Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

RedaçãoRed Enem- A situação dos moradores de rua no Brasil

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Out 2018 22 11:16

Red Enem- A situação dos moradores de rua no Brasil

Mensagem não lida por Liliana »

O livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, lançado na segunda fase do Modernismo, retrata a vida de menores em situação de rua, e aborda acerca da marginalização vivida por eles. Analogamente, o Brasil vivencia essa problemática sobretudo nos grandes centros urbanos, onde indivíduos de diversas faixa-etárias vivem nas ruas em condições insalubres à vida, situação que se prorroga quer seja pela inoperância das políticas públicas existentes, ou quer seja pela invisibilidade social dessas pessoas. Nesse contexto, é preciso adotar medidas a fim de atenuar esse cenário.
Em primeira análise, é indubitável o direito à habitação a todos os cidadãos. Mais do que uma questão moral, essa prerrogativa é prevista no Artigo 5 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse ínterim, em 2015, uma pesquisa do Ipea constatou a presença de cerca de cem mil moradores de rua no Brasil, o que demonstra a inoperância de políticas públicas existentes voltadas para essa emblemática, sendo, portanto, necessária a criação de novos projetos para resolver esse problema.
Nessa intempérie, Durkheim abordava o fato social como uma maneira coletiva de pensar e agir. Com esse raciocínio, é possível notar que a questão dos moradores de rua faz parte do cotidiano, na medida em que grande parte da sociedade se quer enxerga-os, o que caracteriza a invisibilidade social desses. Diante disso, o ideal seria se houvesse um "comportamento metalinguístico" da sociedade- da mesma forma que a linguagem fala e agi de si própria, a população também deveria ser instrumento de sua própria mudança, a começar dando visibilidade aos problemas sociais.
Portanto, diante do exposto, com o fito de atenuar o cenário desumano dos moradores de rua, a Secretaria do Tesouro Nacional deve destinar maior porcentagem do PIB ao Ministério de Desenvolvimento Social, a fim de criar novos centros de moradias a essas pessoas, sobretudo nas grandes cidades. Por conseguinte, esses centro deverão ser administrados por pessoas assalariadas, e encarregadas de recolher roupas e alimentos doados por cidadãos que se dispuserem em ajudar a cada compra de supermercado. Assim, com essas ações do Estado e da população em geral, o Brasil rumará a favor da diminuição dos "Capitães da Areia" da vida geral, e em prol ao Artigo 5 dos Direitos Humanos.




Críticas, sugestões, correções, tudo será bem vindo!
:mrgreen: :mrgreen:

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Redação”