Off-TopicEnem 2020

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Jan 2021 27 14:18

Enem 2020

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Falaaa amigos do fórum,
abri esse tópico pra sugerir com vcs a discussão desse enem:
o que acharam? como foram? quantas vezes contaram as cadeiras naquela questão do ônibus kkk ?

de antemão, boa sorte à todos nós :)



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Jan 2021 28 10:35

Re: Enem 2020

Mensagem não lida por Planck »

E aí, CogitoErgoGre.

Dei uma olhada na prova do 2º dia, algumas impressões:
  • Ciências da Natureza: o grau de dificuldade geral foi mediano para difícil, principalmente em algumas questões de biologia, altamente conteudistas [1][2][3][4]. Além da questão das espécies de café, que foi anulada. Interessante que não vi alguns "assuntos clássicos" do Enem na prova de biologia: relações ecológicas e citologia.

    Na parte química, três questões me chamaram a atenção[5][6][7]. Uma delas abordava aspectos relacionados a reação de um óxido ácido com a água e uma análise do pH. Outra, abordava princípios da Química Verde. Por fim, a última abordava cálculos químicos aplicados de uma forma bem interessante. Além disso, questões sobre catalisadores e deslocamento de equilíbrio. É difícil, mas aconteceu, dessa vez não apareceu no Enem: pilhas, reações orgânicas (e.g. esterificação, transesterificação) e identificação de funções orgânicas. A prova de química foi bem distribuída e tranquila de resolver, as questões com cálculos não deram muito trabalho.

    Em física, as questões relacionadas com pressão e densidade podem ter tomado algum tempo ou até assustado o candidato pela quantidade de informações[8]. A questão que envolvia eletromagnetismo[9] e a questão sobre o refrigerador foram bem complicadas[10] e precisavam de uma análise bem ampla com os conceitos adequados. Eletrodinâmica apareceu em duas questões, abordando princípios básicos de circuitos elétricos. Uma questão bastante polêmica foi essa: viewtopic.php?f=10&t=91524.
  • Matemática: dentro do esperado para o Enem. Muitas questões longas - aquelas que você precisa analisar cinco opções diferentes -, mas, com cálculos simples[11][12][13]. Mantendo o padrão dos últimos dois anos, as questões sobre média e sobre mediana estão sendo mais contextualizadas e elaboradas. E, também, questões de geometria, tanto espacial quanto plana, foram trabalhosas para quem tem apenas três minutos e alguns segundos por questão. A questão sobre logaritmo[14] abordava aspectos básicos das propriedades. Como já é meme, muitas questões que envolviam regra de três. Por fim, análise combinatória e probabilidade podem ter assustado muitos candidatos, uma vez que as questões era, relativamente, mais trabalhosas e, uma questão de probabilidade foi anulada.

    A questão do ônibus:

    visible.jpg
    visible.jpg (21.26 KiB) Exibido 1354 vezes




Avatar do usuário
Autor do Tópico
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Jan 2021 28 18:47

Re: Enem 2020

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Grandee Planck,

cara, concordo plenamente com você sobre a dificuldade da prova. Biologia estava em um nível bemmm diferente dos anos anteriores, enquanto física manteve a média (acho que, como sempre, bastante conceitual); química eu achei relativamente mais fácil - pra quem se preparou bem - comparado com anos anteriores: apesar de ter algumas questões que exigiam um repertório teórico, esse foi no geral bem básico, enquanto as questões que envolviam algum cálculo foram muito mais simples/ possível de ser feita (2019 mesmo tinha uma questão que, sabendo bem, se fazia em uns 5 minutos).
Agora, Matemática eu realmente não sei. Achei mais fácil que os anos anteriores (nenhuma questão impossível de ser feita).
Aquela questão do ônibus, sinceramente recontei umas 4 vezes achando que tinha alguma pegadinha kkk
e sobre o T.R.I, como vc acha que vai ser ?



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”