Off-TopicDiferenças ITA e IME

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:19677)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 17:23

Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19677) »

Me digam as diferenças entre ITA e IME(provas, datas, idades, etc), pois estou estudando para o ITA mas também farei a prova do IME, por isso não quero ser surpreendida! Obrigada
Não possuo Gabarito





Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 17:26

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

só do vestibular ou dos cursos das faculdades em si?




Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:19677)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 17:27

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19677) »

Os dois, mas principalmente o vestibular. Obrigada.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 18:19

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

vou falar da minha experiência.
Do vestibular:

Âmbos têm vários dias de prova, o IME se não me engano tem um dia da primeira fase só com alternativas, a tal da prova objetiva. Se não me engano caem todas as matérias: matemática, português, inglês, física e química. Creio que 4 horas de prova para todos dias. (aqui deve ter mais detalhes)
Após a prova objetiva você vai ter uma prova discursiva por dia: um dia uma prova com 10 questões de matemática, outro dia 10 questões de física, etc...

sobre o conteúdo: para uma pessoa que não começou a se preparar cai o mesmo conteúdo do ITA. Pra alguém que já tenha uma base em exatas:

- A matemática é um pouco mais pesada, sendo que às vezes caem conteúdos de olimpíadas. Todas as questões podem ser resolvidas com o conteúdo do ensino médio, mas algumas questões tendem para a matemática do ensino superior: questões que são resolvidas imediatamente com teoremas do ensino superior ou de olimpíadas.
- A física é significativamente mais fácil, as questões são simples apesar de misturar diversos assuntos em uma única questão.
- A química tem questões de orgânica mais difíceis que as do ITA, de físico química geralmente mais fácil e tende a trabalhar com mais profundidade as questões de estequiometria simples.
- Português e inglês têm o mesmo nível nos dois vestibulares, são questões muito bem feitas nas duas faculdades! E que não fogem ao conteúdo de qualquer outro vestibular de nível do país.
No geral, o tempo de prova dá e de sobra pra a aprovação.

quanto ao ITA:
o tempo de prova é muito mais curto, pois são 30 questões (20 testes 10 dissertativas) no mesmo dia. Se não me engano são 4 horas também, mas elas passam muito mais rápido (aqui deve ter o horário certinho). Na prova de matemática cai apenas o conteúdo do ensino médio e de forma bem direta. A prova de física geralmente utiliza apenas os conceitos do ensino médio (com eles pode-se resolver 70% da prova geralmente) mas de forma bem criativa! Às vezes utiliza conceitos de derivada, teoremas na fronteira do ensino médio com o superior (principalmente em eletrostática e gravitação) como lei de Gauss, por exemplo. Considero a prova de química a menos bem elaborada, pois algumas perguntas são puramente memória o que não seleciona necessariamente o melhor candidato (ao meu ver) mas a maior parte da prova aborda muito bem a físico-química (sendo esta a parte da química mais cobrada, especialmente eletro-química), a química geral e a orgânica.

Considero o IME significativamente mais fácil de passar do que o ITA. Apesar da prova de matemática ser a mais difícil do país.
Sobre a faculdade: âmbas são militares, ou seja: no primeiro ano todos são militares obrigatoriamente, inclusive você. Receberá um soldo por isso.
Quanto o curso você vai chegar e ter a agradável surpresa que o undefinied3 deve estar tendo no ITA e passar o primeiro mês como aluno de um CPOR (este posto é maior do que um soldado ou um recruta na hierarquia militar). A diferença que no IME você serve ao exército e um pelotão maior enquanto no ITA o esquadrão é menor e você serve a aeronáutica e o regime militar, ao meu ver, é significativamente mais leve no ITA do que no IME. Mas não sei se posso entrar em muitos detalhes quanto a isso.

Nas duas faculdades o primeiro ano é comum a todos os alunos: não há diferença entre engenheiros civis, elétricos, da computação, etc... vocês todos fazem um ciclo básico com as ciências naturais: têm aulas de cálculo, física, química, um pouco de computação, laboratórios, etc... No IME eu não sei se esse ciclo básico dura dois anos, mas no ITA esse é o tempo.

Não sei em que ano do IME acontece a separação civil ou militar, acredito que seja no segundo ano. No ITA, no segundo ano não há militares, todos são civis por um ano e no terceiro ano optam por seguir a carreira num posto mais alto (no IME a subida de posto só ocorre no final do curso) ou voltar a ser civis.

No terceiro ano já ocorre a especialização: há turmas de engenheiros mecânicos, eletrônicos,etc... nas duas faculdades. Os militares recebem soldo e tem que trabalhar além de estudar, os civis têm apenas que estudar. Acho que é isso que você precisa saber, qualquer coisa veja os sites das instituições.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:19677)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 19:05

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19677) »

Muito obrigaada!

Os livros específicos do ITA serão os mesmos este ano? E o IME tem algum livro específico?



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 19:08

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

não conheço nenhum livro específico pra nenhum deles, o melhor é procurar prova antiga e tentar resolver sozinha



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:19677)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 19:09

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19677) »

A prova contém seis questões de literatura brasileira, nos gêneros ficção e poesia. A lista de obras literárias de leitura recomendável é:
• Senhora, de José de Alencar,
• Quincas Borba, de Machado de Assis, e
• São Bernardo, de Graciliano Ramos.

Serão apresentadas três questões, uma para cada uma dessas obras de ficção. As outras três questões serão de interpretação de poemas de autores brasileiros, que serão reproduzidos na prova.


Site do ITA.
Última edição: Auto Excluído (ID:19677) (Qui 01 Mar, 2018 19:10). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
PedroCosta
2 - Nerd
Mensagens: 179
Registrado em: Ter 02 Jan, 2018 19:21
Última visita: 23-06-21
Mar 2018 01 19:57

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por PedroCosta »

É referente a prova do ITA do ano passado. A tendência é que todo ano apareçam três livros. sousóeu, o que você sabe sobre a Escola Naval?


"Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim."
Charles Bukowski

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 01 20:11

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

Não sei nada da escola naval, lamento.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:19677)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 02 01:59

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19677) »

A respeito do IME, quais são as opções de moradia tendo segurança, sendo perto do IME e sendo barato, e como ganhar dinheiro dentro da faculdade? Obrigada desde já!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”