Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

RedaçãoArtigo de Opinião Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
owen123
Pleno
Mensagens: 61
Registrado em: 30 Set 2020, 18:10
Última visita: 30-03-22
Jan 2021 25 17:59

Artigo de Opinião

Mensagem não lida por owen123 »

Construa um texto na estrutura de artigo de opinião na temática "mobilidade urbana e violência no trânsito".

Avatar do usuário

CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: 24 Abr 2020, 15:32
Última visita: 09-05-23
Fev 2021 04 20:29

Re: Artigo de Opinião

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Oii Owen, tudo bem?

Então, n sei qual a prova à que essa redação seria destinada, mas vou tentar estruturar um artigo de forma basicona;
sendo direto, um artigo de opnião é um texto de caráter bem individual, onde seu autor busca articular sua opnião (avá kk), sobre um determinado tema.
No caso do tema "mobilidade urbana e violência no trânsito", uma forma seria relacionar a mobilidade urbana com a violência no trânsito, sendo essa violência resultado de problemas de mobilidade (ou seja, uma relação de causalidade).
Estruturalmente ficaria mais ou menos assim:
1- exposição do tema (sobre a mobilidade urbana e a existência da violência no transito), buscando enfâse ao caráter negativo da relação e dando enfoque, seguidamente, ao seu ponto de vista/tese (de forma bem clara e direta).
2 - em seguida, desenvolva argumentos que favoreçam seu posicionamento - sendo esses argumetos criados a partir de comparações/analogias, relações lógicas, exemplificações ...
3 - depois, conclua com uma sumarização dos seus argumentos e um reenforço do seu ponto de vista/tese.
obs: algumas provas exigem uma espécie de solução.

Agora, é legal frisar alguns pontos, como:
. Artigo de opnião, a não ser que o comando da prova proiba, deve sempre ter um título bem chamativo/creativo.
. o artigo deve, obrigatoriamente, ter a escrita em primeira pessoa em todos os parágrafos, mas é legal usar a terceira também quanto estiver argumentando.
.a linguagem é preferencialmente mais informal, uma vez que o artigo de opnião normalmente é voltado para um público mais generalizado.
.o mais importante eu acho: o artigo de opnião busca sempre convencer o leitor a adotar um determinado ponto de vista, e uma ótima estratégia. pra isso é a interlocução (escrever como se tivesse falando com o leitor). Um exemplo disso: " ao dirigir, você já se deparou com um outro motorista quase explodindo de raiva, na busina ?" - só lembrando de responder a pergunta feita ao leitor.



Pra fechar, uma comparação muito boa do artigo de opnião é com a amada dissertação à lá enem, sendo apenas mais informal. Daí, se vc souber bem como construir uma dissertação enemzinha, basta aplicar à um nível mais informal que é sucessooo.


Ademais Logo, amigo leitor, só treinar e dar uma olhada na net que vc chega lá.
Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar :)

"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Redação [Chegue com sua opinião]
    por Brunoranery » » em Redação
    4 Respostas
    3404 Exibições
    Última mensagem por Brunoranery
  • Nova mensagem Conhecimento é poder? dê sua opinião
    por EinsteinGenio » » em Off-Topic
    1 Respostas
    986 Exibições
    Última mensagem por EinsteinGenio
  • Nova mensagem Qual o sentido da vida?(Quero sua opinião)
    por EinsteinGenio » » em Filosofia/Sociologia
    1 Respostas
    1065 Exibições
    Última mensagem por PeterPark
  • Nova mensagem Opinião turmas ITA Brasil
    por Gagázeiro » » em Links e Livros
    4 Respostas
    1821 Exibições
    Última mensagem por FelipeMartin
  • Nova mensagem Questao Artigo UFRGS
    por josealberto76 » » em Gramática
    0 Respostas
    3094 Exibições
    Última mensagem por josealberto76

Voltar para “Redação”