Off-TopicÉ tarde pra pensar em ITA?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
EU29
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Dom 07 Nov, 2021 11:27
Última visita: 08-11-21
Nov 2021 07 12:22

É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por EU29 »

Bom dia!!
Tenho 17 anos e até um tempo atrás não tinha ideia do queria fazer da vida, recentimente decidi quero fazer Engenharia da computação, só que no ita, o problema é que eu vim de escola pública fraca e eu nunca passei de uma aluna ordinária. Enfim, a minha base em matemática é fraca, inclusive eu comecei a estudar a base do início e pretendo terminar até o final desse ano, mas pra ITA, por ser um ser um nível mais elevado, tenho receio de "perder tempo", digamos assim. Eu vou fazer também pra federal e pro IME, apesar de o que eu quero mesmo é ITA. Então acham que ainda dá tempo de estudar pra ITA? Lembrando que esse próximo ano eu saio do médio. Além disso, aqui na minha cidade não tem nenhum cursinho preparatório, ouvi dizer de que a maioria, ou senão todos, que são aprovados fizeram cursinhos. Aliás, boa parte deles colecionam medalhas e premiações, pelos menos foi o que percebi, o que dá a entender que eles sempre foram bons no fazem. Por favor sejam sinceros. Se ainda for possível, podem me dar dicas de livros e tals?




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Nov 2021 07 15:43

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

O limite de idade é 23 anos e dificilmente alguém passa direto do terceirão (por isso, a maioria dos aprovados fez algum cursinho).
Depende do seu contexto social. Se você tiver condições de correr atrás (financeiramente), isto é, pelo menos conseguir passar o dia todo em casa com comida na mesa e tudo mais, estudando, então dá tempo sim. É bem difícil e provavelmente vai levar um tempo.
Se você conseguir, em 2022, uma aprovação para a segunda fase do IME (pelo menos), é provável que consiga uma bolsa num cursinho top que vai te dar até moradia e alimentação (Ari de Sá e Farias Brito, em Fortaleza)
Em resumo, se você quer mesmo e está disposta a correr atrás, vai ser difícil, mas dá tempo, com certeza.

Os livros clássicos são:
• Embasamento nível IME/ITA:
a) matemática: Gelson Iezzi (Fundamentos de Matemática Elementar, vários volumes)
b) química: Ricardo Feltre (Química, edições recentes são 3 volumes)
c) física: Helou, Gualter, Newton (Tópicos de Física, 3 volumes)
d) português: materiais de cursinho (o livro do Poliedro, em particular, é legal)
e) inglês: nada muito exagerado. Não precisa ser um monstro na gramática (o IME tirou a prova discursiva)

• Aprofundamento necessário:
a) matemática: Marcelo Rufino (Elementos de Matemática, 6 volumes)
b) química: Atkins (Princípios de Química - principalmente para FÍSICO-QUÍMICA)
c) física: Fundamentos de Mecânica, do Renato Brito (2 volumes)

• Livros complementares: (a maioria chega em nível acima da prova)
a) matemática:
1. Lidski - Problemas de Matemática Elementar
2. Caio Guimarães - Geometria analítica e álgebra vetorial
3. Caio Guimarães - Complexos e polinômios
4. Coleção "Tópicos de Matemática", do Carlos Gomes. 3 volumes de questões resolvidas.

b) química:
1. Solomons - Química orgânica (2 volumes)
2. Rosenberg - Exercícios de Química Geral
3. McMurry - Química orgânica (2 volumes)
4. J.D.Lee - Química inorgânica não tão concisa (livro de consulta, se ler inteiro é desfocado)

c) física:
1. Saraeva - Problemas selecionados de Física Elementar
2. Irodov - Problemas de Física Geral
3. Una visión analítica del movimiento - Lumbreras (3 volumes, em espanhol básico)
4. Livros da editora Cuzcano, também em espanhol. São uns 20 volumes, cada livro sobre um assunto. Eu fiz os de Eletromagnetismo, Hidrostática e Estática. Achei muito bom. São os mais baratos dessa lista: na editora Azimute, você compra cada um por cerca de 35 reais.

Quando eu comecei, gostaria de que tivessem me informado sobre a
Editora Vestseller
e, atualmente, é interessante conhecer a Editora Azimute
dê uma pesquisada.




Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2147
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 18-04-24
Nov 2021 07 18:59

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por Jigsaw »

O que você quis dizer exatamente com "aluna ordinária"?



Avatar do usuário
Autor do Tópico
EU29
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Dom 07 Nov, 2021 11:27
Última visita: 08-11-21
Nov 2021 07 23:36

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por EU29 »

Jigsaw escreveu:
Dom 07 Nov, 2021 18:59
O que você quis dizer exatamente com "aluna ordinária"?
Eu quis dizer que fui assim como a maioria dos alunos de escolas públicas são, seguem a multidão. Se por algum motivo a sala toda ficou de recuperação, normal, todo mundo ficou mesmo, isso é sério, pode realmente acontecer. Estudar pra passar e nunca pra aprender, é o que maioria faz, não todos, mas a maioria, também existem alguns como eu, que de alguma maneira são conscientes do que estão fazendo, da situação que vivem e tem seus objetivos, vão correr atrás do prejuízo uma hora ou outra. No geral, sempre fui uma aluna regular, nunca pior nem melhor em nada.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
EU29
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Dom 07 Nov, 2021 11:27
Última visita: 08-11-21
Nov 2021 07 23:53

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por EU29 »

Zhadnyy escreveu:
Dom 07 Nov, 2021 15:43
O limite de idade é 23 anos e dificilmente alguém passa direto do terceirão (por isso, a maioria dos aprovados fez algum cursinho).
Depende do seu contexto social. Se você tiver condições de correr atrás (financeiramente), isto é, pelo menos conseguir passar o dia todo em casa com comida na mesa e tudo mais, estudando, então dá tempo sim. É bem difícil e provavelmente vai levar um tempo.
Se você conseguir, em 2022, uma aprovação para a segunda fase do IME (pelo menos), é provável que consiga uma bolsa num cursinho top que vai te dar até moradia e alimentação (Ari de Sá e Farias Brito, em Fortaleza)
Em resumo, se você quer mesmo e está disposta a correr atrás, vai ser difícil, mas dá tempo, com certeza.

Os livros clássicos são:
• Embasamento nível IME/ITA:
a) matemática: Gelson Iezzi (Fundamentos de Matemática Elementar, vários volumes)
b) química: Ricardo Feltre (Química, edições recentes são 3 volumes)
c) física: Helou, Gualter, Newton (Tópicos de Física, 3 volumes)
d) português: materiais de cursinho (o livro do Poliedro, em particular, é legal)
e) inglês: nada muito exagerado. Não precisa ser um monstro na gramática (o IME tirou a prova discursiva)

• Aprofundamento necessário:
a) matemática: Marcelo Rufino (Elementos de Matemática, 6 volumes)
b) química: Atkins (Princípios de Química - principalmente para FÍSICO-QUÍMICA)
c) física: Fundamentos de Mecânica, do Renato Brito (2 volumes)

• Livros complementares: (a maioria chega em nível acima da prova)
a) matemática:
1. Lidski - Problemas de Matemática Elementar
2. Caio Guimarães - Geometria analítica e álgebra vetorial
3. Caio Guimarães - Complexos e polinômios
4. Coleção "Tópicos de Matemática", do Carlos Gomes. 3 volumes de questões resolvidas.

b) química:
1. Solomons - Química orgânica (2 volumes)
2. Rosenberg - Exercícios de Química Geral
3. McMurry - Química orgânica (2 volumes)
4. J.D.Lee - Química inorgânica não tão concisa (livro de consulta, se ler inteiro é desfocado)

c) física:
1. Saraeva - Problemas selecionados de Física Elementar
2. Irodov - Problemas de Física Geral
3. Una visión analítica del movimiento - Lumbreras (3 volumes, em espanhol básico)
4. Livros da editora Cuzcano, também em espanhol. São uns 20 volumes, cada livro sobre um assunto. Eu fiz os de Eletromagnetismo, Hidrostática e Estática. Achei muito bom. São os mais baratos dessa lista: na editora Azimute, você compra cada um por cerca de 35 reais.

Quando eu comecei, gostaria de que tivessem me informado sobre a
Editora Vestseller
e, atualmente, é interessante conhecer a Editora Azimute
dê uma pesquisada.


