Off-TopicUniverso:Tem logica ou é um mundo de probabilidades?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Out 2019 21 23:55

Universo:Tem logica ou é um mundo de probabilidades?

Mensagem não lida por pensadornato »

Einstein queria saber como Deus criou o universo,por isso achava de certo modo que a religião era infantil,pois não fazia questões pertinentes(com algum proposito),vou continuar aonde Einstein parou.

O universo tem logica ou é mundo de probabilidades? A ciência é capaz de determinar a resposta disso baseado no que eu acho que Einstein imaginava?

Vou tentar colocar Deus nos assuntos científicos, para lembrar que Einstein queria saber como Deus fez o universo e todas as coisas:

Você pode calcular com a matemática ou com a física se é logica ou probabilidade,não posso calcular porque não sei a tabuada,mas sou sincero porque sou um garoto especial.

Se Deus não existisse o Planeta terra não estaria no lugar ideal para que haja vida,se o planeta terra estivesse um pouco longe do sol morreríamos congelados ou do frio,e se o mesmo estivesse perto do sol seriamos incinerados vivos,é um fato. Mas é probabilidade ou logica do universo?

A genética sabe que temos uma cadeia(segmento de DNA),essa cadeia possui milhões de informações que são variáveis e decidem se uma pessoa vai nascer perfeita ou com alguma deficiência,a maioria nasce inteligente(Como que um ser burro faria seres inteligentes?)Fato.É probabilidade ou logica da genética?

Deus para mim(Eu e não Einstein)está na diversidade,se todo mundo pensasse igual a ciência ou mundo não iria evoluir,pense então diferente e assim evoluirá o mundo ou a ciência.Fato.Pensamentos diferentes obedecem uma logica ou é só probabilidade mental?

Alguém ou algum Professor de física/matemática é capaz de responder as minhas perguntas?

Última edição: pensadornato (Ter 22 Out, 2019 00:00). Total de 1 vez.


O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Movido de Física I para Off-Topic em Ter 22 Out, 2019 09:49 por caju

Avatar do usuário
cpusam
sênior
Mensagens: 39
Registrado em: Qua 12 Fev, 2020 22:12
Última visita: 15-07-22
Fev 2020 18 01:06

Re: Universo:Tem logica ou é um mundo de probabilidades?

Mensagem não lida por cpusam »

Sei que é um tanto velho esse tópico aqui, mas achei interessante responder.

Eu diria que, o universo as pessoas, todas sem exceção, são apenas caixas-preta. Falo isso devido um ramo famoso hoje em dia que é praticamnte impossível de entender como funciona, que é o ramo da IA (inteligência artificial).

No ramo da IA é bem aceita a ideia de caixa preta, que um neurônio, mesmo que artificial, não é nem um pouco previsível seu comportamento interno. Por isso, posso afirmar com 100% de certeza que os executivos e engenheiros do facebook e google não sabem ao certo como a IA das empresas faz o que faz.

Existe outro ramo da ciência que nasceu da necessidade de explicar essa questão do ser humano, se faz sentido ou não a gente estar aqui, ou se existe alma, e por consequência se existe um ou mais deuses que criaram a gente (ou nenhum, por quê não?). Existe até um teoria ciêntifica da alma chamada de Orch-OR, que segundo os autores, explica como o cérebro "cria" uma alma, ou como o cérebro captura uma alma a partir do absoluto nada.
Essa teoria tem uns 20 pontos a ser confirmado (acho que eram 20), e até agora foi confirma uns 4 se não me engano.

Essa teoria surgiu com base nos estudos de Godel (faltou acento aqui) e outros autores. Mas ela nasceu mesmo porque ficou simplesmente impossível explicar o ser humano por meio lógico do tipo verdadeiro e falso, e assim partiu-se pro meio probabilístico.

Foi dessa falta de sentido que nasceu também a física quântica, a física "macro" não estava conseguindo explicar o mundo do muito "menor", e os cálculos começaram a ter erros gigantes.

Estou falando assim do passado conforme eu me lembro do que eu li. E mais recente, estão cogitando a existência de funções não-computáveis, algo como uma função matemática que não se pode calcular. Um exemplo disso eu diria que é a constante de Chaitin, que existe porém não se pode saber quais dígitos compõem tal número. E isso é aceito na computação? É sim, pesquise no google que você vai ver.

Eu diria que as pessoas são como essa constante: não-computáveis mas existentes. O que chamamos de alma pode ser apenas uma mera função que não podemos enxergar assim, digamos como números e nunca poderemos escrever como tal,apesar de que, sabemos que existimos.

É por isso que, pra mim pessoalmente, acredito que Deus possa ser uma espécie de função não-computável (sabemos que existe porém não sabemos como descrever ou escrever seus números) exatamente como a constante de Chaitin.

Sendo assim, o que resta fazer?

Simples, crie sua própria constante de Deus, a constante que define como Deus 'é pra você mesmo. E isso cabe de acordo com o seu pensamento sobre diversidade. Eu segui essa linha de raciocínio e hoje me considero mais imprevisível ainda, uma caixa-preta mais preta que fundo do espaço.
Tem gente que prefere não ter essa "constante" de Deus e assim apenas ignora. Pra mim é completamente normal. Outros preferem ter a mesma constante que outras pessoas, apesar de existir diferenças reais na constante de cada um deles. Tem uns que preferem impor sua constante nos outros por algum motivo mais obscuro ainda.

Sendo assim, eu diria que não somos nem lógicos e nem probabilísticos, mas simplesmente improváveis no sentido de irreprodutíveis em laboratório.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”