Off-TopicIndicação de livro para matemática do ensino fundamental II

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MathSilveira
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 24 Dez, 2021 13:52
Última visita: 31-12-21
Dez 2021 24 14:08

Indicação de livro para matemática do ensino fundamental II

Mensagem não lida por MathSilveira »

Boa tarde, estou em uma jornada para criar uma base matemática sólida, para isso, foram me indicados dois livros, Matemática e Realidade de Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antônio Machado e Matemática Bianchini de Edwaldo Bianchini. Qual desses dois livros vocês poderiam me recomendar para construir uma base matemática forte? Vocês tem alguma outra indicação para Ensino Fundamental II?




Avatar do usuário
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Dez 2021 24 15:08

Re: Indicação de livro para matemática do ensino fundamental II

Mensagem não lida por careca »

Eu não sei qual é sua meta, mas se for pra passar em um vestibular/concurso que exija uma matemática sólida:

Álgebra = O Algebrista

Geometria = Iezzi 9 ( Geometria Plana ) ou Geometria I - A.C. Morgado / E. Wagner / M. Jorge

Aritmética = Praticando a aritmética

Esses são os livros que eu recomendo, muita gente já falei do TQM ( Teoria e Questões de Matemática ), mas eu nunca o usei pra saber se realmente é bom. Independente disso, seja qualquer o livro que use, uma base matemática é dependente de muitos exercícios. Escolha livros que possuam bastantes questões.



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2217
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 13-04-24
Dez 2021 24 15:24

Re: Indicação de livro para matemática do ensino fundamental II

Mensagem não lida por FelipeMartin »

ou você constrói uma base matemática sólida ou você segue a ordem do sistema de ensino brasileiro, os dois não dá.

A verdade é que você provavelmente já está atrasado, pois não te introduziram os conceitos básicos das áreas distintas da matemática.

Dentre esses dois livros eu te recomendo com 100% de certeza o "Matemática e Realidade". É um livro muito mais completo que introduz todos os conceitos que a escola já deveria ter te ensinado. O do Bianchini apresenta poucos conceitos: ponto, reta, número racional, poliedro e meio que só isso. O do Iezzi mostra muito mais e mostra com uma abordagem mais matemática mesmo, enquanto o Bianchini mostra os conceitos matemáticos misturados com a prática, o que pode confundir bastante quem está começando e precisa adquirir o formalismo, na minha opinião.

Acabando o "Matemática e Realidade" já pode partir pro "Fundamentos de Matemática Elementar", que tem a coleção completa no site da USP de graça, se você sair ensino médio entendendo o livro de limites dessa coleção, você aprendeu matemática direito.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”