Off-TopicEstudos - Livros, Cursinho etc.

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
kamaraden
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Out 2022, 15:09
Última visita: 21-11-23
Dez 2022 29 12:01

Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por kamaraden »

Boa tarde, amigos. Eu gostaria de saber a opinião dos senhores quanto aos estudos, seja por livros/cursinho(s)(e ajuda quanto a isso), pois ultimamente me veio um interesse enorme em estudar por livros, mas por este nunca ter sido um hábito muito forte em certos momentos, as vezes fico com receio de tentar pegar algum livro e acabar por não utilizá-lo de forma proveitosa ou algo do tipo. E pergunto aqui sobre o que os senhores recomendam para se ter o máximo proveito de um livro? Fazer anotações constantemente ou só quando o necessário? Entre outros. Fico com esses questionamentos, pois as vezes acho que perco muito tempo, enfim. Ultimamente ando atrás de muitos livros voltados para concursos militares(já que estou estudando para tal), cito como exemplo os livros(sua coleção completa de E.M e outros) do Professor Marcelo Rufino(inclusive gostaria de saber o que acham dos livros do professor num geral) e já estou pensando em comprá-los sempre que puder. Além dos livros, muitos me dizem para comprar algum cursinho voltado para tal concurso, mas não sei se vejo como uma boa ideia, talvez somente os materiais disponíveis neles sejam interessantes...não sei...

Gostaria de saber o que os senhores acabam por recomendar, suas opiniões acerca de algo que queiram acrescentar e entre outros. Até porque não há nada melhor do que falar e perguntar sobre o assunto com pessoas que já possuem bagagem e experiência

"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." - Santo Agostinho

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2022 31 02:50

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Eu passei no IME no final do quarto ano de cursinho.

No primeiro ano, eu fazia turma MED em uma cidade pequena.

No segundo ano, fui para Curitiba e conheci, no decorrer do ano, a Vestseller. Fiquei um pouco perdido, não sabia o que comprar, porque me sentia num limbo entre "Eu acho que sei a base" e o "Tenho que melhorar a base". Acabei comprando alguns livros:
1. Tópicos de Física: fechei essa coleção, é muito boa e dá uma boa ideia geral da Física.
2. Fundamentos de Mecânica, do Renato Brito: tem coisa desfocada, na época não gostei muito do livro. Achei que era um aprofundamento que eu ainda não estava pronto para receber. As questões resolvidas me deixaram um pouco perdido, não sei se não "batalhei pouco" com as questões. Mas é um livro bem completo. Muito improvável cair algo no vestibular do IME/ITA, de Mecânica, que não esteja aqui.
3. Coleção do Aref, de Matemática: achei um pouco básica demais, acabei não usando muito. Talvez tenha sido um erro de julgamento na época. Não posso opinar muito sobre essa coleção, pois acabei não usando tanto.
Usei alguns livros de Química como o Brown, Química: A Ciência Central, mas acabei não aproveitando tanto esse ano por alguns problemas pessoais que tive no caminho.

