Off-TopicFilosofia

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 14 16:38

Filosofia

Mensagem não lida por joãofw »

Boa tarde pessoal. Durante minha preparação para vestibulares, me deparo muito com questões de humanas, entre as quais se insere a matéria de Filosofia. Não obstante, não possuo monitores que tirem minha dúvida sobre essa matéria ( inclusive a de sociologia). Por conseguinte, vou colocar essa questão de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, a fim de que uma pessoa com saber notório nessa área ajude-me. Atenciosamente, João Marcos.

Leia atentamente o texto abaixo sobre a teoria do hábito em David Hume.
E é certo que estamos aventando aqui uma proposição que, se não é verdadeira, é
pelo menos muito inteligível, ao afirmarmos que, após a conjunção constante de dois objetos
– calor e chama, por exemplo, ou peso e solidez –, é exclusivamente o hábito que nos faz
esperar um deles a partir do aparecimento do outro.
HUME, D. Investigações sobre o entendimento humano e sobre
os princípios da moral. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 75.
Com base na Teoria de Hume e no texto acima, marque a alternativa INCORRETA, ou seja, aquela que de modo
algum pode ser uma interpretação adequada desse texto.
A) A conjunção constante entre dois objetos explica a força do hábito e, conseqüentemente, o procedimento da inferência.
B) A hipótese do hábito é conseqüente com a teoria de Hume, de que todo o nosso conhecimento é construído por
experiência e observação.
C) Se a causalidade fosse construída a priori e de modo necessário, não seria preciso recorrer à experiência e à
repetição para que de uma causa fosse extraído o respectivo efeito.
D) O hábito jamais pode ser a base da inferência. Em virtude disso, os conceitos de causa e efeito jamais podem se
aplicar a qualquer objeto da experiência.
Resposta

d




Avatar do usuário
CarlosBruno
1 - Trainee
Mensagens: 79
Registrado em: Seg 16 Mar, 2020 20:52
Última visita: 17-05-22
Mai 2020 14 16:55

Re: Filosofia

Mensagem não lida por CarlosBruno »

Hume é um filosofo bem interessante, vou tentar explicar a ideia que ele traz nesse texto. Teoria do hábito ate mesmo posto como meio incorreto por parte da questão na verdade quer se referenciar a uma critica ao tal principio da causalidade feita por Hume, que de uma forma bem direta significa que se um tal evento acarreta em outro não há uma necessidade, pelo menos lógica, de que tal evento seja realmente e necessariamente recorrente de um outro. De tal forma que essa inferência da causalidade é decorrente do hábito.

Já visto a introdução ao pensamento vamos analisar as alternativas: Letra A demonstra bem a ideia que ele trouxe neste texto, no qual é posto que essa tal causalidade falsa é dada devido a uma conjunção constante de objetos que por meio do hábito leva-nos a inferência; portanto alternativa correta.

Letra B relaciona a teoria do hábito com o olhar empirista de Hume, que observa que todo o conhecimento é construído empiricamente, ou seja pelas experiências e observações.

Letra C traz uma reflexão que também esta relacionada com os pensamentos de Hume, já que se a causalidade fosse realmente uma verdade absoluta e incontestável, seria inútil a experiência e a repetição de conjunções constantes de objetos para que de uma causa se extraísse uma consequência (respectivo efeito).

Letra D quebra qualquer relação com a teoria de Hume já que coloca o hábito jamais podendo ser base da inferência. O filosofo na verdade pensa o contrario de tal afirmação. Portanto ultima alternativa como sendo a incorreta.

Última edição: CarlosBruno (Qui 14 Mai, 2020 16:56). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 14 17:08

Re: Filosofia

Mensagem não lida por joãofw »

Magnífico CarlosBruno!!! Você é sensacional. Deixa eu te perguntar mais uma coisa. Bom, o hábito pode ser a base da inferência, mas não é algo preconizado por Hume, uma vez que ele critica essa causalidade proporcionada pelo hábito, estou certo?



Avatar do usuário
CarlosBruno
1 - Trainee
Mensagens: 79
Registrado em: Seg 16 Mar, 2020 20:52
Última visita: 17-05-22
Mai 2020 14 17:19

Re: Filosofia

Mensagem não lida por CarlosBruno »

Faz um certo tempo que eu me dei de ler um pouco sobre Hume, mas por lembrança minha ele teceu criticas ao principio da causalidade, quando começou a estudar acerca dos limites do entendimento humano, onde percebeu que muito pouco o ser humano realmente pode conhecer, já que na essência empírica de Hume o homem só conhece as percepções e as suas relações por frequência e constância decorrente , de hábitos, mas estas não sendo absolutas e sujeitas ao acaso. Podendo ver ate um certo ceticismo na filosofia de Hume.

Espero que eu tenha respondido a pergunta, pelo menos de explicito ele não fez critica aos hábitos humanos apenas ao principio da causalidade, que era bastante argumentado nas filosofias anteriores a ele.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 14 17:46

Re: Filosofia

Mensagem não lida por joãofw »

Você foi incrível! Estou satisfeito com a sua resolução. Muito obrigado pela sua atenção !



Avatar do usuário
CarlosBruno
1 - Trainee
Mensagens: 79
Registrado em: Seg 16 Mar, 2020 20:52
Última visita: 17-05-22
Mai 2020 14 17:56

Re: Filosofia

Mensagem não lida por CarlosBruno »

De nada, qualquer duvida pode me chamar, se eu souber poderei te ajudar.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 14 18:13

Re: Filosofia

Mensagem não lida por joãofw »

Oh, muita gentileza de sua parte. Muito obrigado mais uma vez!



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 14 18:25

Re: Filosofia

Mensagem não lida por joãofw »

CarlosBruno, gostaria de discutir mais um pouco sobre essa mesma questão. Estava aqui lendo sobre Hume e me veio a seguinte pergunta em relação a alternativa "b": Como o hábito pode ser construído pela experiência se ele permite os indivíduos afirmarem além da experiência?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”