Off-TopicAjude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ErlonCardoso
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sex 15 Jun, 2018 20:26
Última visita: 10-04-19
Jun 2018 15 21:53

Ajude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Mensagem não lida por ErlonCardoso »

Olá a todos que estão lendo isso aqui :( , sou novo no fórum, mas já recorri certas vezes a ele para resoluções de exercícios, não sei se está na categoria correta ou algo do tipo, me perdoem se eu errei em algo no momento da postagem, relevem e se possível corrijam.

Bom, tenho 17 anos e muita dificuldade com exatas, estudei em colégio público e nunca dei muita bola para aprender nada, passava de ano sempre raspando. Enfim fui um péssimo aluno, só agora me toquei quanta coisa eu perdi com isso.

Acabei o ensino médio, e decidi a pouco tempo em fazer um vestibular de uma universidade da minha cidade e o ENEM, mas percebi que não terei tempo o suficiente para estudar todas os assuntos necessários das matérias, especialmente da matéria de Física que tenho bastante dificuldade.

Queria então perguntar aqui, sei que não é o correto, mas talvez seria uma esperança para mim, as áreas da FÍSICA são todas diretamente interligadas? ou existe alguma área mais isolada da outra? Posso pular uma área para ir focar em outra? ou fazendo isso terei muitos prejuízos?

Acho que dando um exemplo fica melhor de compreender a ideia.

Ex: Eu poderia pular ou só estudar o mais básico em Mecânica e partir para estudar Elétrica? Sem ter grandes prejuízos no desenrolar da Elétrica? ou os conteúdos são muito interligados? ou seja, preciso de alguns conhecimentos prévios da mecânica para compreender plenamente a elétrica? ou não necessariamente? (estudei há pouco tempo eletrostática e me deparei com "Força Elétrica", contudo não cheguei a ver Força na Mecânica, pois pulei)

PS: Já terminei de estudar toda a "matemática básica" se é que isso ajuda em algo.

Estou neste momento notando que a Física é uma progressão de conteúdos que serão hora ou outra necessários ao aluno no decorrer da matéria, percebo bastante isso quando pego algumas questões interdisciplinares (que englobam + de uma área da física) fico boiando....

Resumindo tudo o que foi exposto até o momento, gostaria de verdade que alguém que entende realmente de física ou já estudou todas as áreas do ensino médio, possa me dar algumas dicas sobre o que eu deveria fazer nessa situação? Desistir e ver tudo na ordem correta mesmo que não dê tempo? Ver só o que é mais recorrente, mas não ter um entendimento pleno? Ver apenas o básico de cada área? Estou PERDIDASSO!!!!

As Áreas que tenho que ver são: Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Termologia, Óptica, Ondulatória (algumas mais recorrentes do que outras)

Se você que está lendo puder me informar o que é quesito essencial para o aluno ter antes de aprender cada uma dessas Áreas eu agradeceria muito, muito, muito!

Estou com uma estratégia que consiste em estudar profundamente as áreas (ou apenas certos assuntos delas) que mais caem, mas tenho medo de pular de um bloco menos recorrente para o outro e acabar percebendo que eu precisava do anterior para melhor entendimento, tenho muito medo mesmo :/

O que vocês aconselhariam, já que não tenho tempo para ver todos os assuntos dessas áreas, posso ver cada um sem ordem? ou devo ver o mais importante em cada um? seria mais plausível?

Queria bastante de verdade ver tudo, tudo mesmo, mas não vai ter como :/

Grato pela sua atenção!




Movido de Física III para Off-Topic em Sex 15 Jun, 2018 21:58 por caju

Avatar do usuário
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Jun 2018 15 22:26

Re: Ajude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Mensagem não lida por Killin »

Se você quer realmente ser aprovado neste ano e quer só passar mesmo, eu estudaria o que mais cai isoladamente. À nível enem isso não vai te trazer grandes prejuízos. Caso você não passe esse ano, no próximo você vê os assuntos de uma maneira mais linear e sequenciada, mas mesmo assim, não é via de regra estudar tudo certinho, até porque nossa mente funciona de uma maneira bem dinâmica.



