Off-Topicconselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:24590)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2020 21 09:39

conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:24590) »

Olá, tenho 19 anos, estou cursando técnico em química(3° modulo), eu estudo o dia inteiro, apesar de saber que minha profissão é algo rotineiro, eu amo química e gosto de está estudando sempre mais, porém recentemente me veio o pensamento de que minha profissão não oferece muitas coisas, eu penso em futuramente trocar, mas não sei para onde ir, uma graduação, outra área ?

eu amo química, é nisso que sou bom(pelo menos como estudante), não sei quais áreas poderia está indo, não gosto de engenharia, então não é o que gostaria de está fazendo, eu não quero ser um técnico a vida toda, mas não sei se quero mais ser também químico futuramente, eu estudo o dia inteiro e quanto mais estudo, mais tem para estudar, isso é bom, eu gosto, mas eu não como é o salario, as oportunidades de crescimento, entre outras coisas.

eu estou pensado que talvez trocar de profissão futuramente, mas não consigo pensar onde eu poderia está indo, estou aqui, pedido conselhos, a professores e profissionais em como devo me orientar na vida profissional,estou fazendo o que gosto, mas, tenho medo de não ser o suficiente, e sei que a carreira de técnico não vai suprir isso, quero me sentir importante(parece bobo, eu sei) mas, eu não quero ser apenas um macaco de bancada, conseguem me entender ?.

gosto de um poema que já li faz um tempo, o que talvez tenha me motivado por um tempo e ainda até agora:

Se vai tentar
siga em frente.

Senão, nem começe!
Isso pode significar perder namoradas
esposas, família, trabalho...e talvez a cabeça.

Pode significar ficar sem comer por dias,
Pode significar congelar em um parque,
Pode significar cadeia,
Pode significar caçoadas, desolação...

A desolação é o presente
O resto é uma prova de sua paciência,
do quanto realmente quis fazer
E farei, apesar do menosprezo
E será melhor que qualquer coisa que possa imaginar.

Se vai tentar,
Vá em frente.
Não há outro sentimento como este
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito
É a única coisa que vale a pena.

-BUKOWSKI




Avatar do usuário
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Jul 2020 21 10:58

Re: conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Olá BEARKID, tudo bem ?

Bom, o que eu vou falar aqui, eu quero que você não leve como verdade absoluta, filtre antes.

Primeiro: Faça o que você gosta, ou o que te leve aonde você quer trabalhar. Aquela famosa frase " Se você trabalhar com o que gosta, você nunca vai precisar trabalhar", não está errada, mas não esta completamente certa, pois mesmo trabalhando com o que você gosta, você vai passar por dificuldades, a diferença é que você vai sofrer menos e vai enxergar todo o seu esforço sendo recompensado.

Segundo: Posso dar exemplo de minha atual situação, tenho o sonho de cursar engenharia mecatrônica ou da computação em um universidade pública, pois além de ter um bom ensino, seria mais "tranquilo" pelo fato de não ter mensalidade, não tenho condições de pagar um curso de engenharia em uma universidade considerada excelente. Então escolhi fazer faculdade de ciência da computação, que além de me dar uma boa base em matemática, vai me proporcionar uma boa base em computação, que é importante em ambos os cursos, acredito que isso vai me levar ao meu sonho, possibilitando que eu passe no vestibular, com uma cabeça mais amadurecida, me transformando em um excelente estudante e profissional, seja na área de engenharia ou na área acadêmica.

Em relação a sua decisão de curso, cara eu não sei palpitar em qual carreira seria melhor para você, infelizmente essa decisão apenas a própria sabe resolver.

Mas é isso, desejo toda sorte e sucesso nesta sua caminhada. Se precisar estamos ai. :D



Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:24590)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2020 21 12:02

Re: conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:24590) »

Fibonacci13 escreveu:
Ter 21 Jul, 2020 10:58
Olá BEARKID, tudo bem ?

Bom, o que eu vou falar aqui, eu quero que você não leve como verdade absoluta, filtre antes.

Primeiro: Faça o que você gosta, ou o que te leve aonde você quer trabalhar. Aquela famosa frase " Se você trabalhar com o que gosta, você nunca vai precisar trabalhar", não está errada, mas não esta completamente certa, pois mesmo trabalhando com o que você gosta, você vai passar por dificuldades, a diferença é que você vai sofrer menos e vai enxergar todo o seu esforço sendo recompensado.

