Off-TopicSugestão de Livros para o ITA

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20100)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 19 21:09

Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20100) »

Olá pessoal, estou me preparando para o ITA esse ano e estou procurando livros para aprofundamento em Matemática, Física e Química. Fiz uma procura no site e as indicações mais recentes que achei foram de 2011. Além dos livros vcs poderiam indicar algum cursinho específico para o ITA na cidade do Rio de Janeiro? Tentei o curso online o Kuadro ,mas não gostei muito.

Última edição: Auto Excluído (ID:20100) (Seg 19 Fev, 2018 21:15). Total de 3 vezes.



Movido de IME / ITA para Off-Topic em Seg 19 Fev, 2018 21:09 por caju

Avatar do usuário
Andre13000
3 - Destaque
Mensagens: 847
Registrado em: Sáb 18 Mar, 2017 17:30
Última visita: 02-03-22
Fev 2018 19 21:45

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Andre13000 »

Matemática:

Fundamentos da matemática elementar.

Física:

Tópicos de Fisica, Halliday (este segundo é um pouco avançado).

Química:

Atkins, Princípios de Química. Pode começar pelo Feltre ou Marta Reis se necessário.

Sobre exercícios, provavelmente qualquer cursinho dá um material bom o bastante. Mas mesmo nesses livros há bons exercícios. Foque primeiro no básico.



“Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible.” -Richard Feynman

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20100)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 21 08:14

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20100) »

Grata pela resposta :D

Comecei a ler FME mas acho que como aprofundamento para o ITA não serve mt. (Já tenho uma boa base em matemática, mas estou "tapando" alguns "buracos" de coisas que não me lmebro mt bem).

Tópicos de Física tbm comecei a ler e gostei dele. (Não sou mt boa em física). Esse Halliday por ser avançado serve como aprofundamento?

Estou lendo a introdução do Atkins. Como ele é de ensino superior, serve como aprofundamento em teoria?



Avatar do usuário
lorramrj
3 - Destaque
Mensagens: 372
Registrado em: Qui 27 Nov, 2014 15:46
Última visita: 28-02-24
Fev 2018 21 08:38

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por lorramrj »

Matetática e Física:
Base:
Noções de Matemática (Aref) + Tópicos da Física |

Aprofundamento:
Livros da Vestseller | Provas Antigas | Material na NET | Canais do Youtube voltados para ITA/IME

Como ele disse, em Quimica é bom começar com Feltre ou Marta Reis e para aprofundamento para o ITA tem livros de Química bons no site da Editora Vestseller (o Atkins seria bom estudar se você tiver uma pequena base em Cálculo o mesmo digo do Halliday para Física).

Seria bom procurar material de cursinhos aqui na internet em PDF para IME/ITA.

No RJ conheco dois bons cursos que são o PENSI e o ELITE, porém são caros... mas existem bolsões desses cursos!


Engenharia da Computação | PUC-RIO

O que sabemos não é muito. O que não sabemos é imenso.”
:-> [tex3]\textbf{S. P. Laplace}[/tex3]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20100)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 21 12:12

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20100) »

Tava dando uma pesquisada sobre cursos e achei o Poliedro. achei que só tinha em SP mas vi que tem no Rio. alguém que conhece esse curso sabe se é bom? Vale a pena?



Autor do Tópico
Deleted User 20142
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 26 13:26

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Deleted User 20142 »

amandaperrea escreveu:
Qua 21 Fev, 2018 12:12
Tava dando uma pesquisada sobre cursos e achei o Poliedro. achei que só tinha em SP mas vi que tem no Rio. alguém que conhece esse curso sabe se é bom? Vale a pena?
O curso Poliedro é muito bom, tem um número grande de aprovação no ITA.
Já estudei num curso que segue o sistema e material deles porém para EN/EFOMM/AFA, é bom sim, mas no final das contas o que realmente faz a diferença é sua dedicação.
Não tem segredo, estudar pelo material deles ou por esse livros que os amigos recomendaram acima.

Aliás, eu por conta própria decidi sair do curso, não porque ele era ruim, mas porque concluí que seria mais vantajoso estudar sozinho.
As vezes eu perdia muito tempo porque a turma não compreendia raciocínios simples etc... Daí era umas 5 horas de aula mal aproveitadas porque o professor tinha que ficar explicando pra galera coisas bobas...



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20228)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 03 17:55

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20228) »

Matemática:

Se estiver muito mal em matemática faça os 4 volumes do Matemática e Realidade do Gelson Iezzi feito para Ensino Fundamental, dizem ser a melhor coleção do Fundamental que existe.

