Off-TopicSe eu for aprovada... e a inspeção de saúde

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Mai 2020 14 10:31

Se eu for aprovada... e a inspeção de saúde

Mensagem não lida por anastacialina »

Hey, pessoinhas. Gente, por favor, não interpretem isso como pedantismo. Não é isso. Afinal de contas eu acho que todo mundo aqui deste fórum é mais inteligente que eu. Seria, no mínimo, uma falta de bom senso pensar ao contrário.

Bem, eu tenho vontado de entrar no ITA. Sei que é um instituto baseado nos princípio militares até mesmo para aqueles não não desejam seguir carreira. Afinal, aqueles que não são optativos ainda sim são da reserva.

Por que falo isso? Pois na pequena chance de eu passar. Obviamente eu gostaria que eles — administração do ITA — aceitassem minha matrícula, para que eu de fato pudesse estudar lá. Duh... é por isso que eu tentaria passar. LOL. Ora, mas fiquei sabendo que existe um exame de saúde. Bem, tenho medo da prova e do exame de saúde, não posso negar isso. Pensem comigo: uma coisa é você não passar na prova. Afinal, todos os anos acontece e em um alto número. Outra coisa é você estudar 2, 3 anos, ou até mais, e perceber que foi aprovado na prova, mas por algum motivo do além você não passou nos exames médicos. Isso me destruíra... Ah... *goosebumps* nem gosto de pensar nisso. Tenho um pouco de medo, pois eu não sou a pessoa mais alta do mundo e nem tenho o melhor porte físico também. Creio que seja um elemento eliminatório. Bem, alguém poderia me dizer algo sobre a inspeção de saúde? O que causaria eliminação? Altura, por exemplo? Ah... e tem algum teste onde você tenha que correr uma certa distância ou tenha fazer um número certo de flexões ou algo do gêneo? ♥

Última edição: anastacialina (Qui 14 Mai, 2020 15:43). Total de 1 vez.


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Mai 2020 14 15:34

Re: Se eu for aprovada... e a inspecção de saúde

Mensagem não lida por Tassandro »

anastacialina,
Α melhor opção é sempre ler o edital. Um amigo meu que passou ano passado no ITA foi reprovado no exame de saúde (ele é baixo e magro, mas o importante é a inteligência!), porém ele usou recurso e conseguiu entrar. Até que a inspeção de saúde do ITA é tranquila comparada à do IME. Só posso lhe garantir que se não for nada muito sério, você pode entrar sim. Altura mínima acho que só tem no IME. Reitero, o melhor é ler o edital e lembre que muitos que não passaram pela inspeção de saúde usaram recurso e entraram.

Última edição: Tassandro (Qui 14 Mai, 2020 15:35). Total de 1 vez.


Dias de luta, dias de glória.

mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 14 15:41

Re: Se eu for aprovada... e a inspecção de saúde

Mensagem não lida por mcarvalho »

Tassandro escreveu:
Qui 14 Mai, 2020 15:34
Α melhor opção é sempre ler o edital. Um amigo meu que passou ano passado no ITA foi reprovado no exame de saúde (ele é baixo e magro, mas o importante é a inteligência!), porém ele usou recurso e conseguiu entrar. Até que a inspeção de saúde do ITA é tranquila comparada à do IME. Só posso lhe garantir que se não for nada muito sério, você pode entrar sim. Altura mínima acho que só tem no IME. Reitero, o melhor é ler o edital e lembre que muitos que não passaram pela inspeção de saúde usaram recurso e entraram.
Eu fico pensando que baita sacanagem é você conseguir ser aprovado num exame dificílimo e super concorrido, pra um exame físico te derrubar. Entendo a existência desses exames por serem institutos militares, que formam pessoas na carreira inclusive, mas não deixa de ser complicado.


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mai 2020 14 15:57

Re: Se eu for aprovada... e a inspeção de saúde

Mensagem não lida por Ósmio »

mcarvalho,

Pois é, justamente boa parte das pessoas que estudam lá não tem a mínima vontade de seguir carreira no exército. Acho que seria muito mais conivente o exame ser aplicado para pessoas que querem seguir a carreira militar, você percebe esse perfil no ITA que é mais flexível que o IME nesse quesito. Fora o fato de acabar afastando, mesmo sendo uma parcela pequena das pessoas, estudantes que querem estudar lá seja porque têm uma deficiência ou coisa do tipo. O Tassandro comentou sobre recurso, mas querendo ou não acaba sendo mais um problema conseguir isso. E quem não tem acesso ou condições de ter um programa de exercícios ou academia ou etc para se preparar para esse exame?
Última edição: Ósmio (Qui 14 Mai, 2020 16:01). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 14 16:17

Re: Se eu for aprovada... e a inspeção de saúde

Mensagem não lida por Planck »

mcarvalho escreveu:
Qui 14 Mai, 2020 15:41
Reitero, o melhor é ler o edital e lembre que muitos que não passaram pela inspeção de saúde usaram recurso e entraram.
Essa questão do recurso é muito válida, pois, nesse aspecto, já há precedente aberto. Consultei rapidamente no JusBrasil e existe uma quantidade interessante de recursos. Observem uma decisão nesse sentido, pelo TRF-3: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/18 ... 018-pg-832.



mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 14 16:34

Re: Se eu for aprovada... e a inspeção de saúde

Mensagem não lida por mcarvalho »

Ósmio escreveu:
Qui 14 Mai, 2020 15:57
Pois é, justamente boa parte das pessoas que estudam lá não tem a mínima vontade de seguir carreira no exército. Acho que seria muito mais conivente o exame ser aplicado para pessoas que querem seguir a carreira militar, você percebe esse perfil no ITA que é mais flexível que o IME nesse quesito.
Infelizmente acho que isso seria um pouco inviável porque o primeiro ano no ITA é obrigatoriamente militar. Se desfizessem essa obrigatoriedade (pouquíssimo provável) ou transpusessem-na para o segundo ano (também improvável, dá pra entender o motivo dela ser no primeiro ano) seria mais fácil contornar o problema.
Planck escreveu:
Qui 14 Mai, 2020 16:17
Essa questão do recurso é muito válida, pois, nesse aspecto, já há precedente aberto. Consultei rapidamente no JusBrasil e existe uma quantidade interessante de recursos. Observem uma decisão nesse sentido, pelo TRF-3: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/18 ... 018-pg-832.
De fato interessante. Provavelmente só deve não conseguir entrar (nem com recurso) quem realmente tenha um problema sério e comprometedor.



"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”