Off-TopicConsigo passar no ITA ou é tarde demais?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
CarlosBahlo
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb 23 Nov, 2019 12:37
Última visita: 25-11-19
Nov 2019 23 12:41

Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por CarlosBahlo »

Olá, tô com 18 anos de idade e farei 19 em maio do ano que vem, ou seja, tenho 5 tentativas.
Minha ideia é começar a estudar pelos livros tradicionais de embasamento (Iezzi, Feltre, Tópicos, etc), minha intenção é começar agora em dezembro pra tentar terminar todo o embasamento do ensino médio por esses livros até o fim do ano que vem. Logo após, começar um cursinho preparatório, talvez o Poliedro, visto que moro do ladinho. Estou disposto a passar 15h diárias líquidas com uma rotina saudável, já que não trabalho e não faço “nada” além de estudar. Já consigo manter essa rotina, pois meu ensino médio era composto por aulas que duravam o dia todo, tipo um internato. Vocês acham que mesmo começando agora, com 18 e tendo 5 tentativas, é tarde pra começar a estudar para o ITA?




Avatar do usuário
EricCartman
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Ter 27 Nov, 2018 15:23
Última visita: 08-12-19
Nov 2019 23 12:54

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por EricCartman »

Mano, uma opção seria fazer a AFA, visto que da pra entrar no ITA via AFA. Assim como no IME via EsPCEx. Olha tem um vídeo no YouTube que explica melhor isso para ingressar no IME https://youtu.be/4sDSTYtfQhs, na AFA não sei ao certo como funciona, mas acredito que seja de uma forma parecida.
Eu quero IME, e tenho pouco tempo também, então estou fazendo isso.

Última edição: EricCartman (Sáb 23 Nov, 2019 12:56). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
EricCartman
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Ter 27 Nov, 2018 15:23
Última visita: 08-12-19
Nov 2019 23 13:02

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por EricCartman »

Mas é claro, cada caso é um caso, para mim, achei melhor entrar direto na EsPCEx, por isso dedico quase que diariamente ao estudo, mas vai de cada um, 5 anos é muito tempo realmente, da para fazer bastante coisa nesse tempo.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
CarlosBahlo
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb 23 Nov, 2019 12:37
Última visita: 25-11-19
Nov 2019 23 13:12

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por CarlosBahlo »

EricCartman escreveu:
Sáb 23 Nov, 2019 13:02
Mas é claro, cada caso é um caso, para mim, achei melhor entrar direto na EsPCEx, por isso dedico quase que diariamente ao estudo, mas vai de cada um, 5 anos é muito tempo realmente, da para fazer bastante coisa nesse tempo.
Vou prestar para todas as escolas militares de ensino superior, mas o foco mesmo é o ITA. É que nunca achei alguém que tenha começado nessa altura do campeonato. Qual sua idade?
Última edição: CarlosBahlo (Sáb 23 Nov, 2019 13:13). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
EricCartman
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Ter 27 Nov, 2018 15:23
Última visita: 08-12-19
Nov 2019 23 13:18

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por EricCartman »

CarlosBahlo escreveu:
Sáb 23 Nov, 2019 13:12
EricCartman escreveu:
Sáb 23 Nov, 2019 13:02
Mas é claro, cada caso é um caso, para mim, achei melhor entrar direto na EsPCEx, por isso dedico quase que diariamente ao estudo, mas vai de cada um, 5 anos é muito tempo realmente, da para fazer bastante coisa nesse tempo.
Vou prestar para todas as escolas militares de ensino superior, mas o foco mesmo é o ITA. É que nunca achei alguém que tenha começado nessa altura do campeonato. Qual sua idade?
17, esse ano fiz 73 na EsPCEx, bati na trave, mas ano que vem é so vitória.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
CarlosBahlo
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb 23 Nov, 2019 12:37
Última visita: 25-11-19
Nov 2019 23 13:21

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por CarlosBahlo »

17, esse ano fiz 73 na EsPCEx, bati na trave, mas ano que vem é so vitória.
17 é bem cedo po, ano que vem ce passa, passou perto nessa...



