RedaçãoRedação "A origem do Linux"

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Dez 2018 07 15:16

Redação "A origem do Linux"

Mensagem não lida por pensadornato »

A história do Unix

O Unix é um sistema operacional portável, multitarefa e multiusuário, originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, e outros programadores que trabalhavam nos laboratórios Bell, da AT&T.

Em 1965, formou-se um grupo de programadores, incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, num esforço conjunto da AT&T(Laboratórios Bell), da General Electric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) para o desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics.

O Multics deveria ser um sistema de tempo compartilhado para uma grande comunidade de usuários.

Entretanto, os recursos computacionais disponíveis à época, particularmente os do computador utilizado, um GE 645, revelaram-se insuficientes para as pretensões do projeto.

Em 1969, a Bell retirou-se do projeto. Duas razões principais foram citadas para explicar a sua saída. Primeira: três instituições com objetivos díspares dificilmente alcançariam uma solução satisfatória para cada uma delas (o MIT fazia pesquisa, AT&T monopolizava os serviços de telefonia americanos e a GE queria vender computadores).

A segunda razão é que os participantes sofriam da síndrome do segundo projeto e, por isso, queriam incluir no Multics, tudo que tinha sido excluído dos sistemas experimentais até então desenvolvidos.

Ainda em 1969, Ken Thompson, usando um ocioso computador PDP-7, começou a reescrever o Multics, num conceito menos ambicioso, batizado de Unics, usando linguagem de máquina assembly.

Mais tarde, Brian Kerninghan rebatizou o novo sistema de Unix. O Unix até hoje, é o Pai dos sistemas operacionais e o avô do Linux.

A história do Minix

O Minix, é um Mini-Unix criado pelo Professor Andrew Tannenbaum, para fins acadêmicos.

O objetivo da criação do Minix era ensinar aos alunos que um sistema operacional não é feito de interface gráfica ou programas e sim, de processos e serviços, pois os mesmos são executados no sistema operacional.

O Minix foi criado em meados da década de 80, entretanto uma pessoa que o conheça, pode perguntar: Se o Minix era bom, porque tinha tantos Bugs(Falhas)?.

A resposta é simples:Os bugs foram criados de maneira proposital, para que o usuário de Minix pudesse corrigir os bugs e se tornar um programador extraordinário(Hacker), entre outros motivos que só Andrew Tannenbaum sabe.

Entretanto, mais tarde, o Linux seria criado baseado no Minix.

O sistema operativo Minix foi escrito em linguagem C e Assembly, e é multitarefa, ou seja pode executar vários programas ao mesmo tempo.

Ele é gratuito e com código fonte disponível.

A história do Linux

O Linux foi criado por Linus Torvalds, um hacker Finlandês.

Esse sistema operativo foi criado em 1991 baseado no Minix, um sistema operacional criado por Andrew Tannenbaum, para fins acadêmicos. Depois seria aperfeiçoado por outros hackers do Minix.

Linus Torvalds inicialmente batizaria o sistema operacional de Freak. No final das contas, batizaram o mesmo como Linux.

Em 1991 Linus Torvalds enviou uma mensagem para a USENET (meio de comunicação para Usuários e Hackers do Minix/Unix). Nessa mensagem, ele avisava que estava disposto a criar um Minix melhor do que o Minix e assim nasceria o Linux.

No começo o Linux era usado só por Hackers. Hoje ele é usado por hackers, técnicos em informática, programadores, leigos etc.

A partir do momento em que foi criado o ambiente gráfico KDE, em 1996, isso veio a facilitar e popularizar o uso do Linux.

Vantagens do Linux:

O Linux é leve, robusto, seguro, estável, transparente, confiável, flexível, customizável, gratuito, intuitivo e sem falar que só o Linux te oferece privacidade, a princípio.

Quem usa Linux?

A NASA, FBI, estúdios de Hollywood são alguns exemplos de quem usa Linux. A NASA utiliza Linux na sua estação espacial, O FBI usa Linux para suas investigações, e os estúdios de animação/Filmes de Hollywood utilizam Linux para fazer animações ou filmes famosos, como por exemplo: Titanic, Senhor dos Anéis, Vida de Inseto, Shrek etc.

Última edição: pensadornato (Sex 07 Dez, 2018 15:17). Total de 1 vez.


O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”