Off-TopicPular o ensino médio

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mar 2021 12 11:33

Pular o ensino médio

Mensagem não lida por careca »

Bom dia a todos. Eu estou, atualmente, estudando para o IME/ITA e, como sou muito jovem, ainda estou no Ensino Médio ( no 1* ano ). O Ensino Médio tira muito do meu tempo que eu poderia estudar para esses vestibulares militares, eu gostaria de saber se existe alguma prova ou forma de terminar, o mais rápido possível, todo o Ensino Médio para que eu possa focar 100% na minha meta. Desde já, muito obrigado!



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2194
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 27-03-24
Mar 2021 12 13:18

Re: Pular o ensino médio

Mensagem não lida por FelipeMartin »

quem me dera. Infelizmente, se não passar por ele não pode entrar na faculdade. Meu conselho é seja medíocre e não se destaque.

Se quer ignorar o ensino médio terá que fazer direito: fazer o mínimo possível pra passar de ano. Não se esforçar em trabalhos em grupo (seja o cara que não faz nada e não perca seu tempo discutindo). Não responder as perguntas dos professores, nem zoar as aulas deles apenas ignorá-los e estudar bastante e em silêncio. Seus colegas vão lhe torrar a paciência pedindo favores em troca de sorrisos se descobrirem que você é minimamente capaz em alguma matéria.

Tenha força e supere essa fase obscura.

Última edição: FelipeMartin (Sex 12 Mar, 2021 13:19). Total de 1 vez.


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mar 2021 12 13:32

Re: Pular o ensino médio

Mensagem não lida por careca »

FelipeMartin Tenho que me destacar no E.M, sou bolsista. A questão é que eu tenho de manhã o E.M e à tarde o curso chamado 1* ano IME/ITA. O problema é que esse curso aborda a matéria de forma muito lenta. De qualquer forma, vou absorver o fato de não se "destacar" no sentido de ser super notável na sala. Vou trabalhar no silêncio, obrigado!


Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Avatar do usuário
Andre13000
3 - Destaque
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb 18 Mar, 2017 17:30
Última visita: 02-03-22
Mar 2021 12 20:34

Re: Pular o ensino médio

Mensagem não lida por Andre13000 »

Olá careca!

Se você quer IME/ITA, o seu desempenho no Ensino Médio não conta em muita coisa. O que importa é seu desempenho no vestibular. Em geral, existem cursinhos que permitem você estudar praticamente apenas conteúdo mais de olímpiadas/ITA/IME ao alocar bem menos tempo para as matérias de humanas. O Farias Brito faz isso, o Ari de Sá também faz, e muitos outros também.

Acredito que você é um bom aluno, e ter um bom histórico escolar não custa muita coisa. Agora, se você tiver um histórico escolar médio ou ruim, poderia deixar de aproveitar certas oportunidades. Por exemplo, se você for quiser estudar fora, é interessante ter um ótimo histórico, participar em esportes, e um monte de besteira mais. Você ainda tem o EM inteiro pela frente então o que eu recomendo é que você converse com outras pessoas para entender quais são as oportunidades possíveis, são muitas variáveis em jogo.

Talvez essa não seja a resposta que você exatamente queria kkkk, eu não estou oferecendo nenhuma forma de pular o EM. Eu já me encontrei, muitas vezes, decidindo coisas por mim mesmo quando o que eu precisava era conversar com outras pessoas, ter uma segunda opinião.

Manda um PM aí se quiser conversar mais


“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman

Avatar do usuário
Indra1212
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Sex 12 Mar, 2021 15:39
Última visita: 14-03-21
Mar 2021 13 12:14

Re: Pular o ensino médio

Mensagem não lida por Indra1212 »

Olá, Careca. Pois bem, vamos lá...

Conheço três casos de pessoas que passaram por uma situação similar a sua. Em dois desses casos as garotas passaram no segundo ano do E.M em um vestibular da federal daqui (Universiade de Brasília), porém, a facul fez 'xilique' e elas tiveram que entrar na justiça para serem aceitas, no fim das contas deu certo.
O terceiro um rapaz passou para um curso qualquer da faculdade e pediu para que a escola lhe considerar formado, não sei o que houve depois ao certo, mas após isso ele 'saiu' da escola de ficou o restante do E.M estudando para o curso que realmente queria.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mar 2021 13 13:03

Re: Pular o ensino médio

Mensagem não lida por careca »

Eu penso em tentar fazer um curso supletivo ou, realmente, tentar passar em algum vestibular estadual. O problema é que é bem mais complicado tentar entrar sem ensino médio no ITA/IME do que uma faculdade padrão.
Última edição: careca (Sáb 13 Mar, 2021 13:04). Total de 2 vezes.


Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Avatar do usuário
Autor do Tópico
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Mar 2021 13 13:08

Re: Pular o ensino médio

Mensagem não lida por careca »

Andre13000 Obrigado! Não penso em universidades estrangeiras, tenho o foco centrado no IME/ITA. A questão é que acho que posso "acelerar" esse processo. O Ensino Médio, às vezes, torna-se uma barreira. Meu cursinho tem preparatório IME/ITA, mas na minha série o conteúdo não é tão aprofundado assim. Faço curso online, percebo claramente a defasagem imensa entre o cursinho e o online. Se eu no mínimo conseguisse pular o segundo ano, ano que vem, e ir pro 3* ano IME/ITA eu já ficaria bem feliz. Acredito que seu passasse em um concurso militar esse ano de E.M eu poderia conversar com meu coordenador sobre isso.

Última edição: careca (Sáb 13 Mar, 2021 13:09). Total de 1 vez.


Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”