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Nov 2019 23 21:43

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por caju »

Olá CarlosBahlo,

Vou lhe contar, abreviadamente, meu caso. Conheci o IME com 22 anos.

Eu estava cursando Matemática na UFRGS em 2002, com 22 anos, e dando aulas no cursinho Mauá Pré-Vestibular quando uma aluna me apareceu com algumas questões do vestibular do IME para resolver. Fiquei deslumbrado com a qualidade e dificuldade das questões! Era algo completamente diferente do meu mundinho pré-vestibular da UFRGS, onde eu estava inserido desde os 19 anos. Ou seja, minha preparação pro vestibular foi totalmente direcionada para a federal do RS, e todas as aulas que eu havia ministrado até aquele momento eram direcionadas para pessoas interessadas apenas na UFRGS. Eu nunca havia pensado que poderia ter a possibilidade de sair de Porto Alegre para estudar.

Fiquei sabendo da existência do Instituto através dessa aluna, e fui verificar na internet mais informações. Nessa minha corrida, acabei descobrindo que o cursinho Elite (focado em IME/ITA) estava para abrir, em 2003, em Porto Alegre!!! Corri atrás para ver como poderia fazer para trabalhar nesse cursinho e acabou que consegui ser selecionado para ministrar aulas de Matemática com eles. Fiquei tão empolgado com a vida IME/ITA que eu estava descobrindo nessa nova casa que, em 2003, acabei mudando toda minha vida para focar no estudo pro IME (era meu último ano de tentativa). Fiz um trato com o Bagual (coordenador-chefe-dono do cursinho por lá) de dar aulas apenas para a turma Medicina deles em troca de estudar na turma IME-ITA. Fiz o ano inteiro de cursinho e obtive êxito ao final do ano (minha última oportunidade, por conta da idade que era naquela época). Me formei em 2008 em Engenharia da Computação no IME, o civil mais velho da turma :)

Ou seja, contei toda essa história para lhe concluir: não acho nem um pouco tarde você começar a focar no ITA com 19 anos...

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
CarlosBahlo
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb 23 Nov, 2019 12:37
Última visita: 25-11-19
Nov 2019 24 07:30

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por CarlosBahlo »

caju escreveu:
Sáb 23 Nov, 2019 21:43
Olá CarlosBahlo,

Vou lhe contar, abreviadamente, meu caso. Conheci o IME com 22 anos.

Eu estava cursando Matemática na UFRGS em 2002, com 22 anos, e dando aulas no cursinho Mauá Pré-Vestibular quando uma aluna me apareceu com algumas questões do vestibular do IME para resolver. Fiquei deslumbrado com a qualidade e dificuldade das questões! Era algo completamente diferente do meu mundinho pré-vestibular da UFRGS, onde eu estava inserido desde os 19 anos. Ou seja, minha preparação pro vestibular foi totalmente direcionada para a federal do RS, e todas as aulas que eu havia ministrado até aquele momento eram direcionadas para pessoas interessadas apenas na UFRGS. Eu nunca havia pensado que poderia ter a possibilidade de sair de Porto Alegre para estudar.

Fiquei sabendo da existência do Instituto através dessa aluna, e fui verificar na internet mais informações. Nessa minha corrida, acabei descobrindo que o cursinho Elite (focado em IME/ITA) estava para abrir, em 2003, em Porto Alegre!!! Corri atrás para ver como poderia fazer para trabalhar nesse cursinho e acabou que consegui ser selecionado para ministrar aulas de Matemática com eles. Fiquei tão empolgado com a vida IME/ITA que eu estava descobrindo nessa nova casa que, em 2003, acabei mudando toda minha vida para focar no estudo pro IME (era meu último ano de tentativa). Fiz um trato com o Bagual (coordenador-chefe-dono do cursinho por lá) de dar aulas apenas para a turma Medicina deles em troca de estudar na turma IME-ITA. Fiz o ano inteiro de cursinho e obtive êxito ao final do ano (minha última oportunidade, por conta da idade que era naquela época). Me formei em 2008 em Engenharia da Computação no IME, o civil mais velho da turma :)

Ou seja, contei toda essa história para lhe concluir: não acho nem um pouco tarde você começar a focar no ITA com 19 anos...

