O problema desse último material é que não tem gabarito. Também ganhamos a "INSANA", uma apostila de 2000 questões legais de física (nesse ano, todas foram resolvidas e existe um pdf que temos acesso). Outros materiais extras incluem uma apostila de cálculo (mais focada pra escola naval) que, pelo o que eu vi, faz tudo de Cálculo I.

A cidade aí vai de cada um. Minha cidade tem uns 300 mil habitantes, então Fortaleza é uma cidade grande, com bastante coisa pra fazer (apesar de que o único lugar que conheci em dois anos foi o maior shopping da cidade, que é perto de uma das sedes do colégio). Pelo o que eu vi, aqui tem metrô, Uber normal etc. As vezes tem aluno que vai pra praia no final de semana, geralmente dividindo Uber em uns 4.
Os alojamentos são bem inclusivos, pois têm gente de todas as idades, inclusive pessoas que já estouraram a idade do IME.

A rotina mudou bastante desde a pandemia (como em todo outro lugar), mas antes era tudo bem certinho: aula das 7h até umas 16h, depois estudo e monitorias.
Esse ano iniciou também monitoria individual, onde vc marca horário com o professor e vai lá tirar dúvida ou corrigir uma redação.

Temos simulados IME/ITA (talvez tenha AFA, ESPCEX e EN para outras turmas, pois existe o tal FB MIL). São simulados legais e, dependendo dos teus resultados, você pode ser chamado para uma turma de elite, que é a turma Genuíno. Na turma Genuíno, basicamente tudo é igual, mas todo mundo que está ali é mais selecionado. Com a pandemia, tivemos aulas online e percebi que na turma genuíno o chat do google classroom é consideravelmente mais quieto, o que pra mim foi maravilhoso.

Enfim, eu gostaria de ter vindo antes, pois talvez já tivesse atingido meu objetivo. Vale a pena.




Avatar do usuário
JúniorBand
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Qua 07 Dez, 2022 19:25
Última visita: 11-10-23
Dez 2022 08 20:01

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por JúniorBand »

Zhadnyy escreveu:
Seg 15 Nov, 2021 14:57
Olá
Respondrei supondo ITA/IME
Estou no meu 2º ano aqui no Farias Brito, em Fortaleza.
Muita gente recebe bolsa com resultados como ir para a 2ª fase do IME ou qualquer coisa acima disso.
Em 2019 consegui ir para a 2ª fase do IME, aí vim em 2020. Vou contar minha experiência.
1. Sou do Paraná, onde não existe uma cultura de vestibular militar muito forte. Então, estava estudando meio que por conta própria. Quando cheguei aqui, senti um impacto bem grande: as aulas são de um nível bem elevado, principalmente Matemática. É absolutamente normal que se utilize livros romenos, peruanos, russos etc. As apostilas são muito fortes e no ano passado eu sequer consegui acompanhá-las: fiz os 6 livros do Rufino. Nesse ano, fiz todas as apostilas e sinto que valeu a pena, pois são muito boas. Desde o IME também dão várias listas para a gente no intuito de revisar.
2. Não é raro encontrar bolsistas que ganham moradia (apartamentos próximos ao colégio alugados por ele), alimentação (almoço e janta) e todo o material didático. Os apartamentos são legais, e foram um dos principais motivos para eu continuar aqui no FB nesse ano de 2021. Os outros cursinhos, pelo o que eu vi no início do ano, não têm uma estrutura tão top pra morar. A alimentação é um buffet livre, com 10 opções. Dessas 10, 3 são carnes ou algo do tipo, e você tem direito a pegar 2 (única restrição da comida). Os materiais principais são as 8 apostilas (4 volumes, cada volume dividido entre uma apostila de PORT/ING/MAT e outra apostila de FIS/QUI), tudo com gabarito. Também ganhamos todas as provas impressas (AFA, ITA, IME) e até uns materiais de "Vestibular por assunto", que dividem o vestibular do ITA (não me lembro se pegava IME) em cada assunto. O problema desse último material é que não tem gabarito. Também ganhamos a "INSANA", uma apostila de 2000 questões legais de física (nesse ano, todas foram resolvidas e existe um pdf que temos acesso). Outros materiais extras incluem uma apostila de cálculo (mais focada pra escola naval) que, pelo o que eu vi, faz tudo de Cálculo I.

