RedaçãoRedação Enem- O uso de agrotóxicos no Brasil

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 24 20:08

Redação Enem- O uso de agrotóxicos no Brasil

Mensagem não lida por Liliana »

Tema mais geral para caso caia algo sobre agrotóxicos/ agricultura/ agronegócio.
Qualquer ajuda é bem-vinda!


Desde que o homem deixou o nomandismo no período neolítico, a agricultura aparece intrínseca à sobrevivência da sociedade. A partir de então, o manejo do solo e dos alimentos nunca deixou de ser aprimorado, tendo encontrado seu maior êxito na década de 1950 com o evento da Revolução Verde, que introduziu os agrotóxicos e insuflou o agronegócio na economia brasileira. Entretanto, a permissividade do uso desses defensivos agrícolas colocou nosso país como seu maior consumidor do mundo, o que, comprovadamente, traz riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Com efeito, faz-se necessária a implantação de medidas que dialoguem tanto com a economia, como com a sustentabilidade.
Em primeira análise, a agricultura de exportação se faz presente como uma herança colonial, tendo permanecido, até hodiernamente, como grande partícipe do PIB nacional. Nesse ínterim, o surgimento de empresas de insumos agrícolas, a partir da Revolução Verde, contribuiu para que o Brasil obtivesse posição de destaque internacional como agroexportador. Todavia, essa ascensão da agricultura brasileira contribuiu para que essas empresas, a exemplo da Monsanto, Bayer e Syngenta, obtivesse grande influência nas tomadas de decisões desse setor, visando a um maior lucro com a grande utilização de seus químicos, em detrimento da saúde alimentar.
Nessa intempérie, a expressão "Revolução Verde" soa como uma ironia na medida em que o Ministério da Agricultura visa a facilitar a legalização de produtos já proibidos na União Europeia e Estados Unidos, indo contra a "Revolução", que denota uma melhoria no sistema, e o "Verde", subentendido como algo natural. Não por um acaso,a ONU emitiu um comunicado ao governo brasileiro, em junho de 2018, alertando acerca dos malefícios na saúde pública e ao meio ambiente caso haja uma maior facilidade de legalização dos pesticidas.
Portanto, diante da indubitável necessidade de promover a segurança alimentar, sem afetar a economia brasileira, a Secretaria do Tesouro Nacional deve destinar verbas aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social que, em conjunto, deverão selecionar, através de concursos públicos, cientistas e pesquisadores à fim de desenvolverem a agroecologia, a exemplo da utilização de microorganismos naturais na agricultura, os biopesticidas, o que, por consequência, diminuirá a quantidade de agrotóxicos e de seus malefícios na sociedade. Dessa forma, além de promover a tecnologia e o desenvolvimento de empregos,o Dossiê Abrasco, órgão que estuda a agroecologia, prevê que essa nova vertente promoverá o dobro da produtividade do agronegócio, sendo economicamente lucrativo, mais sustentável e socialmente justo.
Resposta

:mrgreen:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”