Segundo: Posso dar exemplo de minha atual situação, tenho o sonho de cursar engenharia mecatrônica ou da computação em um universidade pública, pois além de ter um bom ensino, seria mais "tranquilo" pelo fato de não ter mensalidade, não tenho condições de pagar um curso de engenharia em uma universidade considerada excelente. Então escolhi fazer faculdade de ciência da computação, que além de me dar uma boa base em matemática, vai me proporcionar uma boa base em computação, que é importante em ambos os cursos, acredito que isso vai me levar ao meu sonho, possibilitando que eu passe no vestibular, com uma cabeça mais amadurecida, me transformando em um excelente estudante e profissional, seja na área de engenharia ou na área acadêmica.

Em relação a sua decisão de curso, cara eu não sei palpitar em qual carreira seria melhor para você, infelizmente essa decisão apenas a própria sabe resolver.

Mas é isso, desejo toda sorte e sucesso nesta sua caminhada. Se precisar estamos ai. :D
Obrigado pelo conselho, acho que talvez tenha mesmo que seguir com o que gosto, ta dificil manter a motivação, mas eu ainda tenho a chance de fazer o que gosto, poucos tem essa oportunidade, vou tirar o dia para refletir sobre isso, desejo sorte na tua caminhada também.



Avatar do usuário
Ittalo25
5 - Mestre
Mensagens: 2349
Registrado em: Seg 18 Nov, 2013 22:11
Última visita: 27-03-24
Jul 2020 21 13:55

Re: conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Ittalo25 »

Se sentir importante em qual sentido?

Realmente não dá para seguir carreira de pesquisa pensando em salário e status.
Ontem mesmo eu estava vendo alguns vídeos sobre o Arthur Avila, único brasileiro a receber a medalha fields de matemática.
Veja um vídeo gravado em 2010, antes de ele receber a medalha fields:

Artur Avila mostra como se faz matemática

Nisso ele já tinha uma medalha de ouro na IMO, já era PHD pelo IMPA e tinha vários prêmios internacionais. Mas era desconhecido por 99,9% dos brasileiros e vivia uma vida bem simples....

Até que surgiram as ideias para ele nos momentos certos e então por essas descobertas ele recebeu a medalha fields. E obviamente, virou manchete no mundo inteiro.

Brasileiro vencedor da Medalha Fields é recebido em Brasília
Hora do Enem | Universidades e Carreiras – Especial com Artur Avila - Ep. 310

Hoje ele vive na Suíça e tem muita importância na área acadêmica e de pesquisa.

Mas e os outros milhares de pesquisadores brasileiros que ainda não tiveram descobertas importantes? Vivem no anonimato, recebendo uma bolsa CNPq que mal dá para se manter. Com muito trabalho (e um pouco de sorte também) podem ser convidados para trabalhar em outra universidade fora do país.... Trabalham todos os dias buscando alguma descoberta, para alguns vão demorar 5, 10, 15 anos.... Para muitos essas descobertas nunca vão acontecer. É tudo incerto, mas insistem, sobretudo pelo amor à área de pesquisa.

Então é isso, se você gosta tanto de química e pensa em seguir carreira acadêmica, deve pensar nessas coisas mesmo.

Mas é plenamente possível trabalhar com química fora da carreira acadêmica e de pesquisa.... Conheço quem ficou milionário com empresa farmáco-química, por exemplo.


Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores. [\Bob Esponja]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:24590)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2020 21 14:19

Re: conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:24590) »

Ittalo25 escreveu:
Ter 21 Jul, 2020 13:55
Se sentir importante em qual sentido?

Realmente não dá para seguir carreira de pesquisa pensando em salário e status.
Ontem mesmo eu estava vendo alguns vídeos sobre o Arthur Avila, único brasileiro a receber a medalha fields de matemática.
Veja um vídeo gravado em 2010, antes de ele receber a medalha fields:

Artur Avila mostra como se faz matemática

Nisso ele já tinha uma medalha de ouro na IMO, já era PHD pelo IMPA e tinha vários prêmios internacionais. Mas era desconhecido por 99,9% dos brasileiros e vivia uma vida bem simples....

