Off-TopicComo você estuda matemática?

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pjnvs
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Qua 10 Ago, 2022 20:30
Última visita: 12-08-22
Ago 2022 10 20:38

Como você estuda matemática?

Mensagem não lida por pjnvs »

Boa noite. Sou formado em matemática e agora estou voltando para estudar para concursos públicos, porém, algo incomoda nos meus estudos e queria opiniões e ajuda se possível. Como vocês lidam com não saber resolver uma questão em específico? Vamos lá, vou elaborar melhor: se eu não tenho como tirar dúvida de forma imediata, se a teoria que estão nos livros não tem nada em específico que ajude na questão, como fazer para resolver essa questão sem ter que recorrer a vir na internet e buscar a resposta e a resolução? Me sinto muito frustrado estudando porque sempre me pego com alguma dúvida que não consigo esclarecer a não ser procurando pela resolução da questão, mas aí já sei como fazer a questão em específico e não consegui aprender como resolvê-la, apenas sei como fazer por conta da resolução.. Alguém mais passa por isso? Queria muito opiniões e dicas ou alguma ajuda para me esclarecer. Peço desculpas pelo textão e agradeço desde já.




Loreto
2 - Nerd
Mensagens: 694
Registrado em: Qua 13 Jul, 2011 09:52
Última visita: 20-02-24
Ago 2022 10 22:46

Re: Como você estuda matemática?

Mensagem não lida por Loreto »

Olá, é normal encontrarmos questões que nos desafiam a lembrar teoria que vimos e que não lembramos ou que às vezes não estudamos. Nesse caso, sugiro que, se você não conseguiu resolver a questão e precisou fazer esse exercício com a pesquisa na internet, tente refazê-la em outros momentos, quando tiver "esquecido" da resolução do modelo da internet. Isso forçará você a fixar melhor os conceitos para esses exercícios e te trará mais segurança na resolução de exercícios dessa temática.
O nome dessa forma de estudo é repetições espaçadas, para trabalhar a memória de longo prazo.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.

Última edição: Loreto (Qua 10 Ago, 2022 22:50). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
petras
7 - Einstein
Mensagens: 9773
Registrado em: Qui 23 Jun, 2016 14:20
Última visita: 17-03-24
Ago 2022 11 07:49

Re: Como você estuda matemática?

Mensagem não lida por petras »

pjnvs,

Não há problema nenhum em recorrer a internet ou outro meio para encontrar a resolução de uma questão que você já tentou resolvê-la mas não conseguiu...não há como saber resolver tudo e através de uma resoluçao pronta você pode aprender uma forma de pensar que poderá ser usada depois em exercícios semelhantes...lembre-se que em provas e concursos as questões não serão as mesmas que você já resolveu. O importante é saber como utilizar o raciocínio que você assimilou de questões semelhantes bem como aplicar a teoria que estudou.



Avatar do usuário
gregoritikos
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Ter 20 Jun, 2023 11:09
Última visita: 23-06-23
Jun 2023 22 18:51

Re: Como você estuda matemática?

Mensagem não lida por gregoritikos »

petras escreveu:
Qui 11 Ago, 2022 07:49
pjnvs,

Não há problema nenhum em recorrer a internet ou outro meio para encontrar a resolução de uma questão que você já tentou resolvê-la mas não conseguiu...não há como saber resolver tudo e através de uma resoluçao pronta você pode aprender uma forma de pensar que poderá ser usada depois em exercícios semelhantes...lembre-se que em provas e concursos as questões não serão as mesmas que você já resolveu. Por exemplo, estudei teoria da probabilidade por muito tempo e experimentei no pôquer em https://luckyjets.com.br. O importante é saber como utilizar o raciocínio que você assimilou de questões semelhantes bem como aplicar a teoria que estudou.
Eu tenho uma experiência semelhante
Última edição: gregoritikos (Sex 23 Jun, 2023 08:14). Total de 1 vez.



FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2187
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 16-03-24
Jun 2023 22 19:19

Re: Como você estuda matemática?

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Eu faço o oposto perfeito do que você faz.
Tudo, tudo, tudo eu vejo na internet e de outras pessoas e estou sempre vendo e revendo demonstrações, problemas etc.
Não vejo diferença entre recorrer à solução online ou aos livros. Eu não sou Euclides, eu não sou Gauss, eu não sou Hilbert e não tenho que ser. Mesmo eles compilaram quase tudo de outras pessoas. As novidades são relativamente pequenas em relação ao conhecimento acumulado. Você entendendo como resolver as coisas, já está de bom tamanho. Especialmente pra passar em concurso.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Matemática Financeira
    por Deleted User 22881 » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    2493 Exibições
    Última msg por VDA
  • Nova mensagem Matemática FInanceira
    por Loreto » » em Ensino Superior
    1 Respostas
    1881 Exibições
    Última msg por VDA
  • Nova mensagem Matemática Básica
    por Gabi123 » » em Pré-Vestibular
    2 Respostas
    1944 Exibições
    Última msg por anastacialina
  • Nova mensagem Matemática Básica
    por Gabi123 » » em Pré-Vestibular
    0 Respostas
    857 Exibições
    Última msg por Gabi123
  • Nova mensagem Noção de divisão matemática
    por Carlosft57 » » em Ensino Fundamental
    1 Respostas
    2157 Exibições
    Última msg por Carlosft57

Voltar para “Off-Topic”