RedaçãoInterpretação de Textos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
magben
Imperial
Mensagens: 545
Registrado em: Qui 27 Set, 2018 20:27
Última visita: 19-03-24
Dez 2019 16 16:27

Interpretação de Textos

Mensagem não lida por magben »

Questão da prova do Mestrado da USP - Mestrado em Ensino de Ciências 2020

Leia o texto abaixo e observe as figuras 1 e 2.

“(...) O conhecimento científico em muitos domínios, seja nas explicações do comportamento de circuitos elétricos, no fluxo de energia através de ecossistemas ou na rapidez das reações químicas, consiste de entidades definidas formalmente e de relações que se supõe existirem entre elas. O fato é que, mesmo em domínios relativamente simples da ciência, os conceitos usados para descrever e modelar o domínio não são revelados de maneira óbvia pela leitura do ‘livro da natureza’. Ao contrário, esses conceitos são construções que foram inventadas e impostas sobre os fenômenos para interpretá-los e explicá-los, muitas vezes como resultado de grandes esforços intelectuais.
Uma vez que esse conhecimento tenha sido construído e acordado dentro da comunidade científica, torna-se parte da forma não problemática de ver as coisas, aceita dentro dessa comunidade. Como resultado, o mundo simbólico da ciência é, hoje, povoado por entidades como átomos, elétrons, íons, campos e fluxos, genes e cromossomos; ele é organizado por ideias como a da evolução e inclui procedimentos de medida e experimentos. Essas entidades ontológicas e conceitos organizadores, assim como a epistemologia e as práticas das ciências a eles relacionadas, dificilmente serão descobertas por indivíduos através de suas próprias observações do mundo natural. O conhecimento científico, como conhecimento público, é construído e comunicado através da cultura e das instituições sociais da ciência.”
DRIVER, R. et al. Construindo conhecimento científico na sala de aula, Química Nova na Escola, v. 9, p. 32, 1999

2.png
2.png (320.14 KiB) Exibido 2069 vezes
1. Considerando o texto e as figuras, sintetize a principal ideia que você depreende das três produções.

2. Elenque três pontos do texto e/ou das figuras que você considere os mais importantes, justifique suas escolhas dissertando sobre as relações de cada ponto escolhido com o Ensino de Ciências, considerando algum dos níveis da Educação Básica.

Última edição: caju (Ter 17 Dez, 2019 15:49). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”