Life begins at the end of your comfort zone.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ErlonCardoso
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sex 15 Jun, 2018 20:26
Última visita: 10-04-19
Jun 2018 15 22:57

Re: Ajude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Mensagem não lida por ErlonCardoso »

Killin escreveu:
Sex 15 Jun, 2018 22:26
Se você quer realmente ser aprovado neste ano e quer só passar mesmo, eu estudaria o que mais cai isoladamente. À nível enem isso não vai te trazer grandes prejuízos. Caso você não passe esse ano, no próximo você vê os assuntos de uma maneira mais linear e sequenciada, mas mesmo assim, não é via de regra estudar tudo certinho, até porque nossa mente funciona de uma maneira bem dinâmica.
Primeiramente Obrigado pela sua resposta! :D

Mas alguns conteúdos recorrentes em física no enem, necessitam de conteúdos anteriores, assim eu percebo. Como exemplo Ondulatória me parece fundamental Cinemática e Dinâmica, principalmente ao estudar o Movimento Harmônico Simples (MHS). Acabei vendo na net...

Meu problema eu poderia exemplificar da seguinte forma:
Você tem que resolver uma equação matemática um tanto complicada, mas não sabe regra dos sinais, potenciação, fração e nem radiciação, fica difícil, né?

Penso que pode ocorrer o mesmo com a Física, só que com conceitos físicos e não matemáticos.



Avatar do usuário
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Jun 2018 15 23:18

Re: Ajude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Mensagem não lida por Killin »

Olha, ver MHS sem antes ter visto os conceitos básicos de Mecânica é realmente loucura. O que eu acho que dá fazer é ir levando Mecânica, Termologia e Eletrostática ao mesmo tempo. Talvez dando um foco maior em Mecânica. Assim que você terminar esses assuntos parte para Ondulatória, Óptica, Eletrodinâmica e Magnetismo. Lembrando, mais uma vez, que isso não é regra, é normal em cursinhos, por exemplo, logo no começo introduzirem Óptica, então o melhor mesmo é você ir testando e ver o que mais se encaixa nas suas necessidades/dificulades. O que eu mais aconselho mesmo é ver Eletrostática -> Eletrodinâmica -> Magnetismo e mecânica antes de MHS/ondulatória.
Última edição: Killin (Sex 15 Jun, 2018 23:30). Total de 2 vezes.


Life begins at the end of your comfort zone.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ErlonCardoso
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Sex 15 Jun, 2018 20:26
Última visita: 10-04-19
Jun 2018 16 14:06

Re: Ajude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Mensagem não lida por ErlonCardoso »

Valeu Killin, estou neste momento querendo focar mesmo em Eletrodinâmica, pois é sem dúvidas o assunto que mais cai no enem. Na verdade estou querendo focar no que mais cai, mas ai que entra em jogo o meu problema de precisar de outras áreas, portanto ainda estou a procura de elaborar um plano para pelo menos, saber o básico de cada uma dessas áreas. E pelo jeito vai ser meio difícil :?



teixeira1804
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Ter 19 Fev, 2019 12:10
Última visita: 15-05-19
Fev 2019 25 16:25

Re: Ajude uma pessoa desesperada :( PS: Só quem manja das áreas da física

Mensagem não lida por teixeira1804 »

Cara vale muito a pena você ver todo o conteúdo, porque meio que tu vai construindo um entendimento melhor(base) de toda a física, mas como tu quer focar no Enem, não é necessário que você tenha estudado tudo ao "pé da letra", então, acredito sim que dá pra tu focar nos assuntos que mais caem eu aconselharia tu comprar um curso online só com física, se tu puder claro, têm o explicaê, descomplica, física total, pois eles focam bastante no Enem e fazem um cronograma que dê para ter visto tudo antes do Enem, caso você não tenha condições , no youtube têm vários canais com aulas e tals, e tu pode assistir os vídeos de cada assunto recorrente , como eletrostática, espero ter ajudado.

Última edição: teixeira1804 (Seg 25 Fev, 2019 16:32). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”