A cidade aí vai de cada um. Minha cidade tem uns 300 mil habitantes, então Fortaleza é uma cidade grande, com bastante coisa pra fazer (apesar de que o único lugar que conheci em dois anos foi o maior shopping da cidade, que é perto de uma das sedes do colégio). Pelo o que eu vi, aqui tem metrô, Uber normal etc. As vezes tem aluno que vai pra praia no final de semana, geralmente dividindo Uber em uns 4.
Os alojamentos são bem inclusivos, pois têm gente de todas as idades, inclusive pessoas que já estouraram a idade do IME.

A rotina mudou bastante desde a pandemia (como em todo outro lugar), mas antes era tudo bem certinho: aula das 7h até umas 16h, depois estudo e monitorias.
Esse ano iniciou também monitoria individual, onde vc marca horário com o professor e vai lá tirar dúvida ou corrigir uma redação.

Temos simulados IME/ITA (talvez tenha AFA, ESPCEX e EN para outras turmas, pois existe o tal FB MIL). São simulados legais e, dependendo dos teus resultados, você pode ser chamado para uma turma de elite, que é a turma Genuíno. Na turma Genuíno, basicamente tudo é igual, mas todo mundo que está ali é mais selecionado. Com a pandemia, tivemos aulas online e percebi que na turma genuíno o chat do google classroom é consideravelmente mais quieto, o que pra mim foi maravilhoso.

Enfim, eu gostaria de ter vindo antes, pois talvez já tivesse atingido meu objetivo. Vale a pena.
Cara, queria muito saber sobre a moradia por aí. Tu se referiu aos bolsistas, que eles ganham a moradia e tals. E quanto a outros alunos, msm os q são bolsistas mas não conseguiram moradia pelo FB, eles alugam no mesmo lugar ou tem algum ponto específico q é comum o pessoal de fora morar? Quanto ao valor da moradia, quanto mais ou menos que tu ou pessoas q tu conhece pagam? E questão de trabalho, tem alguém que consiga conciliar os dois por lá?
Última edição: JúniorBand (Qui 08 Dez, 2022 20:28). Total de 1 vez.



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2022 09 00:44

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

JúniorBand
Não conheci ninguém nessas situações que você mencionou. Tanto o Farias Brito quanto o Ari de Sá são bem receptíveis em relação ao aluno precisar de moradia ou não.
Muitas vezes, dão bolsa com moradia até para pessoas que nem foram para a segunda fase do ITA ou do IME.



Avatar do usuário
JúniorBand
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Qua 07 Dez, 2022 19:25
Última visita: 11-10-23
Dez 2022 09 07:34

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por JúniorBand »

Zhadnyy,
Então, geralmente é tudo incluso pro aluno, entendi. Obrigado, só queria entender essa dinâmica.



Avatar do usuário
Gita31
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Ter 04 Jul, 2023 17:34
Última visita: 04-07-23
Jul 2023 04 17:44

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por Gita31 »

Zhadnyy escreveu:
Seg 15 Nov, 2021 14:57
Olá
Respondrei supondo ITA/IME
Estou no meu 2º ano aqui no Farias Brito, em Fortaleza.
Muita gente recebe bolsa com resultados como ir para a 2ª fase do IME ou qualquer coisa acima disso.
Em 2019 consegui ir para a 2ª fase do IME, aí vim em 2020. Vou contar minha experiência.
1. Sou do Paraná, onde não existe uma cultura de vestibular militar muito forte. Então, estava estudando meio que por conta própria. Quando cheguei aqui, senti um impacto bem grande: as aulas são de um nível bem elevado, principalmente Matemática. É absolutamente normal que se utilize livros romenos, peruanos, russos etc. As apostilas são muito fortes e no ano passado eu sequer consegui acompanhá-las: fiz os 6 livros do Rufino. Nesse ano, fiz todas as apostilas e sinto que valeu a pena, pois são muito boas. Desde o IME também dão várias listas para a gente no intuito de revisar.
2. Não é raro encontrar bolsistas que ganham moradia (apartamentos próximos ao colégio alugados por ele), alimentação (almoço e janta) e todo o material didático. Os apartamentos são legais, e foram um dos principais motivos para eu continuar aqui no FB nesse ano de 2021. Os outros cursinhos, pelo o que eu vi no início do ano, não têm uma estrutura tão top pra morar. A alimentação é um buffet livre, com 10 opções. Dessas 10, 3 são carnes ou algo do tipo, e você tem direito a pegar 2 (única restrição da comida). Os materiais principais são as 8 apostilas (4 volumes, cada volume dividido entre uma apostila de PORT/ING/MAT e outra apostila de FIS/QUI), tudo com gabarito. Também ganhamos todas as provas impressas (AFA, ITA, IME) e até uns materiais de "Vestibular por assunto", que dividem o vestibular do ITA (não me lembro se pegava IME) em cada assunto. O problema desse último material é que não tem gabarito. Também ganhamos a "INSANA", uma apostila de 2000 questões legais de física (nesse ano, todas foram resolvidas e existe um pdf que temos acesso). Outros materiais extras incluem uma apostila de cálculo (mais focada pra escola naval) que, pelo o que eu vi, faz tudo de Cálculo I.