Até que surgiram as ideias para ele nos momentos certos e então por essas descobertas ele recebeu a medalha fields. E obviamente, virou manchete no mundo inteiro.

Brasileiro vencedor da Medalha Fields é recebido em Brasília
Hora do Enem | Universidades e Carreiras – Especial com Artur Avila - Ep. 310

Hoje ele vive na Suíça e tem muita importância na área acadêmica e de pesquisa.

Mas e os outros milhares de pesquisadores brasileiros que ainda não tiveram descobertas importantes? Vivem no anonimato, recebendo uma bolsa CNPq que mal dá para se manter. Com muito trabalho (e um pouco de sorte também) podem ser convidados para trabalhar em outra universidade fora do país.... Trabalham todos os dias buscando alguma descoberta, para alguns vão demorar 5, 10, 15 anos.... Para muitos essas descobertas nunca vão acontecer. É tudo incerto, mas insistem, sobretudo pelo amor à área de pesquisa.

Então é isso, se você gosta tanto de química e pensa em seguir carreira acadêmica, deve pensar nessas coisas mesmo.

Mas é plenamente possível trabalhar com química fora da carreira acadêmica e de pesquisa.... Conheço quem ficou milionário com empresa farmáco-química, por exemplo.
É, eu sei que carreira de pesquisa não dar tanto dinheiro, mas não é minha prioridade, quando digo importância, digo no sentido pessoal, de tá fazendo a coisa certa, entende ?, De me sentir realizado, eu ainda tenho muito pela frente, e nessa caminhada, espero já ter encontrado o real motivo pelo qual faço o que faço, tenho amor por química, estou na dúvida se a vida de pesquisa é realmente o que quero entre outras coisas também, talvez eu faça econômia daqui a alguns anos, só espero que eu faça a coisa certa.



Avatar do usuário
Fibonacci13
3 - Destaque
Mensagens: 819
Registrado em: Sex 13 Set, 2019 17:01
Última visita: 19-03-24
Jul 2020 21 15:37

Re: conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

BEARKID, tenho um tio, que ele foi obrigado a fazer um curso que ele não queria, hoje ele trabalha em uma excelente empresa, está bem financeiramente,hoje ele agradece por fazer aquele curso, pois abriu portas para ele nesta empresa. Hoje ele trabalha em uma área que não é a mesma que se especializou, só porque você estudou para aquilo não quer dizer que você vai trabalhar só na aquela área para o resto da vida.

Conheço pessoas que cursaram engenharia e viraram empresários,professores, etc. Um diploma não te limita.

Conclusão: Você não precisa escolher uma profissão visando trabalhar com isso a vida inteira.

OBS: Um brasileiro vive em média cerca de 76 anos, acredito que muito tempo para ficar em uma coisa só(minha opinião).

não tenha medo de trocar de profissão, se necessário.

Como dizia a musica: Ergue essa cabeça mete o pé e vai na fé


Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:24590)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2020 21 15:50

Re: conselhos sobre orientação profissional, para qual carreira seguir.

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:24590) »

Fibonacci13 escreveu:
Ter 21 Jul, 2020 15:37
BEARKID, tenho um tio, que ele foi obrigado a fazer um curso que ele não queria, hoje ele trabalha em uma excelente empresa, está bem financeiramente,hoje ele agradece por fazer aquele curso, pois abriu portas para ele nesta empresa. Hoje ele trabalha em uma área que não é a mesma que se especializou, só porque você estudou para aquilo não quer dizer que você vai trabalhar só na aquela área para o resto da vida.

Conheço pessoas que cursaram engenharia e viraram empresários,professores, etc. Um diploma não te limita.

Conclusão: Você não precisa escolher uma profissão visando trabalhar com isso a vida inteira.

OBS: Um brasileiro vive em média cerca de 76 anos, acredito que muito tempo para ficar em uma coisa só(minha opinião).

não tenha medo de trocar de profissão, se necessário.

Como dizia a musica: Ergue essa cabeça mete o pé e vai na fé
:) , Só espero chegar a reflexão do que realmente quero fazer com minha vida, pois não quero olhar para trás e dizer " e se eu...."




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”