No terceiro ano, fui para o Farias Brito e resolvi que tinha que passar naquele ano, já não aguentava mais o cursinho. Fui na Vestseller e comprei o que queria. Se fosse difícil, eu teria que me virar, pois acreditava que era aquele o nível da prova. Comprei os seguintes livros:
1. Coleção do Rufino, Elementos de Matemática: MUITO BOA. Fiz praticamente todas as questões de todos os livros, capa a capa. Algumas coisas são um "algo a mais", que é difícil de cair na prova, como Círculo dos Nove Pontos, Ponto de Miquel etc, mas é um livro que te dá uma base monstruosa em Matemática. Você ainda vai penar em algumas questões diferentes, mas já vai ter uma grande bagagem em assuntos que não são abordados direito: ou já são vistos num nível aloprado (livros do Titu Andreescu) ou simplesmente não são nem apresentados (livros do Gelson Iezzi e Aref), como Desigualdade de Jensen, Lema de Titu, Círculo dos Nove Pontos, Ponto de Miquel, Reta de Euler etc... OBS: O livro 2, de Geometria Plana, é MAGNÍFICO.
2. Apostila 2000 Questões de Física para Concursos Militares do Rufino: fiz capa a capa, muita questão boa, geralmente de vestibulares militares. É organizada +- em ordem de dificuldade, separada por matéria e com as respostas dos exercícios.
3. Irodov: ALOPRADO. Serve, no máximo, para dar uma olhada na parte de Cinemática e Dinâmica. Não vale a pena comprar no cursinho. É um livro que, em algumas partes, é usado na própria faculdade. Lembro que algumas questões caíram nas minhas provas do IME, um pouco adaptadas.
4. Lidski: DESNECESSÁRIO. É um livro com muitas questões de alguns assuntos e pouquíssimas de outros assuntos. Não fiz muita coisa, e não me arrependo tanto. Acredito que consegui chegar num bom nível para o vestibular sem precisar focar no Lidski.
5. Coleção Tópicos de Matemática, do Carlos Gomes e João Gomes: são três volumes de temas interessantes, que não são tão abordados. Se não me engano, Geometria Plana, Indução Finita e Teoria dos Números. É uma coleção boa, mas que também não é tão diferencial na preparação. Todos os exercícios são resolvidos. Serve bastante se você tiver dificuldade em algum dos assuntos, pois ele explica bem a solução, diferentemente de alguns livros russos, como o Irodov e o Lidski, que jogam a solução meio carteada.
6. Kotz, de Química: INÚTIL. Aproveitei pouquíssima coisa dele. Não é recomendado pelos professores do Farias Brito, mas eu não sabia disso na época.
7. Física Moderna para Vestibulandos, do Renato Brito: muito bom, é excelente pra base de Física Moderna. Ele apresenta de um jeito básico alguns assuntos que não são tão vistos. É um livro bem fininho, fácil de terminar. O Renato Brito escreveu mais para turma MED.
8. Coleção Técnicas em Olimpíadas de Matemática: ALOPRADO. Tem coisas ali que é pra uma fase final de OBM nível 3. Não é necessário esse nível de Matemática para nenhum dos concursos militares de Ensino Médio. As poucas coisas aproveitáveis desse livro estão na própria coleção Elementos de Matemática do Rufino. A diferença é que você acha algumas questões resolvidas aqui, mas não todas.
Resultado do ano: não passei. Faltou um pouco de nota, cerca de 0,3 no IME e reprovei por alguns décimos em Química no ITA. Foi bom pois me senti no caminho. Acho que esse é um diferencial dos livros: eu sinto que estou PROGREDINDO. Uma coisa é pensar "Fiz toda a apostila do Farias Brito", outra coisa é "Fechei o Irodov, capa a capa". Mas isso vai de cada um.

Acabei fazendo mais um (o último) ano de cursinho. Acho que é essa visão mais madura que você quer perguntar nesse tópico.
Nesse ano, consegui fazer todas as apostilas do Farias Brito. Foquei no material que meus professores me forneciam. Em Matemática, minha nota aumentou: a apostila era mais difícil que os livros, mas também era bem focada. Cheguei na prova confiando que era muito difícil cair algo que eu não tinha estudado.
A minha visão mais madura me disse que eu precisava de livros pontuais, que o bruto eu pegaria na minha apostila do Farias Brito.
Você pode se perguntar: por que não usou a apostila antes? Porque eu não conseguia. Tentei a apostila de Matemática no ano anterior e fui massacrado pelas questões. Nesse ano, com tudo que fiz do Rufino, eu já tinha uma base boa e uma confiança considerável para isso.
Desse jeito, comprei livros mais pontuais:
1. Os Segredos da Álgebra: aprendi muitas fatorações diferentes nisso aqui. Tem uns truques que são ensinados em sala como "bizus" pelos professores do Farias Brito. Muito bom. Fiz capa a capa.
2. Manual de Sequências e Séries: acabei comprando o volume 1 e 2, mas o 2 é desfocado. O 1 eu fiz boa parte, é um livro bom e aprofundado.
3. Lumbreras, Una visíon analítica del movimiento, vol.3: usei para entender mais Óptica Física e Física Moderna, que eu tinha dificuldade. Fiz inteiro. Muito bom.
4. Livros de Hidrostática/Hidrodinâmica, Estática e Eletromagnetismo da Editora Cuzcano: tem muita coisa diferente, umas ideias bem diferentes. Em Estática, foca bastante na parte geométrica, e nas outras duas, tem umas questões bem diferentes. São livros baratos e pequenos, valem a pena. São da Editora Azimute.
5. Números Complexos de A a Z, do Titu Andreescu: comprei pois o professor do Farias Brito mencionava bastante. Acabei lendo toda a teoria e fazendo boa parte dos exercícios. Já começa a ser um pouco aloprado, pois no final do livro, ele passa bastante do nível que é rotineiramente cobrado nas provas.
6. Cálculo para Entender e Usar, do Barcelos: é um livro que os professores de Física do Farias Brito indicam para aprender o básico (necessário) de Cálculo. Não é um livro de Cálculo, e sim de Física. Valeu a pena, também.
7. Álgebra Vetorial, do Jacir Venturi: me ensinou o básico de vetores e um pouquinho de geometria analítica em três dimensões. Outro livro fininho, que o próprio autor disponibiliza de graça na internet. Foi com alguns conhecimentos desse livro que consegui uma bela parcial numa questão de Geometria Espacial bem difícil que caiu no IME nos últimos anos.
8. Análise Combinatória e Probabilidade, do Morgado: esse livro é o principal de combinatória para esses vestibulares. Fiz ele capa a capa, mas acabei sacrificando o estudo de probabilidade na apostila do Farias Brito, pois não deu tempo. Valeu a pena. Cheguei na prova tão confiante nessa matéria que acabei ERRANDO a questão que caiu por bobagem, pois estava desatento e pensando "vou resolver por um jeito diferente".

