Off-TopicComo estudar matemática, geometria e trigonometria?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
czaralexandre
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 05 Jan, 2019 16:33
Última visita: 01-02-19
Jan 2019 05 16:38

Como estudar matemática, geometria e trigonometria?

Mensagem não lida por czaralexandre »

Como conciliar matemática "normal" (aritmética e álgebra) com geometria e trigonometria? Estou com essa dúvida para planejar como será o cronograma de estudos. Pensei em três possibilidades e gostaria de ajuda para decidir qual delas seria a melhor.

Opção 1: aritmética, álgebra, geometria e trigonometria na mesma disciplina seguindo uma ordem
Exemplo: na coleção Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi, trigonometria é o terceiro volume, e geometria plana e espacial são os volumes 9 e 10 da coleção. Faz sentido seguir essa ordem?
Exemplo 2: no curso do Vestibulândia, pelo qual estou estudando no momento, acontece o mesmo, esses assuntos são os últimos a serem tratados.
Exemplo 3: nos livros do Dante, Trigonometria começa no final do primeiro volume, segue pelos primeiros capítulos do segundo e depois vem geometria plana.
Exemplo 4: pensei em zerar os assuntos de trigonometria e geometria logo após funções do primeiro grau e antes do restante dos assuntos de matemática.
Se essa for a melhor opção, qual seria a melhor escolha dentre as quatro?
Uma desvantagem que eu imagino que poderia ter seria a falta de sincronia com as matérias de física e química que possam exigir conceitos de geometria ou de funções. (Ex.: MUV exige função do segundo grau, movimento circular exige conhecimento de cirfunferências, etc.)

Opção 2: alternar entre assuntos de matemática e geometria/trigonometria
Uma sequência como exemplo: função do primeiro grau -> semelhança de triângulos -> função do segundo grau -> relações métricas no triângulo retângulo -> função modular relações trigonométricas -> PA -> funções trigonométricas -> PG -> área de um quadrado -> logaritmos (...) e assim por diante...
A desvantagem que vejo nesse caso seria uma certa "distância" entre os assuntos de mesma "natureza", digamos. Poderia, por exemplo, haver um intervalo de uma semana entre as matérias de trigonometria, e entre as sessões de estudo, estaria vendo outro tipo de matéria, e vice-versa.

Opção 3: deixar geometria e trigonometria em uma disciplina separada de matemática e estudar álgebra/aritmética em paralelo
Essa opção me parece interessante, porém consumiria mais tempo de estudo, deixando-o mais pesado. Valeria a pena?

Ficou um pouco confusa essa pergunta, mas é meio complicado de explicar em texto, peço perdão, mas espero que tenham entendido. Enfim, qual seria a melhor escolha? Alguma sugestão?




Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2019 05 19:21

Re: Como estudar matemática, geometria e trigonometria?

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

pra passar no vestibular? Te recomendo focar muito mais em trigonometria do que em geometria. Geometria plana pra vestibular é menos relevante, só uma meia dúzia de fórmulas como [tex3]A =\frac{bh}2 = \frac{ab \sen \alpha}2 = \sqrt{p(p-a)(p-b)(p-c)}[/tex3] , a lei dos senos e alguma outra de polígonos regulares (número de lados, de diagonais, apótema, etc). Resolva os problemas de geometria por analítica e trigonometria. Se acostume a fazer contas grandes e rápidas!

Quanto a ordem eu prefiro fazer separado: começaria tentando aprender tudo de trigonometria em sei lá, duas semanas, eu tentaria fechar todo o conteúdo: muito exercício(inclusive de vestibular) e muita teoria ( Fundamentos da matemática do Iézzi é muito bom nesse assunto). Então para mim o exemplo 4 é o melhor.

Já que trigonometria exige um básico de funções acho uma boa começar com essa teoria de função bem consolidada: domínio, imagem, inversa, par, ímpar, injetora, sobrejetora, período, o que é a raíz quadrada, etc...

quanto à geometria, por mim você resgata no final e com bem menos intensidade já que os vestibulares do brasil não pegam muito pesado em geometria.

Última edição: Auto Excluído (ID:12031) (Sáb 05 Jan, 2019 19:55). Total de 3 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”