A cidade aí vai de cada um. Minha cidade tem uns 300 mil habitantes, então Fortaleza é uma cidade grande, com bastante coisa pra fazer (apesar de que o único lugar que conheci em dois anos foi o maior shopping da cidade, que é perto de uma das sedes do colégio). Pelo o que eu vi, aqui tem metrô, Uber normal etc. As vezes tem aluno que vai pra praia no final de semana, geralmente dividindo Uber em uns 4.
Os alojamentos são bem inclusivos, pois têm gente de todas as idades, inclusive pessoas que já estouraram a idade do IME.

A rotina mudou bastante desde a pandemia (como em todo outro lugar), mas antes era tudo bem certinho: aula das 7h até umas 16h, depois estudo e monitorias.
Esse ano iniciou também monitoria individual, onde vc marca horário com o professor e vai lá tirar dúvida ou corrigir uma redação.

Temos simulados IME/ITA (talvez tenha AFA, ESPCEX e EN para outras turmas, pois existe o tal FB MIL). São simulados legais e, dependendo dos teus resultados, você pode ser chamado para uma turma de elite, que é a turma Genuíno. Na turma Genuíno, basicamente tudo é igual, mas todo mundo que está ali é mais selecionado. Com a pandemia, tivemos aulas online e percebi que na turma genuíno o chat do google classroom é consideravelmente mais quieto, o que pra mim foi maravilhoso.

Enfim, eu gostaria de ter vindo antes, pois talvez já tivesse atingido meu objetivo. Vale a pena.



O valor, com a bolsa, você considera acessível? Sei que estudar para o ITA é bem caro e já queria ter uma noção...



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2023 04 19:10

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Gita31 escreveu:
Ter 04 Jul, 2023 17:44
O valor, com a bolsa, você considera acessível? Sei que estudar para o ITA é bem caro e já queria ter uma noção...
Esses cursinhos dão bolsa integral pra bastante gente. Moradia, alimentação e estudos.
Com uma bolsa assim, basta estudar.



Avatar do usuário
Tiagolf
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 14 Jul, 2023 09:03
Última visita: 23-10-23
Ago 2023 28 07:14

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por Tiagolf »

Opa Zhadnyy , a turma presencial do FB é boa? atualmente estou estudando num cursinho de Brasília para ITA/IME , mas me pergunto se o FB (ou Ari de Sá) são melhores do que o cursinho que faço hoje. Recentemente vi uma aula do fb online de química (solução tampão e titulação), achei a didática da aula muito boa, e me pergunto se as outras matérias tem uma didática boa dessa mesma maneira também. Claro, uma das coisas que me faz pensar que o FB é muito bom são as aprovações que ele tem, sem contar que como tenho familiares em Fortaleza, eu não teria que me preocupar com alojamento, por exemplo.
Espero não estar incomodando muito ao perguntar algo num tópico que começou a 2 anos atrás :P



Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2023 28 08:31

Re: Farias Brito ITA presencial

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Tiagolf

A turma presencial é muito boa sim.
A maioria dos professores do FB Online dão aula nas turmas presenciais. Físico-Química no FB Online é bem próximo do presencial. Física, Matemática, Química Orgânica e Química Inorgânica geralmente são mais aprofundadas, mas a didática é boa também.
Acredito que os cursinhos de Fortaleza só são comparáveis com o Poliedro de São José dos Campos, principalmente pelo ambiente que você encontra nesses lugares (nada impede que você passe estudando em Brasília, mas irá passar sozinho ou com um ou dois amigos, e não junto com mais de 20 pessoas que estudavam na sua sala)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”