Note a diferença entre os dois últimos anos: em um ano eu atirei em livros grossos, que abrangiam tudo, e sacrifiquei a apostila, o material mais focado pro vestibular. Depois, mais experiente, acabei entendendo que, quando você tem acesso a um cursinho bom, você precisa COMPLEMENTAR com livros, e não SUBSTITUIR a apostila por materiais de fora. Nesse meu quarto e último ano de cursinho, fiz livros mais focados em uma coisa em específica, mais como forma de concretizar o aprendizado e aprofundar uma coisa ou outra. O foco principal foram as apostilas do Farias Brito, incluindo a Insana (fiz as 700 primeiras questões). As provas antigas também são fundamental, e fiz cerca de 5 anos de cada.

Finalmente, nesse momento, passei no IME. Acabei reprovando novamente em Química no ITA. Não sei muito o que aconteceu, acredito que tenha confiado muito no que eu sabia de Química (era minha melhor matéria pro IME), mas acabou que na hora da prova, talvez não tenha conseguido conciliar Matemática e Química, e escolhi umas questões mais complicadas para começar a prova. Isso acontece. Hoje em dia, não me arrependo em nada da minha escolha de faculdade.

Resumindo:
1. Se você está num cursinho como Poliedro, Farias Brito e Ari de Sá, FOQUE NO CURSINHO. Se não tiver condições, busque pelo menos as apostilas. Caso tenha dificuldade em alguma matéria ou queira concretizar/aprofundar um pouco o que você aprendeu, procure um livro daquilo. Mas, atenção: NÃO VIAJE. Você não precisa ser um DEUS em nenhuma matéria para passar no IME/ITA.
2. Se você não consegue nenhuma apostila de um desses cursinhos nem o acesso a um desses cursinhos, o que eu fiz acima não é tão contraindicado. Vai ser mais difícil, mas é possível passar sem cursinho.

Avatar do usuário

Autor do Tópico
kamaraden
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Out 2022, 15:09
Última visita: 21-11-23
Dez 2022 31 14:31

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por kamaraden »

Muito obrigado pelo seu testemunho aqui, amigo. Eu estou me dedicando ao máximo e acabei vendo isso também, que dá para conciliar cursinho com os livros, e como você disse isso é muito mais vantajoso, obrigado mesmo pela sua visão.

Você disse sobre o Rufino, e admiro muito o trabalho dele, além de ver muita gente o recomendando, e para alguém que também acredita que possui uma base fraca em matemática recomendas ir direto para a coleção do Rufino?

Para Química(base) recomendaria ver os 3 volumes do Feltre? Outros já me indicaram o Usberco também para uma base, mas não sei...

Vejo muitas pessoas me recomendando em Física ver a teoria do Ramalho e fazer os exercícios do Tópicos, alguns somente o Tópicos mesmo, acha essa primeira sugestão válida? Fico com um pé atrás, pois sei que a teoria do Ramalho é simples, mas que seus exercícios não são muito bons.
Última edição: kamaraden (31 Dez 2022, 14:34). Total de 1 vez.
"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." - Santo Agostinho
Avatar do usuário

MarceloAncap9
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Nov 2021, 10:17
Última visita: 08-02-23
Localização: Belém, Pará
Dez 2022 31 16:28

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por MarceloAncap9 »