Então, em relação a parte financeira, eu posso focar somente nos estudos, sem me preocupar com trabalho ou algo tido, mas muito obrigada, muito obrigada mesmo!! :D:wink:



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2147
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 18-04-24
Nov 2021 08 09:14

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por Jigsaw »

EU29 escreveu:
Dom 07 Nov, 2021 23:36
Jigsaw escreveu:
Dom 07 Nov, 2021 18:59
O que você quis dizer exatamente com "aluna ordinária"?
Eu quis dizer que fui assim como a maioria dos alunos de escolas públicas são, seguem a multidão. Se por algum motivo a sala toda ficou de recuperação, normal, todo mundo ficou mesmo, isso é sério, pode realmente acontecer. Estudar pra passar e nunca pra aprender, é o que maioria faz, não todos, mas a maioria, também existem alguns como eu, que de alguma maneira são conscientes do que estão fazendo, da situação que vivem e tem seus objetivos, vão correr atrás do prejuízo uma hora ou outra. No geral, sempre fui uma aluna regular, nunca pior nem melhor em nada.
Ah tá agora ENTENDI qual é a sua situação, mas não se martirize tanto, você apenas está na MÉDIA dos estudantes, ao longo dos anos percebi que numa classe de 45 alunos QUANDO MUITO apenas 5 se interessam pelas matérias, geralmente esses serão profissionais bem sucedidos (médicos, engenheiros, advogados, etc) o resto ficará na RENDA MÉDIA do brasileiro, sempre foi assim e sempre será assim, não haverá mudanças nesse aspecto, mas por quê? por quê o ser humano é assim, pela diversidade de pensamentos e objetivos de cada um, não critico o comportamento de ninguém, pois não se pode mudar a NATUREZA das pessoas (nossa já estou entrando numa área que não domino por isso paro aqui!!).

Em relação a entrar no ITA/IME, não acho que seja tarde, apenas que você esteja em desvantagem, mas para que você não sofra qualquer tipo de FRUSTRAÇÃO, que tal colocar como objetivo o ENEM e, caso NÃO consiga uma das 150 vagas do ITA ou umas das 80 vagas do IME (acho que é isso??!!), você poderá cursar uma gradução gratuita através do ENEM. Eu falo frustração porque muita gente formada na graduação não consegue resolver a prova do ITA ou do IME, quando eu falo resolver não é nem 100% mas em torno de 80% (basta você fazer um teste com pessoas formadas no meio onde você convive), realmente as provas são muito DIFÍCEIS. Eu conheço pessoas que fizeram graduação em matemática em universidades gratuitas (dos 16 aos 20 anos) e entraram no ITA, uma vez que sobram vagas de bacharelado, mas quando expus essa possibilidade fui contestado, muitos acham melhor ficar três anos num cursinho (sem receber nenhum diploma no final) do que embarcar nessa (eu penso diferente pois pelo menos você já teria um diploma na mão).

De qualquer forma houve uma discussão interessante sobre esse assunto em outro Tópico, vou deixar o link abaixo:

viewtopic.php?f=56&t=81894



Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Nov 2021 08 12:33

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por joaopcarv »

EU29 escreveu:
Dom 07 Nov, 2021 12:22
Bom dia!!
Eu vou fazer também pra federal e pro IME, apesar de o que eu quero mesmo é ITA.
Eu estudo na Poli/USP, e comecei a pensar em faculdade na sua idade também. Escolhi engenharia sem ter base nenhuma em exatas, mas consegui correr atrás para o nível Fuvest. Como você falou em também prestar para federais (nível mais parecido com a Fuvest), eu acho que isso pode ajudar a te motivar.
Como o seu foco é ITA, não posso te ajudar muito além disso, mas o pessoal aqui do fórum tem uma boa experiência com militares.


That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Avatar do usuário
PeterPark
2 - Nerd
Mensagens: 141
Registrado em: Sáb 22 Set, 2018 11:40
Última visita: 08-04-23
Nov 2021 08 15:22

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por PeterPark »

Zhadnyy Eita, menino bom, parabéns por compartihar esta lista, e obrigado.


Either you die as a programmer, or live long enough to become a scammer. :wink:

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2210
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Nov 2021 08 15:36

Re: É tarde pra pensar em ITA?

Mensagem não lida por FelipeMartin »

vai ter que ralar, talvez por muito tempo. Não sei se compensa.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”