Grande abraço,
Prof. Caju
Inspiradora sua história, professor! O interessante é que você, mesmo sabendo da pressão do fato de ser a última tentativa, soube lidar. Como conseguiu essa façanha? Impressionante mesmo, saindo de uma ótima Federal pra tentar o último ano no vestibular mais difícil do país, eu acho que não teria essa coragem kkk.



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Nov 2019 25 19:08

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por caju »

Pois é CarlosBahlo, foi uma pressão forte mesmo. Mas sempre foi uma pressão interna minha, eu mesmo querendo aquilo. Minha família nunca me pressionou para isso, então eu tinha só que lidar comigo mesmo, e acho que eu consegui lidar bem com isso.

Quando pintava as situações onde eu ficava com medo de estar fazendo aquilo, eu sempre tentava focar essa energia do medo nos estudos, ao invés de jogar essa energia do medo em pensamentos destrutivos. Eu sabia que, para passar, eu tinha que estudar! Não tem mistério! Se o medo de reprovar aparecia, eu focava em estudar com mais qualidade!!!

Veja que não falei "estudar mais", e sim "com qualidade". Estudar 15 horas por dia pode ser pior do que estudar 2 horas por dia, se for feito com qualidade. Ou seja, você tem que se conhecer e estabelecer os seus limites, não deixando de fazer outras atividades. Com a experiência, o tempo de estudo sempre irá aumentar, e o tempo para outras atividades sempre vai diminuir (mas nunca é bom zerar), e a cada dia que passa você conseguirá ter muito mais qualidade no estudo.

Tenha em mente que VOCÊ sempre será seu PIOR INIMIGO. É você que sempre irá tentar se colocar pra baixo... em todas situações! Então a melhor coisa a fazer é saber lidar consigo mesmo! Não deixe os pensamentos destrutivos vencerem e foque essa energia pras coisas boas :)

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Nov 2019 26 14:29

Re: Consigo passar no ITA ou é tarde demais?

Mensagem não lida por carlosaugusto »

caju escreveu:
Seg 25 Nov, 2019 19:08
Tenha em mente que VOCÊ sempre será seu PIOR INIMIGO. É você que sempre irá tentar se colocar pra baixo... em todas situações! Então a melhor coisa a fazer é saber lidar consigo mesmo! Não deixe os pensamentos destrutivos vencerem e foque essa energia pras coisas boas
Acredito muito nisso.
É algo que precisa ser reforçado sempre em nossa consciência, para não cair no esquecimento em momentos difíceis...

Muito bom conhecer tua história, Prof. caju! Bastante motivadora, parabéns! :D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem É tarde pra pensar em ITA?
    por EU29 » » em Off-Topic
    8 Respostas
    2681 Exibições
    Última msg por FelipeMartin
  • Nova mensagem PUC-PR Verão - Demais Cursos 2015 - Quantidade de movimento
    por Gabibt » » em Física I
    2 Respostas
    4522 Exibições
    Última msg por Gabibt
  • Nova mensagem (UFT Tarde 2024/1) - Mecânica
    por oilut » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    284 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem (UFT Tarde 2023/2) - Cinemática
    por oilut » » em Física I
    1 Respostas
    296 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem UFT Tarde 2023/2 - Química Geral
    por oilut » » em Química Geral
    1 Respostas
    275 Exibições
    Última msg por παθμ

Voltar para “Off-Topic”