Eu, que sou só um curioso que não é formado em nada e leio e faço continhas malmente, ficava com o problema de ter aproveitamento de 100% de algo, cheguei até pensar em pegar todos meus pnld, anteriores ao ensino médio, de exatas (tenho pelo menos uns 15 deles, todos do antigo ensino médio) e transcrever as resoluções das questões dele pra folhas de papel A4 e deixar guardado. Hoje em dia eu acho que fazer isso não é valido e não tem fundamento nenhum. Nesse caso, recomendo só pegar o livro original/colorido e, de alguma forma, imprimir todo dele em preto em branco. Só como forma de conservar os livros, tenho um de 2004-2006 e outro de 2012-2014 que se desprenderam todas as páginas (isso é pra mim é um grande golpe). Como esses livros possuem no máximo 500 páginas (nenhum dos meus chegas a isso, chega no máximo a 300 páginas), acho bom, pra conservar, dividir o livro a cada 250 páginas a xerox.
Quando eu for resolver as questões do PDF do tópicos de física vou resolver tudo no papel, fazendo o mínimo de pressão possível, e apagar conforme a página lota. Só vou fazer isso por causa que eu acredito na memoria mecânica quando se escreve. Se não fosse por isso ia usar só o paint (no mouse mesmo) pra usar como rascunho das questões: vou usar o paint como rascunho pra resolver meus pnlds, visto que quando eu for resolver esses pnld eu já vou ter aprendido os assuntos de exatas através dos PDFs.
O negócio é ler e não anotar nada, só usando aquilo que é possível guardar no pensamento, e o tendo como única ferramenta (isso é pelo menos o que eu vou colocar em prática algum dia).
Última edição: MarceloAncap9 (31 Dez 2022, 16:30). Total de 1 vez.
"Toda realidade é única e individual"

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2023 02 02:28

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

kamaraden

Sobre o Rufino:
Depende da sua situação. Se você está no Ensino Médio e tem tempo para fazer a coleção do Gelson Iezzi, Fundamentos de Matemática Elementar, então é melhor ter uma base mais sólida. Caso contrário, se você já terminou o Ensino Médio, talvez seja o caso ir direto pro Rufino, os seis volumes (a coleção começa no volume 0 e vai até o 5). Na edição que usei, no final de cada capítulo ele dividia em Exercícios de Vestibular (não lembro direito se era isso), Exercícios Gerais e Exercícios de Olimpíadas. A parte de Exercícios de Vestibular é importante saber inteira. A parte de Exercícios Gerais já é um pequeno aprofundamento e a parte de Exercícios de Olimpíadas já possui umas questões mais complexas.

Sobre Química:
Eu estudei sempre por apostilas, pois achava que os livros de Química que eram disponíveis para mim eram muito longos. O Feltre é o melhor que tem. Para um aprofundamento, existem o Solomons/McMurry (Química Orgânica), o J.D.Lee (Química Inorgânica) e o Atkins (Físico-Química). O Atkins é fundamental saber tudo que tem lá de Físico-Química (não use para Química Orgânica ou Inorgânica). O J.D.Lee é dividido em duas partes: uma em que ele apresenta os conceitos gerais de Química Inorgânica e outro que ele ensina Química Descritiva exageradamente aprofundado. A primeira parte é interessante de ler, pois abre um pouco a mente. O Solomons e o McMurry são livros bem longos sobre Química Orgânica, e são úteis para entender melhor os conceitos e ver uma ou outra reação. É preciso saber filtrar esses de Orgânica.
Para o começo, foque em saber absolutamente TUDO do Feltre.

Sobre Física:
O Tópicos é o mais consolidado e completo. Se for comprar algum, compre ele. Possui questões boas, divididas em 4 níveis, e dá uma ideia geral sobre tudo. E você precisa saber ele inteiro.

OBS: Essas coisas que estou falando são apenas caso você queira IME/ITA.
Última edição: Deleted User 23699 (02 Jan 2023, 02:28). Total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
kamaraden
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Out 2022, 15:09
Última visita: 21-11-23
Jan 2023 02 09:08

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por kamaraden »

Zhadnyy,

Entendi, muito obrigado, amigo.

Seguirei sua dica quanto a física e química, creio ser um consenso de boa parte a base em cima do Feltre e Tópicos.

Sim, eu compreendi suas posições e sei da complexidade dos vestibulares IME/ITA, mas por estar com idade para fazer boa parte dos concursos militares os concursos que me interessei foram a EsPCEx e IME/ITA, mas acredito que focarei na EsPCEx, ainda assim quero manter um alto nível de estudos para não ser surpreendido na prova, acredito ser um raciocínio interessante.

