Off-TopicCaneta para REDAÇÃO

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Ago 2020 07 18:10

Caneta para REDAÇÃO

Mensagem não lida por eivitordias »

Olá colegas!
Gostaria de saber se vocês conhecem alguma marca/modelo de caneta, especificamente, para escrever redações, uma vez que precisamos muitas vezes diminuir bastante o tamanho das letras nos vestibulares por aí (ENEM que o diga :mrgreen:)
Se puderem me ajudar, ficarei muito agradecido.
Obs: costumo usar um modelo da BIC (tubo laranja), porém não está me ajudando muito.



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2020 31 20:24

Re: Caneta para REDAÇÃO

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Eu fiz a redação do ITA com essa mesma caneta que você citou e tirei 8.75
Diminuir a letra é uma questão de hábito...
Por exemplo, no ITA/ENEM/IME a redação é sempre uma dissertação argumentativa. Fui para o ITA com a seguinte estratégia:
1. Leio o comando (ESCREVA UMA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA SOBRE X)
2. Leio os textos motivacionais
3. Brainstorm: separe um local da prova para escrever tudo que vier na sua cabeça sobre o tema. Isso inclui filósofos, história, geografia (todo seu repertório)
4. Escreva a ligação entre os pontos da redação. Por exemplo: qual repertório vc irá usar na sua introdução? Qual a relação desse repertório com o próximo repertório? Essa é a parte mais difícil, sem dúvidas... você fica bom nela com bastante prática e bastante repertório.
5. Rascunho do texto inteiro, dando uma atenção média no tamanho do texto... o foco aqui é a argumentação, construir um corpo textual bom
6. Passar a limpo, se preocupando com diminuir a letra (isso para mim era cansativo, então eu tentava me preocupar com diminuir a letra apenas ao passar a limpo). Cada linha deve ter no mínimo 12 palavras.

Isso me ajudava a ter tempo para me concentrar no passar a limpo, isto é, apresentar a redação da melhor forma possível (letra pequena com muita argumentação).

A caneta em si não faz tanta diferença. Nunca me preocupei muito com isso pois as canetas que sempre tive foram essas de ponta média, clássicas. Elas exigem apenas um capricho que cansa um pouco o braço (pelo menos pra mim, quando termino a redação estou sempre dolorido).

Abs




Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Jan 2021 01 12:03

Re: Caneta para REDAÇÃO

Mensagem não lida por eivitordias »

Valeu pelas dicas, Zhadnyy! Com o tempo (desde quando publiquei essa dúvida) me habituei a escrever com essa caneta e realmente: o modelo nem fez tanta diferença. A facilidade com a diminuição da letra veio com muito treino hehe. Fico feliz com o seu resultado, sucesso meu caro! :D



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Responder

Voltar para “Off-Topic”