Logo após faça Rufino Vol. 0 e Tópicos de Matemática - IME ITA Olimpíadas - Volume 1, eles irão de botar num excelente nível da matemática do Fundamental.

Feito isso faça Aref vol. 1 ao 8 paralelamente ao FME vol. 1 ao 10, lendo e resolvendo primeiro o Aref que é mais didático e depois o Iezzi por seu formalismo matemático, deixe o livro de cálculo como o último das duas coleções. Paralelamente a essas duas coleções faça as questões categorizadas do
Rumo ao ITA para cada matéria que você finalizar, exemplo: Terminou Conjuntos vá para as questões categorizadas nessa matéria e resolva todos os exercícios, postando no fórum a dúvida que tiver.

Após terminar as duas coleções faça A Matemática no Vestibular do ITA (1950 a 2013) - Sergio Lima Netto(resolva completamente, muito importante), a coleção Rufino Elementos da Matemática, Tópicos da matemática(os volumes depois do primeiro), Geometria - Uma visão da Planimetría(dizem ser o melhor de Geometria), Morgado de Combinatória e Probabilidade, e os dois de Geometria, Caio Guimarães- Complexos e Polinômios, para finalizar Lidski. Dizem ser bastante importante saber as primeiras partes de Teoria dos Números que parece que todo ano cai.

A partir daqui para Matemática já vai ultrapassar a prova do ITA, mas serve para entender os livros universitários de Física e Química, Guidorizzi Vol. 1 ao 4, Apostol 1 e 2. O Guidorizzi parece ser o mais abrangente e o Apostol tem os exercícios mais difíceis e muitos consideram o melhor livro de Cálculo do mundo(ele é usado no ITA). Comece com Guidorizzi e aprofunde com Apostol.

Física:

Comece com Física Clássica de 5 volumes em paralelo com Tópicos de Física, na parte de Mecânica use os dois livros do Renato Brito Fundamentos da Mecânica em paralelo com as duas coleções, faça primeiro o Clássica depois o mesmo assunto no Tópicos, depois Renato Brito e logo após as questões categorizadas do Rumo ao ITA. Na parte de Elétrica dizem que o Curso Online de Circuito Elétrico do Renato Brito é excelente.

Logo após Una Visión Analítica del Movimiento 3 volumes, que o ITA já copiou questões idênticas, lembrando que antes de ir ao Una Visión já deve ter feito todas as provas de Física do ITA desde 1990 no mínimo. Logo após Saraeva, Kósel, Irodov, 200 Physics puzzling problems. Pegue um Halliday/Tipler/Serway/Zemanky se quiser aprofundar a teoria enquanto faz esses livros russos e peruanos, lembrando que é preciso o conhecimento em cálculo para Halliday/Tipler/Serway/Zemanky que citamos em matemática.

Aqui já começa a superar a prova do ITA, Moysés Nussenzveig 4 volumes(é muito necessário Cálculo para entender o livro, é o livro usado no ITA nos primeiros anos), Física Quântica - Eisberg e Resnick, Eletromagnetismo Hayt.

Química:

Comece com Feltre 3 volumes em paralelo com Nelson Santos Treinamento em Química ITA IME e o livro dele de Físico-Química quando chegar essa parte no Feltre, junto com as questões categorizadas do Rumo ao ITA. Faça também o Renato Garcia de Freitas. Dizem ser excelente a coleção Feltre e Setsuo da década de 70, mas lembre-se de ficar atenta a nomenclatura ultrapassada e atualizar para a última da IUPAC.

Terminado esses livros, vá para Atkins/Brown/Chang/Russel/Brady/Kotz para Química Geral e Solomons/McMurry para Orgânica(lembre-se que deve resolver desde 1990 as provas de Química do ITA).

Aqui ultrapassamos a prova do ITA: Química Inorgânica do Atkins e do J. D. Lee, Físico-química do Gilbert Castellan e do Atkins.
Última edição: Auto Excluído (ID:20228) (Sáb 03 Mar, 2018 18:09). Total de 3 vezes.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:17906)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 03 20:46

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

Eu faço 2° ano IME/ITA no Elite cara, qualquer dúvida sobre o curso me chama no pv.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 31 15:48

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

viewtopic.php?f=50&t=65656&p=176002

Ajude ali para termos um guia único para o site inteiro.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20100)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 15 12:53

Re: Sugestão de Livros para o ITA

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20100) »

Auto Excluído (ID:20808) escreveu:
Qui 31 Mai, 2018 15:48
viewtopic.php?f=50&t=65656&p=176002

Ajude ali para termos um guia único para o site inteiro.
Obrigada Cara! 8)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”