Off-TopicO que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Out 2019 30 17:17

O que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Mensagem não lida por pensadornato »

Pessoal,resumi da minha maneira o que é ciência em um grupo de ciência no facebook,mas fui banido de lá,risos,veja se a minha frase é um frase para banimento em um grupo de ciência:

Eu disse:

A ciência só sabe uma parte da realidade baseada na pesquisa cientifica.

Essa frase é verdade para mim,mas:

Ofendi os cientistas nesse caso?



O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Avatar do usuário
jaquecusto
Junior
Mensagens: 18
Registrado em: Dom 10 Jul, 2011 18:20
Última visita: 27-04-22
Abr 2022 04 03:29

Re: O que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Mensagem não lida por jaquecusto »

É mais fácil banir que argumentar...




lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Abr 2022 07 22:35

Re: O que é ciência para mim pode irritar os cientistas?

Mensagem não lida por lmtosta »

pensadornato,


A simples manifestação deste argumento por si só não deve ser motivo de banimento!!!!!!!

O problema surge com o modo como se usa esse argumento!!!!!!!

Por exemplo, um interlocutor mal-intencionado pode querer usar isto para desmerecer, desacreditar o Método Científico e colocá-lo em xeque, o que certamente é um problema, visto que a Ciência é, até agora, um dos mais bem sucedidos empreendimentos da História Humana!!!!!!!

Talvez ficaram com medo que você conduzisse seu discurso nesse sentido e, por precaução e para evitar incômodos desnecessários, acabaram banindo você!!!!!!!!

Não concordo com o banimento, mas também te digo que seu argumento é bastante questionável e precisa ser testado!!!!!!!

Afinal de contas, se falo que a Ciência só sabe uma parte da realidade, pressupõe-se que eu conheça de antemão que realidade é essa, do contrário são palavras "jogadas ao vento" e sem sentido algum!!!!!!!

E, de fato, a espécie humana não parece conhecer com propriedade o que viria a ser esta realidade!!!!!!!

O seu argumento pressupõe o conhecimento prévio daquilo que se chama realidade (seja lá o que for), mas será que conhecemos para valer esta tal realidade (seja lá o que for)?????

Por outro lado, se por realidade você quiser se referir ao conjunto de objetos e fenômenos que acontecem na Natureza, no Universo, seu argumento deixa de representar palavras "jogadas ao vento" e ganha força, pois, de fato, a Ciência só sabe uma parte da realidade (leia-se objetos e fenômenos naturais) baseada na pesquisa científica!!!!!!!

E fica difícil contestar isso pois realmente existem fenômenos naturais que até então não são reprodutíveis em laboratório com tanta eficiência, como é o caso da Fixação de Nitrogênio do ar para obter adubos e fertilizantes!!!!!!!

Em laboratórios, a Fixação de Nitrogênio é conseguida com rendimentos pífios e baixos, ao passo que uma simples árvore realizada tal tarefa com maestria e altíssimo rendimento. Como????? Vai saber!!!!!!!

Trocando em miúdos, o que quero dizer é que seu argumento, como está construído, é muito amplo e pode caminhar tanto para lados frutíferos como este que citei por último, quanto para um discurso vago e sem sentido, se você falar de realidade sem qualificar seu discurso, como se o termo "realidade" pudesse ser associado a um único elemento!!!!!!!

Veja que, se eu falar "colher", 100% das pessoas lúcidas e minimamente esclarecidas saberão com 100% de certeza a que me refiro!!!!!!!

O mesmo não acontece com "realidade"!!!!!!!!

O termo "realidade" pode ser associado a diversas e diferentes conotações, de modo que tentar argumentar sobre isso sem dizer o que você entende por isso, é simplesmente loucura, pois ninguém te levará a sério, visto que existem pessoas que passam a vida divagando e patinando sobre as mesmas ideias sem progredirem!!!!!!!!

Pessoas assim são vistas como perda de tempo, e com certa razão, pois não faz sentido perder tempo com quem divaga sem qualificar o próprio discurso!!!!!!!!

Algo parecido acontece com quem gosta de falar frases de efeito como: "a Ciência está tão longe da Verdade quanto a Religião"!!!!!!!!

Quando você fala que algo está tão longe de, digamos, um ideal, quanto outro algo, obviamente você está estabelecendo uma comparação!!!!!!!

Para alguém falar que a Ciência está tão longe de um ideal, por exemplo, quanto a Religião, precisamos saber qual é essa "distância" desse ideal e, principalmente, como medir essa "distância" para daí a frase em questão fazer algum sentido!!!!!!!

Nesse contexto, pergunto:
1) O que é a Verdade????? Nem sei se para os próprios filósofos isto faz algum sentido!!!!!!!
2) O que é essa "distância" que supostamente separa Ciência e Religião dessa tal Verdade????? Vai saber!!!!!!!!
3) Como medir essa "distância"?????? Ora, se não se sabe o que é e nem o que vem a ser essa tal Verdade, que dirá se saberá medir esta "distância". Sem chances!!!!!!!

Portanto, essa clássica frase, sem a devida qualificação de discurso e estando de forma genérica, carece de qualquer sentido material, não passando de verborragia barata!!!!!!!

Respondendo sua pergunta do tópico, se você não qualificar o seu discurso, sim, sua visão de Ciência pode irritar a qualquer um, não somente Pesquisadores e Cientistas!!!!!!!

Argumentos e pensamentos aleatórios, sem qualificação do discurso, não passam de conversa de bar, na melhor das hipóteses!!!!!!!!

No entanto, fosse eu, não baniria, mas sim teria uma conversa franca e elucidativa sobre argumentação!!!!!!!!

Afinal, mesmo em um grupo de ciência do facebook ou que quer que seja, o que importa não são as pessoas propriamente, mas sim suas argumentações!!!!!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”