Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Off-TopicO que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: 22 Jun 2016, 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 23 vezes
Out 2019 30 17:17

O que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Mensagem não lida por pensadornato »

Pessoal,resumi da minha maneira o que é ciência em um grupo de ciência no facebook,mas fui banido de lá,risos,veja se a minha frase é um frase para banimento em um grupo de ciência:

Eu disse:

A ciência só sabe uma parte da realidade baseada na pesquisa cientifica.

Essa frase é verdade para mim,mas:

Ofendi os cientistas nesse caso?

O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.
Avatar do usuário

jaquecusto
Junior
Mensagens: 18
Registrado em: 10 Jul 2011, 18:20
Última visita: 27-04-22
Agradeceram: 1 vez
Abr 2022 04 03:29

Re: O que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Mensagem não lida por jaquecusto »

É mais fácil banir que argumentar...


lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 12-06-23
Abr 2022 07 22:35

Re: O que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Mensagem não lida por lmtosta »

pensadornato,


A simples manifestação deste argumento por si só não deve ser motivo de banimento!!!!!!!

O problema surge com o modo como se usa esse argumento!!!!!!!

Por exemplo, um interlocutor mal-intencionado pode querer usar isto para desmerecer, desacreditar o Método Científico e colocá-lo em xeque, o que certamente é um problema, visto que a Ciência é, até agora, um dos mais bem sucedidos empreendimentos da História Humana!!!!!!!

Talvez ficaram com medo que você conduzisse seu discurso nesse sentido e, por precaução e para evitar incômodos desnecessários, acabaram banindo você!!!!!!!!

Não concordo com o banimento, mas também te digo que seu argumento é bastante questionável e precisa ser testado!!!!!!!

Afinal de contas, se falo que a Ciência só sabe uma parte da realidade, pressupõe-se que eu conheça de antemão que realidade é essa, do contrário são palavras "jogadas ao vento" e sem sentido algum!!!!!!!

E, de fato, a espécie humana não parece conhecer com propriedade o que viria a ser esta realidade!!!!!!!

O seu argumento pressupõe o conhecimento prévio daquilo que se chama realidade (seja lá o que for), mas será que conhecemos para valer esta tal realidade (seja lá o que for)?????

Por outro lado, se por realidade você quiser se referir ao conjunto de objetos e fenômenos que acontecem na Natureza, no Universo, seu argumento deixa de representar palavras "jogadas ao vento" e ganha força, pois, de fato, a Ciência só sabe uma parte da realidade (leia-se objetos e fenômenos naturais) baseada na pesquisa científica!!!!!!!

E fica difícil contestar isso pois realmente existem fenômenos naturais que até então não são reprodutíveis em laboratório com tanta eficiência, como é o caso da Fixação de Nitrogênio do ar para obter adubos e fertilizantes!!!!!!!

Em laboratórios, a Fixação de Nitrogênio é conseguida com rendimentos pífios e baixos, ao passo que uma simples árvore realizada tal tarefa com maestria e altíssimo rendimento. Como????? Vai saber!!!!!!!

Trocando em miúdos, o que quero dizer é que seu argumento, como está construído, é muito amplo e pode caminhar tanto para lados frutíferos como este que citei por último, quanto para um discurso vago e sem sentido, se você falar de realidade sem qualificar seu discurso, como se o termo "realidade" pudesse ser associado a um único elemento!!!!!!!

Veja que, se eu falar "colher", 100% das pessoas lúcidas e minimamente esclarecidas saberão com 100% de certeza a que me refiro!!!!!!!

O mesmo não acontece com "realidade"!!!!!!!!

O termo "realidade" pode ser associado a diversas e diferentes conotações, de modo que tentar argumentar sobre isso sem dizer o que você entende por isso, é simplesmente loucura, pois ninguém te levará a sério, visto que existem pessoas que passam a vida divagando e patinando sobre as mesmas ideias sem progredirem!!!!!!!!

Pessoas assim são vistas como perda de tempo, e com certa razão, pois não faz sentido perder tempo com quem divaga sem qualificar o próprio discurso!!!!!!!!

Algo parecido acontece com quem gosta de falar frases de efeito como: "a Ciência está tão longe da Verdade quanto a Religião"!!!!!!!!

Quando você fala que algo está tão longe de, digamos, um ideal, quanto outro algo, obviamente você está estabelecendo uma comparação!!!!!!!

Para alguém falar que a Ciência está tão longe de um ideal, por exemplo, quanto a Religião, precisamos saber qual é essa "distância" desse ideal e, principalmente, como medir essa "distância" para daí a frase em questão fazer algum sentido!!!!!!!

Nesse contexto, pergunto:
1) O que é a Verdade????? Nem sei se para os próprios filósofos isto faz algum sentido!!!!!!!
2) O que é essa "distância" que supostamente separa Ciência e Religião dessa tal Verdade????? Vai saber!!!!!!!!
3) Como medir essa "distância"?????? Ora, se não se sabe o que é e nem o que vem a ser essa tal Verdade, que dirá se saberá medir esta "distância". Sem chances!!!!!!!

Portanto, essa clássica frase, sem a devida qualificação de discurso e estando de forma genérica, carece de qualquer sentido material, não passando de verborragia barata!!!!!!!

Respondendo sua pergunta do tópico, se você não qualificar o seu discurso, sim, sua visão de Ciência pode irritar a qualquer um, não somente Pesquisadores e Cientistas!!!!!!!

Argumentos e pensamentos aleatórios, sem qualificação do discurso, não passam de conversa de bar, na melhor das hipóteses!!!!!!!!

No entanto, fosse eu, não baniria, mas sim teria uma conversa franca e elucidativa sobre argumentação!!!!!!!!

Afinal, mesmo em um grupo de ciência do facebook ou que quer que seja, o que importa não são as pessoas propriamente, mas sim suas argumentações!!!!!!!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Off-Topic”