Off-TopicLivrinho de geometria

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2194
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 27-03-24
Mai 2021 15 13:40

Livrinho de geometria

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Alô, pessoal.

Escrevi um livrinho de geometria plana pra organizar alguns conceitos básicos e provar rigorosamente a maioria dos resultados que eu uso nos problemas daqui principalmente em termos de homotetia, inversão e geometria projetiva. Mesmo com os tópicos de demonstração no fórum, não há uma ordem neles, então resolvi colocar os resultados didaticamente em ordem num livro.

O livro é dividido em 5 capítulos:

- fundamentos: no qual apresento os postulados e definições primordiais da geometria que serão seguidos até o final do livro (ex.: definição de ponto, reta, axiomas de Euclides e mais algumas coisas até provar os critérios de semelhança e congruência de triângulos).

- círculos: apresento a definição, representação e propriedades mais importantes do círculo e detalho a demonstração do teorema de Reim e de arco-capaz, além de falar em sistema de círculos coaxiais e círculos ortogonais.

- homotetia: defino o que é a homotetia no plano e nos números complexos; provo os resultados mais frequentes e mais práticos, como o teorema de pappus, o teorema de Pascal, falo do teorema de Monge- d'Alembert, círculos tangentes entre si.

- tópicos de projetiva: ordeno os teoremas e resultados principais usados na projetiva. Defino a razão cruzada pra pontos colineares, pra pontos em uma circunferência e pra feixes de retas, provo os resultados mais comuns da projetiva, falo de quadriláteros harmônicos e também de conjugados isogonais. Acho que é o capítulo mais útil do livro.

- inversão: é basicamente uma reescrita dos dois tópicos de inversão aqui, com alguns teoremas a mais, espero que melhores escritos e um pouco de aplicação de projetiva.

Cada capítulo tem exercícios solucionados, perto de 100 no total.

O português do livro foi revisto 1 vez por um profissional e editado múltiplas vezes por mim, ainda assim, sempre vejo erros cada vez que releio (culpa exclusivamente minha, não do profissional). Por sorte, aqui no fórum podem ser postadas as dúvidas ou mal entendidos relativas ao material.

O livro foi escrito em um grande pdf em Latex, por isso não encontro lugares bons pra vender, já que não dá pra passar pra epub sem perder todos os símbolos matemáticos e há que se pagar pra hospedar na maioria dos sites de divulgação.

Então, vou vender por aqui mesmo. O preço é de R$10,00 e os interessados me mandem uma mensagem privada ou um email para [email protected] , onde possamos definir uma transferência bancária e eu possa mandar o arquivo pra vocês. O livro foi registrado e tem direito autoral, não divulguem ele integralmente por ai. Grato a atenção, abraço!



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Autor do Tópico
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2194
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 27-03-24
Mai 2021 30 23:29

Re: Livrinho de geometria

Mensagem não lida por FelipeMartin »

dei uma editada em alguns detalhes do livro e acabei conseguindo colocar a versão final na amazon kindle, um pouquinho mais caro, mas mais direto. Para dar zoom no livro não adianta aumentar a fonte no kindle, mas manter o dedo sobre a tela por alguns segundos e clicar no ícone da lupa. Segue o link da amazon: livro, quem quiser um guia para entender as minhas soluções nesse site, recomendo a leitura dele.

É isso, obrigado pela atenção.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Autor do Tópico
FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2194
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 27-03-24
Ago 2021 07 02:32

Re: Livrinho de geometria

Mensagem não lida por FelipeMartin »

A Amazon não é muito apropriada pra esse tipo de livro, com fórmulas em Latex (perde as cores e o formato é pouco comum no kindle).

Eu consegui deixar o livro intacto, na forma de pdf, nas plataformas da Google por 12R$. Ele teve pequenos acertos de português e de detalhes matemáticos, acho que não tem nenhum erro grave agora; sintam-se livres pra avaliá-lo aqui e aqui. Pretendo me afastar do fórum e queria deixar esse material aos futuros navegantes. Abraço.

Última edição: FelipeMartin (Sáb 07 Ago, 2021 02:32). Total de 1 vez.


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”