Quanto ao Rufino, bem, eu acabei de concluir o meu Ensino Médio e como bem sabe o ensino público costuma pecar bastante, principalmente em seus livros cheio de teoria confusa, e por fim eu sei de que uma base fraca e que tenho que melhorar, e no momento o que eu pensei foi: Pelo Rufino ser muito prestigiado e por abordar muito bem seus tópicos acabei pensando em ir direto para ele. Até porque o que acabaram me dizendo foi que o livro do Iezzi não é para aquelas pessoas que possuem uma base fraca, pois eu também estou nesse limbo como você disse no primeiro comentário. Não sei o que pensa sobre.
Última edição: kamaraden (02 Jan 2023, 09:10). Total de 1 vez.
Razão: referenciar o colega
"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." - Santo Agostinho

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2023 02 11:15

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

kamaraden

Com o Feltre e o Tópicos você já vai estar plenamente capacitado pra fazer a prova da EsPCEx.
O Iezzi é livro de embasamento. Acredito que ele seja o suficiente para a EsPCEx também.

Inclusive, no site da EsPCEx existe uma bibliografia recomendada para todas as matérias.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
kamaraden
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Out 2022, 15:09
Última visita: 21-11-23
Jan 2023 02 14:33

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por kamaraden »

Zhadnyy,

Sim, havia observado tal ponto acerca da bibliografia.

Neste caso como eu disse acima, não sei se leu de relance e passou despercebido, mas eu disse o seguinte:
kamaraden escreveu: 02 Jan 2023, 09:08 Quanto ao Rufino, bem, eu acabei de concluir o meu Ensino Médio e como bem sabe o ensino público costuma pecar bastante, principalmente em seus livros cheio de teoria confusa, e por fim eu sei de que uma base fraca e que tenho que melhorar, e no momento o que eu pensei foi: Pelo Rufino ser muito prestigiado e por abordar muito bem seus tópicos acabei pensando em ir direto para ele. Até porque o que acabaram me dizendo foi que o livro do Iezzi não é para aquelas pessoas que possuem uma base fraca, pois eu também estou nesse limbo como você disse no primeiro comentário. Não sei o que pensa sobre.
O que você recomendaria neste caso para fortalecer a base? Gostaria de saber sua opinião
"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." - Santo Agostinho

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2023 02 14:51

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

O vestibular da EsPCEx é normal.
Não precisa de nada além do previsto no próprio Ensino Médio.
Se você tiver dificuldade em alguma parte mais básica do que o Ensino Médio, existem vários canais no Youtube pra aprender coisas assim. Eu não saberia te dizer qual.

Eu passei pela primeira vez na EsPCEx usando as apostilas do meu cursinho MED, que era 100% focado no ENEM. Só que tem que saber tudo que tá lá. Mas o Feltre, Iezzi e Tópicos não são aprofundamentos não, eles partem da base. O Feltre e o Iezzi é bom fazer capa a capa, mas o Tópicos, para a EsPCEx, não precisa fazer o 4o nível de Exercícios.

Resumindo: minha base foi feita com apostilas para o ENEM.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
kamaraden
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Out 2022, 15:09
Última visita: 21-11-23
Jan 2023 02 14:56

Re: Estudos - Livros, Cursinho etc.

Mensagem não lida por kamaraden »

Compreendo, amigo. Muito obrigado, já estou fazendo o possível e estudarei em um nível acima da prova, como muitos sugerem(e gosto do aprofundamento visto em alguns autores). Desde já, agradecido pela resposta muito completa com sua sugestão de livros, comentários etc. Certamente será de grande ajuda.

"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." - Santo Agostinho
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Estudar para química: livros de cursinho ou Feltre?
    por Vertolis » » em Links e Livros
    1 Respostas
    2891 Exibições
    Última msg por mcarvalho
  • Nova mensagem O melhor cursinho para o ITA e o KUADRO ou PRO MILITARES?opinem por favor.
    por militando » » em Off-Topic
    3 Respostas
    6406 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (TC de cursinho - Ari) Questão de frações
    por Duvidoso » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1425 Exibições
    Última msg por MPSantos
  • Nova mensagem (TC de cursinho-Ari) Frações
    por Duvidoso » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1004 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem Estudar para o ITA com ou sem cursinho?
    por JoelR » » em Links e Livros
    3 Respostas
    1429 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699

Voltar para “Off-Topic”