Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Off-TopicRumo ao ITA

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: 15 Fev 2020, 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Agradeceu: 129 vezes
Agradeceram: 136 vezes
Mai 2020 14 12:56

Re: Rumo ao ITA

Mensagem não lida por Tassandro »

goncalves3718,
Há possibilidade de optar por NÃO Seguir a carreira militar nos dois institutos. Uma faculdade que oferece cursos de engenharia de igual para igual em relação ao ITA/IME é a Escola Politécnica da USP, que não demanda carreira militar.

Dias de luta, dias de glória.

mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: 12 Abr 2019, 15:13
Última visita: 21-10-23
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 77 vezes
Mai 2020 14 13:07

Re: Rumo ao ITA

Mensagem não lida por mcarvalho »

goncalves3718 escreveu: 14 Mai 2020, 12:40 Então, vocês conhecem alguma faculdade que tenha o desenvolvimento bem aplicado de Engenharia assim como, ou um pouco menos igual ao ITA, mas que não demandam de certa forma da carreira militar?
Ou se há a possibilidade de optar por NÃO seguir a carreira militar( não entendi muito bem a questão de ativa)?
Se for só por recear a questão militar, acho que você deve continuar pensando no ITA. No primeiro ano, todos são obrigatoriamente militares, no segundo, obrigatoriamente civis, e a partir do terceiro você escolhe. Muitos, mas muitos optam pela carreira civil, e vão trabalhar, na maioria, em empresas de engenharia ou no mercado financeiro. Inclusive imagino que muitos entram no ITA sem nem pensar em seguir a carreira militar. Sei que alguns acabam optando por ela, porém, mesmo sem querer, por conta da situação financeira favorável e estável que ela dá ainda na graduação.

De qualquer forma, a Escola Politécnica da USP é uma excelente instituição - e, sinceramente, com um custo-benefício muito melhor, no sentido de que entrar lá demanda muito menos preparação comparada, mas a qualidade e as oportunidades do curso são quase, ou tão boas quanto, e se você tiver um currículo diversificado, certamente poderá concorrer de igual para igual. Outras faculdades de engenharia que eu consideraria fazer: UFSCAR, Unicamp, UFMG e inclusive os outros cursos de engenharia da USP fora da Poli (ou seja, fora da cidade de São Paulo).

Tome bem a decisão. A USP é significantemente mais fácil de entrar - está longe, muito longe de ser fácil em termos absolutos, porém. Sabe aqueles livros de embasamento que o Zhadnyy recomendou? Então, continue estudando por eles. Comece logo no primeiro ano. Não precisa ser num ritmo acelerado, longe disso, mas não bobeie - e será muito mais tranquilo para você no terceiro ano.

"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth
Avatar do usuário

Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: 03 Abr 2020, 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes
Mai 2020 14 13:08

Re: Rumo ao ITA

Mensagem não lida por Ósmio »

goncalves3718,

Como o Tassandro disse a USP é também uma opção muito forte. Eu citaria também a UNICAMP porque, segundo as minhas pesquisas, está numa disputa acirrada com a USP. De destaque você tem UNESP, UFRJ, UFMG e UFPR, mas essas não tem o mesmo destaque que as duas que citei. A UFRJ é a melhor dentre essas 4 e ela tem uma pontuação está um pouco atrás das duas.
Avatar do usuário

jvmago
5 - Mestre
Mensagens: 2724
Registrado em: 06 Jul 2017, 14:54
Última visita: 07-05-24
Agradeceu: 375 vezes
Agradeceram: 1012 vezes
Mai 2020 21 11:40

Re: Rumo ao ITA

Mensagem não lida por jvmago »

Não posso opinar muitas coisas mas afirmo que é imprescindível que leia ao menos os fundamentos do Iezzi e conclua o o Rufino isso já é um bom começo. Sobre os peruanos e russos tenha em mente que muitas vezes você não resolverá 1/5 de cada página no início e é exatamente esse o intuito, fazer com que você busque evoluir e pesquisar maneiras então eu afirmo que vale apenas serem estudados principalmente o Una Analisis del Movimiento e Problemas de Física y como resolver-los

Nada de irodov ou iit use isso apenas para olimpíadas
Não importa se você é magrinho ou gordinho, alto ou baixo, o que te difere dos outros é quando expõe seus conhecimentos.

Autor do Tópico
goncalves3718
3 - Destaque
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Dez 2019, 15:26
Última visita: 11-04-23
Agradeceu: 19 vezes
Agradeceram: 30 vezes
Mai 2020 21 12:22

Re: Rumo ao ITA

Mensagem não lida por goncalves3718 »

Obrigado pelas indicações pessoal!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (Rumo ao ITA) - Divisores
    por emanuel9393 » » em IME / ITA
    1 Respostas
    3569 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem (Rumo ao ITA) Análise Combinatória
    por emanuel9393 » » em IME / ITA
    1 Respostas
    2338 Exibições
    Última mensagem por Tassandro
  • Nova mensagem Simulados Rumo ao ITA
    por Oziel » » em Links e Livros
    2 Respostas
    3150 Exibições
    Última mensagem por Oziel
  • Nova mensagem Rumo ao ITA - Gravitação
    por HHHoppe » » em IME/ITA
    2 Respostas
    1424 Exibições
    Última mensagem por Tassandro
  • Nova mensagem (Rumo ao ITA) Problema de 1 grau
    por Epcar26 » » em Ensino Fundamental
    1 Respostas
    1294 Exibições
    Última mensagem por guila100

Voltar para “Off-Topic”